Intranet
2 min de leitura

Como demonstrar que vale a pena investir em uma intranet

Por Luiz Antonio Sgargeta
Como demonstrar que vale a pena investir em uma intranet
 

Obter aprovação para uma nova plataforma de intranet geralmente significa provar seus benefícios potenciais para sua organização. De benefícios leves a informações financeiras concretas, é importante ter todas as informações de que você precisa ao criar o caso de negócios para o software de intranet. Então, este artigo contém dicas sobre o que você precisa saber sobre os benefícios de ROI soft e hard de uma intranet.

Esse número existe, porém, e pode ser estimado com um alto grau de confiança. Este artigo explica alguns dos trabalhos por trás do cálculo. 

Benefícios do ROI soft de uma Intranet

Muitas vezes referido como benefícios qualitativos, o ROI soft inclui melhorias que não têm impacto econômico direto, mas ainda são importantes dentro de uma organização. 

Para projetos de intranet, os benefícios suaves típicos incluem: 

  • Uma cultura de empresa mais positiva com melhor bem-estar dos funcionários. 
  • Aumento da advocacia dos funcionários. 
  • Melhor reputação da marca. 
  • Mais referências de emprego boca a boca. 

Parte disso é quantificável, mas não todo o processo de ponta a ponta. Assim, também é difícil separar quais vertentes de uma campanha de comunicação multicanal (e-mail, intranet, aplicativo móvel) mais contribuíram. 

Benefícios do ROI hard de uma Intranet

Uma intranet implantada e gerenciada adequadamente pode alterar muitos elementos dentro de uma organização, mas três são pertinentes ao criar um caso de negócios.

  • O aumento da produtividade do usuário a partir de uma plataforma conectada e pesquisável. 
  • Tempo ganho com a qualificação de novos iniciantes mais rapidamente por meio de um processo de integração digital . 
  • Retornos financeiros e baseados em conhecimento ao reter a equipe existente e reduzir a rotatividade de funcionários . 

Manter os funcionários (e valor) para o longo prazo 

O custo de perder e substituir funcionários insatisfeitos é significativo. Altas taxas de rotatividade de funcionários podem levar a maiores custos de treinamento, menor produtividade, baixo envolvimento de funcionários e novos custos de integração. 

Tudo isso se soma aos danos menos tangíveis, mas igualmente importantes, à cultura da empresa que a alta rotatividade causa. A implementação de uma intranet moderna é uma das opções disponíveis para as organizações que buscam melhorias na taxa de retenção de funcionários. 

Uma intranet moderna é uma ferramenta vital para melhorar o engajamento dos funcionários e ajudar a retê-los por mais tempo. Ou seja, a melhoria das comunicações multicanais unidirecionais e bidirecionais usando rich-text media, design, UX e recursos de mídia social ajudam a melhorar o moral e a manter os funcionários informados sobre eventos e atividades que ocorrem em toda a organização.

Conclusão

O valor da comunicação interna eficaz e da tecnologia digital no local de trabalho que a suporta não deve ser subestimado. No entanto, não é suficiente se concentrar apenas no ROI soft, e os projetos devem ser medidos com dados significativos. Essa é a linguagem que os CEOs e outros líderes seniores entendem e respondem. 

Assim como acontece com outros aplicativos de software corporativo, provar que um investimento específico é justificado – em vez de um ‘bom ter’ – significa que ele precisa fornecer desempenho mensurável. Por fim, se o valor contínuo criado pela intranet não for medido, há sempre o risco de que o orçamento seja removido e a intranet falhe. 

O guia definitivo para intranets em 2024
em Intranet

O guia definitivo para intranets em 2024

Durante décadas, a intranets tentaram informar, conectar e alinhar os funcionários com o que é mais importante na organização. Nos…

por Luiz Antonio Sgargeta
abr 01, 2024
Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar a colaboração e o engajamento
em sua empresa!

#colaboração #teams #sharepoint