O guia definitivo para intranets em 2024
Durante décadas, a intranets tentaram informar, conectar e alinhar os funcionários com o que é mais importante na organização. Nos…
Os compromissos ambientais, sociais e de governança (ESG) são mais importantes do que nunca, mas também estão criando um desafio de comunicação interna dentro das empresas. Apesar do desejo de divulgar as coisas boas que as empresas estão fazendo, quase metade dos CEOs dizem que estão sob pressão para explicar as práticas ESG de sua organização.
A questão então é como as empresas podem se sair melhor quando se trata de comunicar ESG e engajar os funcionários internamente? Afinal, sem o envolvimento ESG de seu pessoal, iniciativas verdes podem facilmente aparecer como fachada.
Entretanto, com acusações recentes de greenwashing é importante garantir que haja ação por trás das mensagens divulgas sobre questões ambientais.
Então, barreiras comuns ao engajamento ESG podem incluir:
As comunicações internas podem ter uma influência poderosa no engajamento ESG, mas somente quando a estratégia de comunicação foi cuidadosamente considerada.
Quatro perguntas-chave a serem feitas sobre sua estratégia de comunicação ESG:
Os comunicadores internos precisam garantir que estão utilizando a combinação certa de canais e alcançando os funcionários pelos meios certos, nos momentos certos. As mensagens implantadas precisam ser agendadas para alcançá-los no melhor momento para o engajamento, para que suas comunicações ESG não se percam no barulho.
Alcançar todos os funcionários dessa maneira requer acesso a uma plataforma de experiência do funcionário que fornece integrações com outras ferramentas de local de trabalho digital de terceiros. Isso também deve permitir que as comunicações multicanal sejam agendadas e distribuídas para diferentes grupos de trabalho e personas por meio desses canais.
Vamos considerar os funcionários que são conhecidos por evitar participar, por exemplo; eles estão sendo redirecionados com mensagens mais suaves ou mais persuasivas de maneiras sutis? Uma plataforma multicanal que fornece análises detalhadas fornecerá aos comunicadores detalhes granulares, como quais grupos de trabalho ou indivíduos específicos são menos receptivos.
Superar o viés de proximidade também requer opções diferentes para diferentes padrões de trabalho. Por exemplo, os funcionários remotos são mais receptivos e agendar as comunicações ESG para chegar no horário ideal do dia para o máximo envolvimento.
Você está dando aos destinatários de suas comunicações ESG oportunidades de fazer perguntas ou contribuir com ideias? Em caso afirmativo, está claro como e onde eles podem perguntar/envolver as pessoas certas? Você deve fornecer canais claros para solicitarem informações adicionais, e o mesmo vale para coletar feedback daqueles que participaram de uma iniciativa ambiental.
As informações sobre quem contatar e como contatá-los devem ser incluídas em suas comunicações ESG, para que os funcionários possam acessar facilmente essas informações.
O envolvimento em ESG representa uma oportunidade de ajudar a tornar o mundo um lugar melhor. Então, quem não gostaria de fazer parte disso? Esteja você simplesmente deixando seus funcionários saberem que eles estarão contribuindo para uma mudança positiva ou os incentivando a participar de alguma forma, suas comunicações ESG precisam levar esses benefícios para casa.
Contudo, outra ótima maneira de inspirar o engajamento ESG é divulgar as conquistas de iniciativas ambientais anteriores que ocorreram em sua organização. É aqui que as comunicações horizontais podem ajudar como parte de sua estratégia geral de comunicação.
O desafio de encorajar comunicações horizontais é que aqueles que têm histórias emocionantes para contar podem não ser necessariamente grandes escritores ou comunicadores. Esses recursos ajudarão a garantir que suas comunicações sejam o mais envolventes possível, não importa quem seja o autor.
Está claro que ESG é importante. Portanto, se sua organização está procurando apoio financeiro, os potenciais investidores estarão analisando suas credenciais ESG. Os trabalhadores da geração do milênio e da geração Z, preferem um trabalho significativo com empregadores que lidam com questões ambientais.
No entanto, o baixo envolvimento interno com suas iniciativas pode sugerir ao público externo e interno que há uma falta de ação por trás das palavras de sua organização sobre questões ambientais. Por fim, o envolvimento é a chave para a autenticidade quando se trata da história ESG da sua organização e ajuda a reduzir os riscos de perder talentos, investimentos e negócios por meio de uma melhor percepção do público.
Durante décadas, a intranets tentaram informar, conectar e alinhar os funcionários com o que é mais importante na organização. Nos…
Desde a pandemia da Covid-19, os empregadores navegaram por uma série estonteante de tendências no local de trabalho: Colaboração remota.…
Após o que muitos descreveram como a ascensão meteórica de uma função historicamente subvalorizada, estará a era de ouro da…