Intranet
3 min de leitura

Dicas de engajamento ESG para comunicadores internos

Por Fernando Viana e Sá
Dicas de engajamento ESG para comunicadores internos
 

Os compromissos ambientais, sociais e de governança (ESG) são mais importantes do que nunca, mas também estão criando um desafio de comunicação interna dentro das empresas. Apesar do desejo de divulgar as coisas boas que as empresas estão fazendo, quase metade dos CEOs dizem que estão sob pressão para explicar as práticas ESG de sua organização.

A questão então é como as empresas podem se sair melhor quando se trata de comunicar ESG e engajar os funcionários internamente? Afinal, sem o envolvimento ESG de seu pessoal, iniciativas verdes podem facilmente aparecer como fachada.

Entretanto, com acusações recentes de greenwashing é importante garantir que haja ação por trás das mensagens divulgas sobre questões ambientais.

Quais são as barreiras para o engajamento ESG?

Então, barreiras comuns ao engajamento ESG podem incluir:

  • Funcionários ocupados são mais propensos a pular comunicações internas que não chamam sua atenção.
  • Alguns funcionários podem sentir que não têm tempo, habilidades ou dinheiro para se envolver em iniciativas. 
  • O viés de proximidade pode ser um problema comum em organizações com trabalhadores remotos que podem se sentir excluídos das atividades pessoais e em grupo.
  • Funcionários sem experiência anterior em envolvimento ESG podem ter menor probabilidade de participar.
  • As comunicações internas de cima para baixo podem ser menos eficazes para alguns segmentos da força de trabalho.

Como impulsionar o engajamento ESG por meio de comunicações internas

As comunicações internas podem ter uma influência poderosa no engajamento ESG, mas somente quando a estratégia de comunicação foi cuidadosamente considerada.

Quatro perguntas-chave a serem feitas sobre sua estratégia de comunicação ESG:

1. Sua estratégia de comunicação ESG está alcançando todos os funcionários?

Os comunicadores internos precisam garantir que estão utilizando a combinação certa de canais e alcançando os funcionários pelos meios certos, nos momentos certos. As mensagens implantadas precisam ser agendadas para alcançá-los no melhor momento para o engajamento, para que suas comunicações ESG não se percam no barulho.

Alcançar todos os funcionários dessa maneira requer acesso a uma plataforma de experiência do funcionário que fornece integrações com outras ferramentas de local de trabalho digital de terceiros. Isso também deve permitir que as comunicações multicanal sejam agendadas e distribuídas para diferentes grupos de trabalho e personas por meio desses canais.

2. Suas comunicações estão sendo adaptadas para públicos específicos?

Vamos considerar os funcionários que são conhecidos por evitar participar, por exemplo; eles estão sendo redirecionados com mensagens mais suaves ou mais persuasivas de maneiras sutis? Uma plataforma multicanal que fornece análises detalhadas fornecerá aos comunicadores detalhes granulares, como quais grupos de trabalho ou indivíduos específicos são menos receptivos.

Superar o viés de proximidade também requer opções diferentes para diferentes padrões de trabalho. Por exemplo, os funcionários remotos são mais receptivos e agendar as comunicações ESG para chegar no horário ideal do dia para o máximo envolvimento. 

3. Você está facilitando conversas de mão dupla?

Você está dando aos destinatários de suas comunicações ESG oportunidades de fazer perguntas ou contribuir com ideias? Em caso afirmativo, está claro como e onde eles podem perguntar/envolver as pessoas certas? Você deve fornecer canais claros para solicitarem informações adicionais, e o mesmo vale para coletar feedback daqueles que participaram de uma iniciativa ambiental. 

As informações sobre quem contatar e como contatá-los devem ser incluídas em suas comunicações ESG, para que os funcionários possam acessar facilmente essas informações.

4. Você está gritando sobre os benefícios e divulgando suas conquistas?

O envolvimento em ESG representa uma oportunidade de ajudar a tornar o mundo um lugar melhor. Então, quem não gostaria de fazer parte disso? Esteja você simplesmente deixando seus funcionários saberem que eles estarão contribuindo para uma mudança positiva ou os incentivando a participar de alguma forma, suas comunicações ESG precisam levar esses benefícios para casa.

Contudo, outra ótima maneira de inspirar o engajamento ESG é divulgar as conquistas de iniciativas ambientais anteriores que ocorreram em sua organização. É aqui que as comunicações horizontais podem ajudar como parte de sua estratégia geral de comunicação. 

O desafio de encorajar comunicações horizontais é que aqueles que têm histórias emocionantes para contar podem não ser necessariamente grandes escritores ou comunicadores. Esses recursos ajudarão a garantir que suas comunicações sejam o mais envolventes possível, não importa quem seja o autor.

Reduzindo o risco ESG em sua organização

Está claro que ESG é importante. Portanto, se sua organização está procurando apoio financeiro, os potenciais investidores estarão analisando suas credenciais ESG. Os trabalhadores da geração do milênio e da geração Z, preferem um trabalho significativo com empregadores que lidam com questões ambientais.

No entanto, o baixo envolvimento interno com suas iniciativas pode sugerir ao público externo e interno que há uma falta de ação por trás das palavras de sua organização sobre questões ambientais. Por fim, o envolvimento é a chave para a autenticidade quando se trata da história ESG da sua organização e ajuda a reduzir os riscos de perder talentos, investimentos e negócios por meio de uma melhor percepção do público. 

O guia definitivo para intranets em 2024
em Intranet

O guia definitivo para intranets em 2024

Durante décadas, a intranets tentaram informar, conectar e alinhar os funcionários com o que é mais importante na organização. Nos…

por Luiz Antonio Sgargeta
abr 01, 2024
Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar a colaboração e o engajamento
em sua empresa!

#colaboração #teams #sharepoint