Intranet
3 min de leitura

SharePoint Intranet vs Microsoft Viva para comunicações interna

Por Erick Alves de Moura
SharePoint Intranet vs Microsoft Viva para comunicações interna
 

O Microsoft 365 e o SharePoint se tornaram uma espécie de padrão do setor em ferramentas de produtividade e colaboração, mas uma intranet do SharePoint é suficiente para comunicadores internos da empresa? E o que o último lançamento da Microsoft, Viva, traz para a mesa? O SharePoint ou o Viva podem servir como plataforma de comunicação interna da sua empresa? 

Uma nova vida para a intranet da empresa

Ao longo da ruptura de 2020, ficou claro que as empresas que mais investiram em tecnologia ágil responderam melhor à crise. Agora, conforme emergimos da crise para a recuperação, garantir que os funcionários estejam conectados, engajados e alinhados, não importa onde estejam trabalhando, será a nova prioridade. Investimentos em tecnologia e estratégia ágil serão novamente essenciais para navegar por isso.

Com a intranet moderna posicionada para resolver alguns dos desafios mais urgentes enfrentados pelas empresas de hoje, os comunicadores internos e as equipes de TI se perguntarão se o investimento existente na intranet está pronto para o desafio que temos pela frente.

Resolver isso exigirá uma compreensão da evolução do mercado de intranet combinada com clareza sobre as necessidades de mudança da força de trabalho moderna.

Como o SharePoint e o Viva se comparam à nova geração de plataformas de experiência do funcionário? Vamos descobrir.

O que o SharePoint faz bem 

  • O SharePoint se integra ao conjunto mais amplo do Microsoft 365, como Teams, Skype e Yammer, oferecendo vários canais de comunicação
  • Os sites domésticos da marca fornecem um hub central para acessar o conteúdo
  • Os sites de equipes oferecem aos usuários espaços para conversar com colegas, compartilhar ideias e ficar em dia com as atualizações
  • O SharePoint aproveita os dados do Azure AD para criar perfis para os usuários, auxiliando no direcionamento e na segmentação de público

Intranet SharePoint como uma ferramenta de comunicação

Tradicionalmente, o SharePoint tem sido uma solução mais popular entre os departamentos de TI do que as comunicações internas. Isso geralmente nasce da conveniência de consolidar investimentos com a Microsoft e de unificar dados em aplicativos baseados no Azure AD. Os comunicadores internos ficam com funcionalidade restrita para essa conveniência de TI. Levando a impasses entre os departamentos onde a TI detém as chaves – mas ao custo de uma experiência digital mais envolvente do funcionário.

Com o passar dos anos, o SharePoint foi adaptado repetidamente para tentar preencher a função em evolução de que os comunicadores internos precisavam. Nesse ínterim, plataformas independentes, construídas desde o início para servir como um hub de comunicações dedicado, entraram no mercado. 

A chegada do Microsoft Viva

A mais nova adição da Microsoft ao local de trabalho digital, o Viva, basicamente traz alguns novos recursos e uma atualização para o Teams que adiciona uma nova guia ao menu de navegação, levando os usuários a um SharePoint Home Site de dentro do ambiente Teams. Ou seja, é a próxima etapa na estratégia digital geral da Microsoft para alinhar o SharePoint, Teams, Yammer e Stream em canais construídos na estrutura do SharePoint.

Então, com o Viva, a Microsoft introduziu quatro recursos principais: Conexões, Tópicos, Insights e Aprendizado.

  • Conexões é a nova guia no Microsoft Teams que reúne conteúdo e recursos em feeds, substituindo sites domésticos do SharePoint de marca
  • Tópicos fornecem um wiki de conhecimento leve, enquanto Learning é definido para oferecer suporte de treinamento e desenvolvimento
  • O Insights apresenta um site para rastreamento remoto de produtividade e monitoramento de padrões de comportamento de funcionários que reempacota informações do MyAnalytics e Workplace Analytics existentes da Microsoft

Então, o que tudo isso significa para sua empresa?

Por fim, decidir se o SharePoint, Viva ou uma solução pronta para uso é o melhor para as comunicações internas de sua empresa dependerá inteiramente do tamanho e da complexidade de sua força de trabalho. Ou seja, para as organizações com demandas de intranet mais complexas que envolvem vários locais e divisões, as soluções prontas para uso oferecem um conjunto de recursos mais robusto e dedicado para lidar com essas demandas.

Caso tenha gostado de nosso artigo, siga nosso blog e acompanhe nossas postagens!

O guia definitivo para intranets em 2024
em Intranet

O guia definitivo para intranets em 2024

Durante décadas, a intranets tentaram informar, conectar e alinhar os funcionários com o que é mais importante na organização. Nos…

por Luiz Antonio Sgargeta
abr 01, 2024
Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar a colaboração e o engajamento
em sua empresa!

#colaboração #teams #sharepoint