Intranet
4 min de leitura

5 benefícios do Microsoft Teams para trabalho remoto ou híbrido

Por Erick Alves de Moura
5 benefícios do Microsoft Teams para trabalho remoto ou híbrido
 

As necessidades dos usuários continuam a evoluir, e a Microsoft adicionou uma série de recursos do Teams para atendê-los. Sendo assim, destacamos alguns benefícios principais do Microsoft Teams para trabalho distribuído, incluindo novos recursos que você pode aproveitar para maior agilidade, colaboração e produtividade.

Então vamos analisar os 5 principais benefícios de usar o Microsoft Teams para trabalho distribuído:

1. As equipes agilizam o trabalho e economizam tempo

O aplicativo é um hub para o trabalho em equipe, como a Microsoft o descreve , “que reúne bate-papo, reuniões, chamadas, aplicativos do Office 365 e ferramentas de terceiros, tudo em um só lugar.”

Assim, ao unir muitas ferramentas do Microsoft 365 em um local centralizado, o Teams apresenta e potencializa as funcionalidades que ajudam uma equipe distribuída a trabalhar melhor em conjunto.

Compartilhamento de arquivos simplificado

Ao compartilhar um arquivo de dentro do Teams, os usuários podem fornecer acesso a pessoas dentro e fora de uma organização. Sendo assim, eles serão alertados se os destinatários não tiverem permissão para visualizar o arquivo e podem alterar as permissões de acordo.

Lembre-se de que o compartilhamento de arquivos e pastas no Teams é baseado nas configurações definidas no SharePoint e no OneDrive, portanto, a maneira como você configura o compartilhamento para o SharePoint e OneDrive afetará o compartilhamento no Teams também.

Menu de histórico

O novo menu histórico para clientes de desktop baseia-se nessa funcionalidade, permitindo que os usuários retornem rapidamente aos lugares que visitaram recentemente, incluindo atividades, canais, conversas, guias, arquivos, aplicativos e quase todos os outros lugares que você pode ir no Teams.

Mais novos recursos

Nesse sentido, outras experiências aprimoradas do Teams incluem uma visualização de galeria maior, controles de reunião encaixados na parte superior da tela para facilitar o acesso e mover as notas da reunião para uma guia na janela principal do Teams. 

2. Videoconferências mais eficazes

À medida que a videoconferência se tornou um dos pilares da vida durante a pandemia, a Microsoft lançou uma série de aprimoramentos do Teams para tornar as reuniões mais eficientes e intuitivas.

Supressão automática de ruído

Os usuários agora podem remover ruídos de fundo indesejáveis ​​durante as chamadas e reuniões do Teams, habilitando uma opção de supressão de ruído baseada em IA.

Notificações de fim de reunião

Esses alertas automáticos informam aos participantes quando faltam cinco minutos para a reunião terminar. Assim, as notificações permanecem na tela por 10 segundos antes de desaparecer.

Iniciador de participação na reunião

A experiência aprimorada oferece opções mais claras quando os usuários iniciam uma reunião do Teams.

3. O Teams ajuda você a colaborar perfeitamente

Embora muitas empresas tenham adotado o Teams em pré-pandemia como ferramenta para mensagens e reuniões, todos sabemos que os benefícios do Microsoft Teams vão muito além disso. 

Etiquetagem

Os usuários agora podem criar e gerenciar tags para alcançar as pessoas certas com mais rapidez nos chats do Teams e no canal de conversas. Portanto, o recurso de marcação permite organizar e categorizar pessoas em equipes com base em atributos como função, projeto, habilidade, especialidade ou localização.

Calendários compartilháveis

O novo aplicativo de calendário compartilhado permite que você crie e compartilhe um calendário com membros de um canal específico. Assim, sempre que você agendar uma reunião, uma notificação é postada no feed do canal e os usuários podem adicionar o evento a seus calendários pessoais.

Aprovações no Teams

O novo recurso de aprovações permite criar, compartilhar e gerenciar aprovações diretamente no Teams. Sendo assim, desde acordos de clientes a relatórios de despesas, é possível enviar um novo item para aprovação em um chat do Teams, uma conversa de canal tudo pelo conector Approvals.

Envio automático offline

Esse novo recurso permite que os usuários continuem produtivos mesmo sem uma conexão ativa com a Internet. Ou seja, quando um usuário está offline, suas mensagens são enfileiradas e enviadas automaticamente quando o dispositivo estiver online.

4. Conversas e conexões mais significativas

Entre os principais benefícios do Microsoft Teams estão uma série de novos recursos para tornar as interações do Teams mais naturais, envolventes e divertidas. 

Salas de descanso

Com salas de descanso, os anfitriões da reunião podem organizar os participantes em grupos menores para discussão, conversa e brainstorming. Depois os organizadores da reunião podem ingressar em qualquer uma das sessões e, em seguida, chamar os participantes de volta ao grupo principal.

Reações ao vivo

Com o recurso de reações ao vivo, os participantes podem se expressar melhor nas reuniões, escolhendo entre quatro opções: gostar, amar, aplaudir e rir.

Modo together

O modo Together une os participantes da reunião em um espaço virtual visualmente atraente, como uma sala de conferências ou um teatro ao ar livre, em vez de caixas separadas. 

5. Um dos principais benefícios do Microsoft Teams: ele mantém todos informados

Primordialmente, mais do que nunca, é vital para as empresas manterem os funcionários informados e atualizados, onde quer que trabalhem. Desse modo, construído na Power Platform, dois novos aplicativos para Microsoft Teams ajudam as empresas a se comunicarem de maneira mais eficaz com os funcionários.

Boletins

Projetado para as comunicações da empresa, o aplicativo Boletins pode ser facilmente integrado e fixado nas equipes. Portanto, os boletins fornecem um espaço onde os gerentes podem postar memorandos, anúncios e outras notícias da empresa, incluindo imagens e vídeos.

Milestones

Simplificando o gerenciamento de projetos para equipes multifuncionais, o aplicativo Milestones é um local central para planejar, rastrear e atualizar o andamento dos itens de trabalho. Assim, os usuários podem rastrear tarefas por proprietários e status ou visualizar atualizações no log de atividades.

Conclusão

Por fim, vimos acima muitos benefícios de comunicação e colaboração do Teams. Afinal, o Microsoft Teams transformou o trabalho remoto. Entre em contato e avance ainda mais implantando nossa solução em intranet aliada ao Teams.

O guia definitivo para intranets em 2024
em Intranet

O guia definitivo para intranets em 2024

Durante décadas, a intranets tentaram informar, conectar e alinhar os funcionários com o que é mais importante na organização. Nos…

por Luiz Antonio Sgargeta
abr 01, 2024
Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar a colaboração e o engajamento
em sua empresa!

#colaboração #teams #sharepoint