Intranet
3 min de leitura

Como arrasar em sua estratégia de comunicação interna

Por Luiz Antonio Sgargeta
Como arrasar em sua estratégia de comunicação interna
 

Uma estratégia de comunicação interna é uma abordagem calculada para compartilhar informações, envolver funcionários e criar um ambiente produtivo. Um plano de comunicação interna eficaz é alcançado com comunicações internas que alinham os funcionários às suas tarefas diárias e à missão geral da empresa.

Se você está procurando arrasar totalmente na forma como sua equipe de gerenciamento e funcionários usam o software de comunicação interna, aqui estão ideias , tendências e estratégias de comunicação interna para você começar.

1. Integre o vídeo à sua estratégia de comunicação interna.

Hoje em dia, é quase esperado que as empresas forneçam informações por meio de vídeo. É seguro dizer que o vídeo é uma tendência de comunicação interna que não vai a lugar nenhum.

O vídeo é a solução perfeita para manter as equipes engajadas e atualizadas sobre os novos desenvolvimentos porque é muito mais interativo e pessoal do que ler um longo e-mail.

Se você está se perguntando como integrar o vídeo em sua estratégia de comunicação interna, considere algumas das seguintes opções:

  • Treinamento on-line e vídeos de instruções
  • Boletins informativos semanais ou mensais da empresa
  • Uma apresentação do seu CEO
  • Contribuições dos funcionários para aumentar a moral
  • Reuniões em toda a empresa
  • Atualizações importantes nos procedimentos da empresa
  • Entreviste seus funcionários sobre um assunto

2. Configure uma wiki para compartilhar e construir uma base de conhecimento.

Wikis são excelentes ferramentas de gerenciamento de conhecimento para documentar informações pessoais, artigos da base de conhecimento ou qualquer coisa relacionada a projetos, tarefas e equipes. Essas ferramentas são ótimas para compartilhar informações, criar uma base de conhecimento e responder às dúvidas dos funcionários.

Eles são o tipo de conteúdo perfeito para estabelecer plataformas onde todos, incluindo a alta administração, podem pesquisar e localizar as contribuições da equipe.

3. Implante software de intranet como parte de sua estratégia de comunicação interna.

As intranets capacitam as pessoas com informações e incentivam a comunicação efetiva e bidirecional entre funcionários e sua empresa. Eles aumentam a produtividade e aprimoram o sucesso das comunicações internas com ferramentas de colaboração que ajudam as pessoas a trabalharem juntas; e características sociais que criam diálogo.

Esse tipo de software de local de trabalho digital aprimora e incentiva a comunicação aberta, algo que todas as organizações devem se esforçar para alcançar.

4. Crie uma organização centrada no funcionário.

Atualmente, os ambientes centrados no funcionário são uma das principais tendências na comunicação interna e no mundo dos negócios. A lógica é bem simples: se você cuida dos seus funcionários, eles cuidam de você. 

Em vez de focar no que seus funcionários fazem por você, trate-os como pessoas. Como você pode fazer uma conexão pessoal? Como você pode apoiar os interesses deles, mesmo que fora do âmbito de seus empregos? Curiosamente, se você priorizar esses elementos que parecem estar fora do escopo de seus trabalhos, aumentará o engajamento dos funcionários e eles terão um desempenho melhor.

5. Comunique-se de ponta a ponta.

Abra as linhas de comunicação interna. Quando a gerência comunicar notícias, anúncios ou atualizações, permita que os funcionários respondam. Idéia de comunicação: habilite comentários e curtidas em seu software de intranet para que os funcionários possam fazer perguntas ou deixar comentários nas postagens da empresa. Além disso, inicie fóruns ou crie pesquisas para envolver seus funcionários em conversas corporativas.

6. Use ferramentas móveis.

Não é segredo que os dispositivos móveis transformaram a maneira como as empresas operam. Hoje, funcionários em campo, equipes espalhadas por diferentes locais ou trabalhadores remotos em trânsito podem se comunicar com o trabalho de maneira eficiente.

Portanto, smartphones e tablets também podem melhorar muito sua estratégia de comunicação interna. Isso não é apenas conveniente para eles, mas também mantém os canais de comunicação abertos o tempo todo, tanto para a gerência quanto para os funcionários.

7. Crie tradições da empresa como parte de sua estratégia de comunicação interna.

Um efeito colateral positivo de uma forte estratégia de comunicação interna é uma equipe conectada. Uma das melhores formas de aumentar os níveis de engajamento dos colaboradores e construir uma cultura é investindo nela. Comece as tradições da empresa – festas de fim de ano, almoços com pizza para aniversários ou comemore o aniversário da sua empresa.

Certifique-se de agendar esses eventos exclusivos no calendário da empresa para que todos possam ver.

8. Demonstre sempre gratidão merecida.

Apreciar seus membros requer muito pouco esforço e pode gerar mais moral. Portanto, sua estratégia de comunicação interna deve promover o reconhecimento dos funcionários quando eles fazem um ótimo trabalho. Quando um membro da equipe se destaca em um projeto, envie uma mensagem atenciosa, crie um boletim informativo sobre os sucessos dos funcionários ou envie um crachá por meio de sua intranet. Você quer que seus funcionários saibam que você vê o trabalho árduo deles enquanto reforça o propósito de suas contribuições para a empresa e as pessoas a quem atendem.

Para concluir

As pessoas dentro da sua organização são os motores que impulsionam a sua empresa. Ao menos que haja um planejamento de comunicação eficaz em sua empresa, suas equipes terão dificuldades em atingir seu potencial máximo. Ao priorizar sua estratégia de comunicação interna, você colherá os benefícios de uma força de trabalho em expansão e com bom desempenho.

O guia definitivo para intranets em 2024
em Intranet

O guia definitivo para intranets em 2024

Durante décadas, a intranets tentaram informar, conectar e alinhar os funcionários com o que é mais importante na organização. Nos…

por Luiz Antonio Sgargeta
abr 01, 2024
Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar a colaboração e o engajamento
em sua empresa!

#colaboração #teams #sharepoint