Intranet
3 min de leitura

5 Razões para escolher uma Intranet baseada em nuvem

Por Luiz Antonio Sgargeta
5 Razões para escolher uma Intranet baseada em nuvem
 

Olhando para o software de intranet e se perguntando se deve entrar na nuvem ou no local? Esta postagem explica os principais motivos para se mudar para a nuvem.

Muitas organizações têm uma estratégia de nuvem primeiro ou preferencial de nuvem em vigor, embora o que isso significa entre as organizações possa variar muito. 

Para alguns, esta estratégia significa apenas que eles fazem um levantamento e mudança de quaisquer sistemas locais existentes e os executam em servidores em um provedor de nuvem como Azure, AWS ou Azure – essencialmente agindo como uma extensão ou substituição de seus próprios dados internos centros. Para outros, a estratégia significa que sempre optarão por executar seus aplicativos como SaaS.

Então, o que isso significa para sua intranet?

Assim, executar sua intranet na nuvem tem uma série de vantagens em relação ao local. Aqui estão nossas 5 principais:

1. Tempo

Todo mundo gostaria de ter mais tempo em seu dia! 

Uma das maiores vantagens que o SaaS tem em relação ao local é a quantidade de tempo que leva para começar – os aplicativos SaaS podem estar ativos e em execução em questão de horas.

Sendo assim, isso difere do local, onde você pode precisar comprar e implantar hardware físico ou, pelo menos, provisionar e configurar um ambiente virtual para instalação de software – potencialmente semanas de tempo antes de começar!

2.  Escalabilidade

A maioria dos aplicativos em nuvem é construída em um ambiente projetado para ser escalonável, porque eles esperam que, com o tempo, adicionem mais clientes a seus aplicativos. 

A escalabilidade também costuma ser combinada com alta disponibilidade e tolerância a falhas, o que garante que sua intranet estará operacional quando você mais precisar. 

Comparando com o local – conforme sua empresa cresce, você geralmente precisa comprar mais hardware ou aumentar os recursos, o que geralmente resulta em tempo de inatividade. Também há interrupções não planejadas de servidor que podem causar todos os tipos de interrupção em uma organização.

3. Acessibilidade

Os aplicativos em nuvem são inerentemente acessíveis, pois são desenvolvidos para estar disponíveis em qualquer lugar. 

À medida que as organizações crescem e se tornam mais flexíveis, não é incomum que os membros da equipe trabalhem em diversos locais – de casa, na estrada ou em escritórios ao redor do mundo. Os funcionários precisam acessar a intranet em desktops ou dispositivos móveis – não importa onde estejam.

Com soluções locais, isso pode ser difícil (ou impossível) devido a todos os tipos de restrições – largura de banda da Internet, infraestrutura necessária – a lista continua.

4. Segurança e conformidade

Uma das perguntas mais importantes que recebemos é em torno da segurança e conformidade dos dados. 

Um benefício de usar aplicativos SaaS – especialmente quando o fornecedor é construído em um provedor como AWS ou Azure – é que, em um nível muito básico, os data centers atendem a uma ampla gama de programas de segurança e conformidade que a maioria dos data centers ou salas de servidores da organização não 

Sendo assim, como usuário final que usa um aplicativo SaaS, tudo que você precisa é cuidar dos controles de segurança e dos dados dentro da sua intranet – o fornecedor da intranet cuida da plataforma e da infraestrutura em que está construída e o provedor de nuvem cuida de todo o resto.

5. Custo

Os aplicativos locais custam mais para serem executados, tanto diretamente quanto diretamente. 

No mínimo, o software de intranet local escolhido geralmente custará mais para comprar ou licenciar do provedor escolhido, pois normalmente leva mais tempo para construir, dar suporte e entregar. 

Outros custos indiretos vêm de:

  • Hardware para executar sua intranet
  • Licenças de software (como Windows e SQL server)
  • Tempo necessário para que a TI mantenha todos os componentes necessários

Ou seja, como um aplicativo em nuvem elimina várias pessoas e componentes, custa menos para operar no longo prazo.

Conclusão

Esteja você apenas começando sua jornada para a nuvem ou procurando otimizar sua experiência – nossos especialistas em intranet adorariam ajudar. 

Portanto, quer saber mais sobre como o Intra pode apoiar sua organização? Contate a equipe para uma demonstração personalizada.

Solicite sua demonstração gratuita e personalizada

O guia definitivo para intranets em 2024
em Intranet

O guia definitivo para intranets em 2024

Durante décadas, a intranets tentaram informar, conectar e alinhar os funcionários com o que é mais importante na organização. Nos…

por Luiz Antonio Sgargeta
abr 01, 2024
Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar a colaboração e o engajamento
em sua empresa!

#colaboração #teams #sharepoint