Intranet
3 min de leitura

Como lançar uma intranet de sucesso e aumentar o engajamento

Por Erick Alves de Moura
Como lançar uma intranet de sucesso e aumentar o engajamento
 

Lançar uma intranet não é tão simples quanto apertar o botão “go live”. Ou seja, existem mais algumas etapas envolvidas para garantir que seus usuários:

  • Fiquem animados com o lançamento
  • Saibam para que serve uma intranet
  • Entendam o valor e qual conteúdo está disponível na intranet
  • Conheçam os benefícios que eles obterão ao usá-la
  • Vejam como afetará sua função e tarefas

Assim, sua campanha de lançamento faz parte da diretriz completa de design de intranet e dos princípios que você deve seguir e é executada bem antes da data de lançamento da intranet para gerar interesse.

Então, aqui estão idéias para ajudá-lo a criar sua campanha de lançamento:

Idéias para intranet de pré-lançamento

  • Faça uma competição de nomes
    Dar nomes à sua intranet é uma ótima maneira de infundir cultura e personalidade extras em sua marca. Assim, você pode deixar sua comunidade votar no vencedor e oferecer um vale-presente generoso como prêmio.
  • Faça um lançamento ultrassecreto
    Você já tem campeões de diferentes departamentos que estiveram envolvidos desde o início. Então, por que não fazer um lançamento suave para que eles possam ter uma prévia antes de todo mundo? Assim, eles podem ajudar a aumentar o entusiasmo e aumentar a confiança em cada departamento.
  • Destacar recursos e benefícios
    Você também pode quebrar a resistência ao longo do tempo aumentando o entusiasmo sobre os recursos que estão por vir e como eles irão beneficiar sua equipe. Portanto, esse é outro motivo pelo qual é importante pesquisar o que os usuários finais desejam de uma intranet. 
  • Envie algo físico
    As intranets são digitais, mas isso não significa que sua campanha de lançamento tenha que ser! Pacotes ou itens físicos de boas-vindas podem gerar empolgação porque, bem … eles são muito menos comuns hoje em dia. Sendo assim, para obter pontos de bônus, inclua uma peça divertida de mercadoria da empresa, como um cartão postal ou brinde para comemorar a ocasião.
  • Configure um cronômetro regressivo
    Seja um cronômetro físico em seu escritório principal ou um cronômetro digital na página “em breve” da intranet, um cronômetro pode ajudar a criar antecipação.

Idéias para lançamento de intranet

  • Iniciar o vídeo
    Crie um pequeno vídeo destacando a nova intranet com comentários positivos de sua equipe de projeto de intranet (que deve incluir, de preferência, executivos e sua equipe de gerenciamento).
  • Tour interativo
    Exiba um tour interativo destacando as principais funções da nova intranet. Mas deve incluir novas funcionalidades e recursos interessantes que eles não poderiam descobrir de outra forma, como pesquisa preditiva com várias maneiras de filtrar conteúdo.
  • Treinamento
    Considere fazer uma sessão de ‘almoçar e aprender’. Isso envolve a realização de um treinamento presencial, de preferência durante o almoço, para evitar atrapalhar seus dias.

    Organize uma conferência virtual para envolver funcionários remotos e garantir que eles entrem na emoção!
  • Aumente a familiaridade
    Exiba sua intranet nas telas de TV e outros objetos ou áreas de alta visibilidade para aumentar a familiaridade. Então, considere definir a intranet como a página inicial padrão para incentivar a equipe a fazer login e usar a intranet.

Ideias pós-lançamento

  • Recompense e reconheça
    Reconheça seus usuários mais engajados e recompense-os com um crachá de perfil, anúncio ou talvez até mesmo um dia de folga!
  • Reconheça a equipe
    Comemore o sucesso das pessoas. Permite que os colegas se indiquem por meio de um formulário, com o vencedor exibido na página inicial e / ou recebendo um prêmio.
  • Forneça ajuda contínua
    Forneça detalhes de contato em caso de problemas, especialmente para novos funcionários. Tenha um administrador dedicado para ajuda prática e treinamento individual.
  • Obtenha feedback 
    Solicite feedback sobre suas experiências para que possa começar a planejar sua primeira rodada de atualizações e melhorias.

Próximos passos

Portanto, como você pode ver, o lançamento bem-sucedido de uma intranet que atinge uma alta taxa de adoção requer planejamento e estratégia cuidadosos . Ou seja, É algo que precisa ser uma prioridade bem antes da data de ‘entrada em operação’. Por fim, acesse nosso artigo sobre o que é uma intranet-in-a-box e veja como nossa solução em intranet está preparada para aproveitar todas as dicas de lançamento apresentadas, facilitando sua implementação.

O guia definitivo para intranets em 2024
em Intranet

O guia definitivo para intranets em 2024

Durante décadas, a intranets tentaram informar, conectar e alinhar os funcionários com o que é mais importante na organização. Nos…

por Luiz Antonio Sgargeta
abr 01, 2024
Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar a colaboração e o engajamento
em sua empresa!

#colaboração #teams #sharepoint