Intranet
3 min de leitura

Intranet: por que elas são tão importantes no momento atual?

Por Fernando Viana e Sá
Intranet: por que elas são tão importantes no momento atual?
 

As ofertas da intranet estão constantemente se adaptando às tendências, adicionando funcionalidade e propósito. Na verdade, as mais recentes intranets modernas – às vezes chamadas de Intranets de experiência do funcionário – têm pouca semelhança com as versões desajeitadas e complacentes do passado.

Por que as intranets são tão importantes agora?

COVID-19 mudou o futuro do trabalho, promovendo a transformação digital para trabalhadores de todos os setores. De acordo com as pesquisas de mercado , quase três quartos dos CFOs esperam fazer a transição de funcionários que antes eram locais para trabalho remoto de forma permanente , impulsionados em grande parte pelo desejo de cortar custos imobiliários.

O trabalho remoto muda a natureza da comunicação, que agora acontece principalmente por meio de intranets e outros softwares de colaboração. Sem a combinação certa de ferramentas, essa transição para o trabalho remoto em tempo integral convida ao potencial de falhas graves de comunicação, tendo sérias consequências monetárias.

Então, o que define uma intranet moderna?

Dado esse realinhamento de tarefas essenciais, o objetivo da intranet moderna é atuar como um guia pessoal para a jornada do funcionário para aqueles que ingressam no local de trabalho virtual de amanhã.

Essas intranets fazem isso melhorando quatro áreas principais da experiência do funcionário: 

1. Contribuição

Para que as organizações continuem aprendendo melhor e mais rápido, não há nada mais indispensável do que o feedback dos funcionários.

De acordo com relatórios recentes, os funcionários que sentem que sua voz é ouvida no trabalho têm mais probabilidade de realizar seu melhor trabalho. E os funcionários que afirmam que sua empresa oferece oportunidades iguais têm mais probabilidade de dizer que têm orgulho de trabalhar para sua empresa.

Uma intranet moderna atende a esses dois objetivos. Ele pode coletar feedback estruturado (pesquisas, paredes sociais) e não estruturado (comentários e curtidas), criando engajamento em todos os níveis. Isso, por sua vez, promove networking, troca e experiências compartilhadas. 

2. Comunicação

A distribuição de notícias sempre foi uma das principais tarefas de uma intranet. No entanto, outros recursos – funcionalidade de autoatendimento e colaboração, por exemplo – compartilharam os holofotes. Portanto, estes apenas serviram para comprometer o objetivo inicial de comunicação interna.

Para Intranets de Experiência do Funcionário, esta é a prioridade número um . Funções como notificações push, canais específicos de grupo, comunicação personalizada para momentos específicos (por exemplo, integração) e muito mais tornam isso possível.

Além disso, é mais importante do que nunca redirecionar a prioridade das comunicações internas.

3. Aprendizagem

As organizações precisam armazenar uma grande quantidade de conhecimento para seus funcionários: procedimentos de emergência, páginas sobre tópicos solicitados com frequência (por exemplo, pessoal, informações de localização), informações sobre a gama de produtos e serviços, perguntas frequentes e muito mais.

Por tudo isso, as intranets devem servir como uma fonte única de verdade fácil de navegar.

Em contraste com as informações distribuídas, os materiais educacionais armazenados devem ser estruturados e fáceis de encontrar, ao mesmo tempo que separados da confusão de discussões que pertencem a salas de equipe ou plataformas de colaboração.

4. Empoderamento

A linha entre aprendizagem e capacitação é um tanto fluida. Uma resposta a uma pergunta frequente também oferece benefícios práticos para os empregados do empregador.

No entanto, enquanto o aprendizado se concentra em tópicos que são importantes para a empresa, as informações que fortalecem estão relacionadas ao dia a dia de trabalho do indivíduo. Além disso, quanto mais relevantes forem as informações (listas de funcionários, cardápios de almoços, folha de pagamento, solicitações de férias etc.) e mais fáceis de acessar, maior será a disponibilidade para o uso voluntário de uma intranet.

Em outras palavras, aumentar o uso da intranet pelos funcionários por meio de ferramentas de autoatendimento apenas ajuda a atingir as outras metas.

Conclusão

Agora que você sabe os benefícios de ter uma intranet moderna, entre em contato e saiba mais sobre nossa solução aliada ao Microsoft Teams, a melhor ferramenta de comunicação do mercado, e como implantá-la na sua empresa!

O guia definitivo para intranets em 2024
em Intranet

O guia definitivo para intranets em 2024

Durante décadas, a intranets tentaram informar, conectar e alinhar os funcionários com o que é mais importante na organização. Nos…

por Luiz Antonio Sgargeta
abr 01, 2024
Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar a colaboração e o engajamento
em sua empresa!

#colaboração #teams #sharepoint