Intranet
2 min de leitura

Construir ou comprar uma intranet para conectar sua empresa?

Por Fernando Viana e Sá
Construir ou comprar uma intranet para conectar sua empresa?
 

‘Construir ou comprar?’ é uma pergunta comum ao iniciar um projeto de intranet. Este artigo explora os meandros do debate construir ou comprar intranet para ajudá-lo a tomar sua própria decisão informada. À primeira vista, pode parecer uma opção viável olhar para a construção internamente, mas, como explicaremos abaixo, o custo total pode ser significativamente maior e comprar uma solução ‘de prateleira’ pode ser uma opção melhor.

Explicação de intranet pronta para uso

Uma intranet pronta para uso é aquela que você pode comprar com o mínimo ou nenhum requisito de personalização ou manutenção intensiva de TI. Assim, essas podem ser escolhas especialmente fortes quando oferecem opções de personalização que permitem que ela realmente responda às necessidades específicas de sua organização.

Produtos de software como serviço (SaaS) como o software de intranet do Intra permitem que as organizações reduzam os gastos de capital, tornem os custos previsíveis ao longo do tempo e alcancem maior escalabilidade.

Ou seja, as intranets prontas para uso oferecem às empresas um alívio para soluções obsoletas e desatualizadas.

Comparações comuns de construção ou compra de intranet

Custos previsíveis vs. imprevisíveis

Projetos de intranet personalizados podem gerar custos imprevisíveis porque exigem desenvolvimento contínuo, geralmente de desenvolvedores terceirizados e especialistas em TI. Como as cobranças desses especialistas mudam de acordo com a oferta e a demanda (e inflação), isso pode exigir um orçamento extra em um plano de projeto. 

Projetos de intranet personalizados podem apresentar um nível de risco mais alto do que um produto SaaS com preço definido, não apenas pelo esforço inicial e experiência envolvidos no primeiro ano, mas pelo trabalho adicional (por exemplo, novos recursos) exigidos nos anos seguintes, juntamente com os custos de hospedagem, segurança e suporte.

Crie ou compre o tempo de retorno da intranet

A compra de uma solução de intranet também pode oferecer a chance de criar valor para os funcionários mais rapidamente. E com resultados quantificáveis.

Como as intranets empacotadas são, em muitos casos, lançadas mais rapidamente do que as compilações personalizadas, elas garantem que funcionários e organizações possam se beneficiar mais cedo. Muitas vezes, as soluções de intranet empacotadas podem estar disponíveis para todos, ou para um subconjunto significativo, de funcionários em apenas algumas semanas.

Por fim, os resultados positivos de uma implantação mais rápida podem ser quantificados com resultados surpreendentes a longo prazo. Com uma intranet baseada em SaaS oferecendo um tempo de retorno mais rápido, essas métricas podem ser realizadas mais cedo.

Construir ou comprar: qual é a melhor opção para você?

Uma solução personalizável pronta para uso pode oferecer uma excelente experiência digital aos funcionários rapidamente e sem a necessidade de continuar aumentando a carga de trabalho de TI ou contratar mais especialistas em SharePoint.

Vale a pena dedicar um tempo para digerir os pontos deste blog. Além de realizar sua própria pesquisa independente antes de decidir se deve construir ou comprar uma intranet que atenda às necessidades de sua organização.

Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar a colaboração e o engajamento
em sua empresa!

#colaboração #teams #sharepoint