Intranet
3 min de leitura

O que é Digital Workplace? Definição e exemplos

Por Fernando Viana e Sá
O que é Digital Workplace? Definição e exemplos
 

Um Digital Workplace vai além dos limites de um escritório físico. Ou seja, ele fornece compartilhamento de conhecimento e colaboração de muitas maneiras novas e eficazes. Pois, é um ambiente conectado que fornece acesso a tudo o que os funcionários precisam com a ajuda da tecnologia digital.

Definição de Digital Workplace

Então definir um termo emergente como o Digital Workplace é sempre um desafio. É um termo amplo e, à medida que o conceito cresce em popularidade, sua definição evolui.

Ou seja, o Digital Workplace pode ser aceito como a evolução natural do ambiente de trabalho, que reúne um conjunto de tecnologias, plataformas e ferramentas digitais de que os funcionários precisam para entregar resultados de negócios.

Pode incluir ferramentas, como:

  • Ferramentas sociais e colaborativas
  • Aplicativos de comunicação e mensagens
  • Ferramentas de armazenamento em nuvem
  • Plataformas de intranet corporativa
  • Sistemas de gestão do conhecimento
  • Compartilhamento e armazenamento de documentação
  • Sistemas de gerenciamento de conteúdo
  • Ferramentas de compartilhamento de conteúdo interno e externo
  • Integração de dispositivos móveis
  • …E muitos mais

Um Digital Workplace moderno deve ser adaptado para atender às necessidades específicas de uma organização, ao mesmo tempo que se concentra na experiência do funcionário.

Benefícios do Digital Workplace

Contudo, a criação de um Digital Workplace envolve a implementação de vários processos e estratégias de negócios, para fornecer aos funcionários as ferramentas certas para desempenhar suas responsabilidades essenciais.

Para que um Digital Workplace aprimore a experiência do funcionário, ele deve:

  • Seja holístico e forneça integração total com os aplicativos de trabalho existentes
  • Fornece para fácil compartilhamento de informações e colaboração
  • Ofereça uma experiência de usuário harmonizada no ambiente de trabalho
  • Seja coerente e torne o trabalho remoto mais fácil
  • Fornece mobilidade e acessibilidade, independentemente da localização

Assim, o Digital Workplace não é apenas a introdução de tecnologias de trabalho, é uma mudança na mentalidade de trabalho e organização estrutural.

Os benefícios do Digital Workplace são infinitos e com os avanços tecnológicos, vemos a importância de sua adoção cada vez mais.

Então, aqui estão alguns dos benefícios:

Comunicação Interna e Colaboração

Usando o Digital Workplace, as empresas estão abrindo novos fluxos de comunicação. Ele oferece a oportunidade de manter contato com colegas e com a administração o tempo todo. Os funcionários não podem perder notícias importantes apenas porque elas se perderam na caixa de entrada. Ou seja, tudo isso reduz o tempo que as pessoas passam procurando informações e aumenta a transparência na organização.

Experiência e engajamento do funcionário

Para aumentar a produtividade dos funcionários e melhorar o desempenho dos negócios , as empresas precisam construir uma forte cultura de trabalho. Hoje, os funcionários são os clientes internos do Digital Workplace, o que os coloca no centro de qualquer estratégia de transformação de negócios. Com a ajuda dele, as empresas podem ouvir e agir de acordo com o feedback dos funcionários, permitindo que construam relacionamentos de negócios mais saudáveis.

Compartilhamento de conhecimento e acessibilidade

Os funcionários passam incontáveis ​​horas em busca de informações, já que todos os documentos estão espalhados em diferentes drives, e-mails, pastas de PC, pen drives e até cópias impressas. Com o tempo, essa luta pode resultar em dias de perda de produtividade.

Portanto, com a ajuda de uma fonte centralizada de informações, como a intranet corporativa , toda essa documentação pode ser organizada e facilmente acessível aos funcionários a qualquer momento. Com o acesso fácil, também vem a facilidade de compartilhamento. O conhecimento não está mais limitado a indivíduos, antiguidade no cargo ou departamentos.

Conclusão

Por fim, o futuro do Digital Workplace está na sinergia entre pessoas e tecnologias. Ou seja, se as barreiras que dividem a força de trabalho forem derrubadas, todos serão fortalecidos e trabalharão como um só dentro da organização. Por todas as razões que abordamos acima uma das melhores opções do mercado atual são as soluções em Intranet. Entre em contato conosco e solicite uma demostração do Intra, nossa solução em intranet que pode revolucionar o seu Digital Workplace.

O guia definitivo para intranets em 2024
em Intranet

O guia definitivo para intranets em 2024

Durante décadas, a intranets tentaram informar, conectar e alinhar os funcionários com o que é mais importante na organização. Nos…

por Luiz Antonio Sgargeta
abr 01, 2024
Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar a colaboração e o engajamento
em sua empresa!

#colaboração #teams #sharepoint