Intranet
2 min de leitura

Como a comunicação remota está criando um local de trabalho melhor

Por Erick Alves de Moura
Como a comunicação remota está criando um local de trabalho melhor
 

A comunicação remota nunca foi tão popular. Pois, ao longo da pandemia, à medida que mais funcionários foram forçados a trabalhar em casa, o número de pessoas usando soluções de comunicação remota disparou.

Da mesma forma, os usuários ativos diários do Microsoft Teams aumentaram de 32 milhões em março de 2019 para 75 milhões em abril de 2020.

Em suma, a covid forçou quase todo o mundo a se tornar virtual. Isso tornou a comunicação remota crítica, não apenas na vida profissional das pessoas, mas também em suas vidas pessoais.

Contudo, à medida que a poeira baixou e muitos começaram a se ajustar aos requisitos exclusivos do trabalho remoto , muitos estão descobrindo que a comunicação remota pode realmente ser melhor para funcionários e empresas como um todo. Sendo assim, aqui estão quatro maneiras pelas quais a comunicação remota está contribuindo para um local de trabalho melhor.

1. Apreciação recém-descoberta

Como grandes encontros continuam a ser proibidos em muitos países ao redor do mundo, várias indústrias continuam a ser impactadas negativamente, como a indústria de restaurantes, que foi forçada a limitar os assentos internos, e a indústria de esportes, que foi forçada a suspender os jogos.

Mesmo com a retomada de muitos eventos esportivos, as arquibancadas estão vazias, deixando muitos ansiando por uma experiência de assistir pessoalmente, cercados por outros fãs. Este é apenas um exemplo de como a comunicação remota proporcionou a muitos uma nova apreciação da interação humana. 

2. Aumento da produtividade 

O sucesso de funcionários remotos depende de eles terem acesso à tecnologia que permite conectividade remota e comunicação instantânea. A comunicação digital nem sempre permite que as pessoas percebam as pistas faciais pessoalmente, então a comunicação remota precisa imitar a comunicação cotidiana tanto quanto possível. Quando isso ocorre, muitas organizações veem seu aumento de produtividade.

Isso porque, ao eliminar outros fatores e dinâmicas que entram em jogo no escritório, muitos locais de trabalho podem ter maior produtividade e sucesso com o trabalho remoto. Em uma pesquisa da Enterprise Technology Research com mais de 1.000 CIOs, 48,6% relataram que a produtividade melhorou desde que os trabalhadores começaram a trabalhar remotamente durante a pandemia, enquanto apenas 28,7% indicaram que a produtividade havia diminuído.

3. Desempenho máximo

O ambiente de trabalho presencial tradicional exige que os funcionários trabalhem das 9 às 5. No entanto, as pessoas trabalham melhor em diferentes momentos do dia e têm diferentes níveis de energia com base em fatores internos e externos. Uma compreensão dos horários de pico de desempenho de cada indivíduo pode ajudar a aumentar a produtividade. É fundamental combinar o trabalho de maior prioridade com as horas mais produtivas.

Nem todo mundo é matutino e algumas pessoas podem trabalhar com mais eficiência à noite. Isso também é válido para funcionários que precisam se comunicar com pessoas em fusos horários diferentes.

4. Maior flexibilidade 

A comunicação remota dá aos funcionários a capacidade de trabalhar em qualquer lugar, permitindo que vivam onde quiserem, em vez de onde trabalham. Isso pode levar a um melhor moral dos funcionários, pois eles podem ter mais liberdade e viver uma vida mais gratificante. 

Isso também é benéfico para os empregadores que não precisam depender do talento local para preencher as vagas. Com comunicação remota e funcionários trabalhando em vários locais, os empregadores podem ampliar seus pools de talentos e garantir que estão escolhendo a melhor pessoa para o trabalho. 

Descubra também como a Intranet se tornou tão importantes no momento atual, acessando nosso artigo!

Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar a colaboração e o engajamento
em sua empresa!

#colaboração #teams #sharepoint