Intranet
3 min de leitura

Ferramentas de colaboração de funcionários e a comunicação

Por Fernando Viana e Sá
Ferramentas de colaboração de funcionários e a comunicação
 

A intranet moderna é como um biossistema, pois é composta de componentes que interagem entre si, tão codependentes quanto autossuficientes. Ferramentas de colaboração para aprendizado on-line, mídia social para funcionários, portais criados para conexão com parceiros e ferramentas on-line de treinamento podem ser hospedados em um só lugar: a intranet.

Você pode pensar na intranet como uma versão reduzida da internet, onde os funcionários podem acessar documentos compartilhados, perfis sociais, wikis e muito mais. Com as ferramentas certas, a intranet também pode ser usada para colaborar com colegas e outras partes interessadas importantes.

Embora uma vez conectar-se e usar a Internet fosse um assunto tedioso, agora as conexões de alta velocidade e as melhorias na Web em geral tornaram a Internet uma ferramenta vital para os negócios. A maioria das organizações agora tem uma presença na web, mas, mais importante, a intranet melhorou na medida em que agora é possível colaborar online por meio da nuvem e de espaços de trabalho compartilhados.

Colaboração com os colegas

As ferramentas de colaboração online melhoraram bastante, juntamente com várias outras ferramentas que geralmente são iniciadas na intranet.

A colaboração beneficia uma organização ao:

  • Facilitando uma melhor comunicação entre departamentos e escritórios
  • Dar aos funcionários a capacidade de realizar seu trabalho de forma mais eficaz, aumentando o moral
  • Permitir que uma organização gerencie melhor o conhecimento
  • Permitir que os funcionários trabalhem juntos e produzam melhores resultados

Se adicionarmos o portal a isso, que permite que pessoas de fora de uma organização se conectem a partes da intranet, também veremos melhorias na comunicação e colaboração entre a organização e o fornecedor e outros parceiros.

Colaboração com parceiros

Estender a intranet para incluir acesso ao portal para todos os parceiros pode melhorar significativamente esses relacionamentos. Os portais fornecem um hub de autoatendimento para os parceiros acessarem conforme sua conveniência.

Eles fornecem informações e comunicações que ajudarão o parceiro a executar efetivamente sua parte da parceria, como documentos do programa de parceiros, informações sobre preços, novos ativos de campanha de marketing, modelos de vendas, treinamento on-line, bem como notícias e atualizações importantes para estar ciente – em um local on-line de fácil acesso.

Os portais geralmente atuam como gateways para outros sistemas usados ​​por parceiros, como CRMs e ERPs, trazendo informações resumidas desses sistemas dentro do portal e transformando-o em um ‘balcão único’. Quando os parceiros precisam acessar esses outros sistemas para ver mais informações, os recursos de logon único devem estar disponíveis. Isso permite que eles visitem esses sistemas sem precisar inserir suas credenciais/logins repetidamente. 

Melhorando relacionamentos

A intranet e o portal, ao fornecer um meio de comunicação mais eficaz, podem melhorar as relações entre os colaboradores e outros stakeholders importantes. De acordo com um estudo recente realizado sobre o ‘ativismo dos funcionários’, 39% das pessoas que usam as mídias sociais em nível pessoal “compartilharam elogios ou comentários positivos online sobre seu empregador”.

Isso é encorajador, pois indica que esses usuários estão envolvidos com seu empregador. Na intranet, as ferramentas sociais , quando implementadas e utilizadas pelos funcionários, podem aumentar o engajamento tanto com a intranet quanto com o empregador.

Portanto, uma comunicação eficaz pode não apenas melhorar o moral e as relações com fornecedores e funcionários, mas também contribuir para melhorar a receita de uma organização. 

É claro que as organizações que podem melhorar as comunicações na intranet e no portal com recursos de rede social corporativa também terão uma rotatividade menor de funcionários.

Resumo

Então, para resumir, intranets e portais ajudam na conexão, comunicação e colaboração com outras pessoas – colegas, fornecedores, parceiros e outras partes interessadas importantes.

Plataformas de colaboração, como soluções de intranet, devem ser implementadas para facilitar isso e as recompensas para a organização podem ser abundantes. Não apenas as receitas podem ser significativamente melhoradas, oferecendo economia de custos e maior produtividade, mas o moral e os relacionamentos também podem ser cimentados.

Se você estiver interessado em saber como uma intranet pode ajudar sua organização a prosperar ainda mais, você pode agendar uma consulta gratuita aqui.

Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar a colaboração e o engajamento
em sua empresa!

#colaboração #teams #sharepoint