Intranet
3 min de leitura

Como usar o Microsoft Teams? – Um guia passo a passo

Por Erick Alves de Moura
Como usar o Microsoft Teams? – Um guia passo a passo
 

O Microsoft Teams é um software de colaboração em equipe baseado em nuvem e é oferecido como parte do pacote de aplicativos Microsoft 365. Sendo assim, os principais recursos do Microsoft Teams incluem chamadas, mensagens instantâneas, videoconferências e compartilhamento de documentos. Ou seja, sendo um aplicativo de comunicação empresarial, ele permite que funcionários remotos e de escritório colaborem em tempo real em diferentes dispositivos.

Algumas das principais características são as seguintes:

  • Bate- papo de mensagens
  • Chamando
  • Reuniões online
  • Videoconferências
  • Compartilhamento de tela 
  • Calendário 
  • Compartilhamento de arquivos
  • Webinars 
  • Colaboração externa 

Como usar o Microsoft Teams

Usar o Microsoft Teams é importante para garantir que sua equipe permaneça conectada mesmo que estejam a quilômetros de distância.

Mas pode ser um desafio se você não estiver familiarizado com a ferramenta. Então, se esse for o seu caso, não se preocupe! Siga este guia passo a passo para usar o Microsoft Teams.

Crie uma conta

1º. Etapa: Vá para o Microsoft Teams e clique no ícone do perfil para começar. Assim, a página “Entrar” será exibida. Então, clique na opção “Criar um” ​​para configurar uma nova conta.

2º. Etapa: Na janela “Criar conta”, insira seu endereço de e-mail comercial e defina sua senha de acordo com as instruções na tela.

Contudo, no contexto do Microsoft Teams, “Equipes” é um grupo de pessoas que consiste na organização que colabora. Assim, “Canais” são comunicações segregadas onde cada indivíduo pode se dedicar a departamentos, projetos e até mesmo tarefas.

Crie uma equipe

1º Passo: Primeiramente, abra o Microsoft Teams e clique na opção “Criar ou ingressar em uma equipe” na parte inferior da barra lateral à esquerda.

2º Passo:  Então, na nova tela, clique na opção “Criar equipe”.

3º Passo: Assim, na próxima tela, você pode criar uma nova equipe ou criar a partir de uma equipe existente do Microsoft 365. Contudo, se você já é um usuário do Microsoft 365 antes de se inscrever no Teams, pode ter grupos existentes. Então, os grupos existentes podem ser adicionados no Teams usando a opção “Criar de…”. 

4º Passo: Defina os membros da equipe e escolha entre plataformas privadas, públicas e de toda a organização.

Privado: uma equipe com apenas membros específicos
Público: equipes com um conjunto dinâmico de membros
Organização: Hospede toda a organização como uma equipe e use canais para segregar os departamentos. 

5º Passo:  Dê um nome para a equipe escolhida. Recomenda-se dar um nome apropriado como “Vendas”, “Marketing” e depois clicar no botão “Criar”.

6º Passo:  A equipe recém-criada aparecerá na barra lateral do aplicativo Teams. Agora, você pode adicionar membros da equipe clicando nos três pontos ao lado do nome da equipe e selecionando a opção “Adicionar membro”.

7º Passo:  Digite o nome dos membros da equipe que você deseja adicionar. Se os membros estiverem fora da organização, você precisará fornecer acesso de convidado por meio de seus endereços de e-mail.

Crie um canal

No contexto do Microsoft Teams, “Canais” são comunicações segregadas em que cada indivíduo pode se dedicar a departamentos, projetos e até tarefas.

1º Passo:  Clique nos três pontos na seção “Equipes” onde você deseja criar um canal. Clique na opção “Adicionar canal”.

2º Passo:  Na próxima janela, você pode escolher o nome do canal, adicionar a descrição do canal, alterar as configurações de privacidade para permitir o acesso a diferentes membros da equipe. Clique no botão “Adicionar” para criar um novo canal.

Sucesso com o Microsoft Teams

Por fim, as equipes facilitam a colaboração segregando a empresa em diferentes canais, equipes e métodos de colaboração . Embora o uso do MS Teams possa ser seu local de produtividade, sua caixa de correio permanece um local calmo.

Assim como nos esportes, o trabalho em equipe é a chave para o sucesso, escolher a plataforma de colaboração certa pode fazer ou quebrar seu negócio. Então, agora, quando você já sabe como usar o Microsoft Teams, pode começar a usar o aplicativo diretamente se já for usuário do Microsoft 365 ou entrar em contato com o Intra para começar. Boa sorte e sinta-se à vontade para entrar em contato conosco se precisar de ajuda.

O guia definitivo para intranets em 2024
em Intranet

O guia definitivo para intranets em 2024

Durante décadas, a intranets tentaram informar, conectar e alinhar os funcionários com o que é mais importante na organização. Nos…

por Luiz Antonio Sgargeta
abr 01, 2024
Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar a colaboração e o engajamento
em sua empresa!

#colaboração #teams #sharepoint