O guia definitivo para intranets em 2024
Durante décadas, a intranets tentaram informar, conectar e alinhar os funcionários com o que é mais importante na organização. Nos…
É surpreendente pensar que existem empresas por aí que ainda subestimam ou negligenciam as comunicações internas. Mas eles existem. E seus negócios provavelmente estão sofrendo como resultado.
Algumas empresas podem não ter recursos para investir no planejamento de uma estratégia de comunicação interna, enquanto outras planejaram uma estratégia, mas podem não ter a capacidade ou as ferramentas necessárias para mantê-la. E isso é compreensível. Mas se você der uma olhada nas razões pelas quais as comunicações internas são importantes, você logo descobrirá que é fundamental para a saúde da sua organização.
Manter seu pessoal informado sobre os próximos eventos, mudanças nas políticas, iniciativas de engajamento, mudanças no quadro de funcionários e atualizações sobre a saúde geral do negócio ajuda a criar um senso de transparência e abertura que as pessoas respeitam.
Portanto, os colaboradores anseiam por informações sobre a empresa para a qual trabalham, os projetos nos quais estão trabalhando e os objetivos gerais de ambos. Assim, uma boa comunicação interna significa passar a palavra a todos, de preferência de uma forma que os envolva e invistam no panorama geral.
De várias maneiras, a função principal das comunicações internas é ajudar a manifestar a cultura da sua empresa. Se bem executada, sua estratégia dará vida à cultura do seu local de trabalho. Se for mal feito, vai deixar seu pessoal coçando a cabeça.
Na verdade, a cultura realmente deve estar na vanguarda de sua estratégia: embutida na mensagem, no tom, na discussão de ida e volta, nas notícias que são compartilhadas e omitidas. Sua cultura deve orientar suas comunicações internas e vice-versa.
Criar uma conversa de mão dupla deve ser um de seus principais objetivos com sua estratégia de comunicação interna. É a diferença entre mensagens enfadonhas de cima para baixo para conversas atenciosas e interativas que promovem o envolvimento. Boas comunicações internas criam espaço para esses atos pequenos, mas significativos.
Os funcionários que sentem que sua voz é importante, que vale a pena ouvir suas ideias, têm mais probabilidade de ir além quando sua organização precisar deles.
As coisas nem sempre vão bem. Às vezes, os negócios sofrem, as equipes às vezes são forçadas a se reestruturar e ocorrem fusões e aquisições. É quando as pessoas mais precisam de comunicações internas. Anúncios de mudanças estruturais iminentes precisam ser tratados com cuidado extra, porque o moral da organização e sua continuidade de negócios estão em jogo.
Use suas comunicações internas para criar um ambiente para essas conversas difíceis e, eu prometo a você, você conquistará o respeito de seu pessoal. Ser transparente e delicado ao transmitir más notícias cria uma atmosfera de abertura e consideração que pode ajudar a sustentar sua organização em tempos difíceis.
Para promover a comunicação aberta em sua empresa, sua estratégia de comunicação precisa criar espaço para feedback, resistência e debate público de questões e ideias. É assim que a colaboração acontece e muitas vezes não é bonita.
As comunicações internas servem para essas discussões difíceis. Isso pode acontecer de várias maneiras: pesquisas de funcionários, um link para um fórum de discussão interno, um anúncio de evento para encorajar feedback e críticas ou até mesmo um convite de toda a organização para debater um objetivo ou projeto específico.
O mesmo vale para feedback. Ouça o seu pessoal e peça comentários regularmente. Dessa forma, se uma atualização ou postagem não sair da maneira planejada, por exemplo, você pode aprender como evitar cometer erros no futuro.
Então aí está: cinco razões pelas quais comunicações internas eficazes são a chave para uma organização saudável e engajada. Se sua estratégia de comunicação interna atual não está sendo usada dessa forma, recomendo a leitura de nosso artigo sobre como fazer a sua intranet mais eficiente com o Microsoft Teams.
Durante décadas, a intranets tentaram informar, conectar e alinhar os funcionários com o que é mais importante na organização. Nos…
Desde a pandemia da Covid-19, os empregadores navegaram por uma série estonteante de tendências no local de trabalho: Colaboração remota.…
Após o que muitos descreveram como a ascensão meteórica de uma função historicamente subvalorizada, estará a era de ouro da…