Intranet
3 min de leitura

Branding para sua intranet: onde e quando faz sentido

Por Fernando Viana e Sá
Branding para sua intranet: onde e quando faz sentido
 

Gostariamos de compartilhar algumas ideias sobre o valor da marca de sua intranet e as opções para fazê-lo.

Assim, sua marca existe na mente de cada funcionário. É composto de seus pensamentos e sentimentos sobre sua empresa e cultura e representa sua confiança e conexão com a organização. Portanto, em um nível básico, a marca de sua intranet envolve a aplicação de um tema da empresa. Em um nível mais profundo, o branding pode envolver o design de uma estrutura.

Sendo assim, a principal vantagem de marcar sua intranet é criar um senso de conexão e propriedade entre os funcionários. Contudo, achamos que é muito difícil para a equipe ficar por trás da aparência pronta para uso de uma intranet do SharePoint – na verdade, nunca tive um único cliente dizendo “Estou bem com a aparência disso”.

Contagem de primeiras impressões na Intranet

Quando os funcionários visitam pela primeira vez uma implementação de intranet pronta para uso do SharePoint, eles percebem imediatamente uma desconexão completa com outras propriedades de comunicação corporativa.

Se os funcionários não desenvolverem uma forte associação com sua intranet, ou sentirem um apego pessoal a ela, eles simplesmente não a usarão. Eles começam a usar quando no lançamento, mas abandonam rapidamente. Para intranets corporativas, envolver as pessoas é um grande negócio para começar. O branding é uma daquelas coisas que não exige muito esforço, principalmente com um produto como o Intra, onde você obtém essa vitória rápidamente.

Branding pode realmente ser feito tão rapidamente?

A quantidade de tempo que leva para marcar sua intranet do SharePoint depende de qual dos três caminhos você segue:

  • Marca no SharePoint – opções muito limitadas
  • Aplicando a marca principal a uma intranet pré-criada para SharePoint
  • Criando uma intranet de marca personalizada

Vamos começar com a identidade visual da intranet pronta para uso do SharePoint. Você não apenas desperdiça esforços para conectar uma intranet que provavelmente não terá muito uso, mas a “marca” pode desativar alternando uma única configuração no SharePoint. .

O segundo caminho é aproveitar uma intranet pré-criada para SharePoint, onde todo o trabalho pesado foi feito em termos de aparência e é fácil incorporar uma marca específica alterando logotipos, cores, tipo de letra e tamanho da fonte, ou outros componentes de design regidos por CSS.

O que está envolvido em uma intranet de marca personalizada?

A terceira e última opção tem uma abordagem muito personalizada. Então não há realmente nenhuma limitação para o que pode ser feito. O que é realmente importante é quanto tempo e esforço você quer investir.

No branding personalizado, começamos com a folha de branding interna da organização ou as diretrizes de branding. Com base nisso, trabalha-se com seu web designer interno ou um designer que trouxemos para criar um design para a intranet. Durante o processo, definiremos a aparência do cabeçalho e do rodapé, a aparência das páginas de notícias e eventos e assim por diante. Os clientes podem passar por todo o processo de design antes de nos envolver na implementação ou pedir para ajudar a gerenciar o processo de design junto com eles.

Depois que o trabalho de preparação é concluído e o site é assinado pelo cliente, criando uma página mestra. A página mestra é a única coisa que essencialmente temos para marcar.Todo o processo em torno de uma marca mais profunda normalmente leva algumas semanas.

Práticas recomendadas de branding

Há certas coisas que você precisa considerar ao criar a identidade visual de sua intranet do SharePoint para garantir que a aparência corporativa seja sustentável e atualizável no futuro. Embora existam várias maneiras de marcar o SharePoint, muitas não são suportadas ou não são recomendadas pela Microsoft e, portanto, é melhor seguir as metodologias descritas pela Microsoft para a marca de um produto que se integra ou fica no topo do SharePoint. O Intra segue essas metodologias 100%, garantindo que qualquer marca feita durante a configuração possa ser usada no lançamento e no futuro.

O guia definitivo para intranets em 2024
em Intranet

O guia definitivo para intranets em 2024

Durante décadas, a intranets tentaram informar, conectar e alinhar os funcionários com o que é mais importante na organização. Nos…

por Luiz Antonio Sgargeta
abr 01, 2024
Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar a colaboração e o engajamento
em sua empresa!

#colaboração #teams #sharepoint