Intranet
3 min de leitura

Gamificação: a chave para motivar os funcionários na intranet

Por Fernando Viana e Sá
Gamificação: a chave para motivar os funcionários na intranet
 

A gamificação da intranet pega elementos que são encontrados em jogos e os aplica às práticas de negócios, injetando um pouco de competição lúdica no trabalho. Ou seja, essa estratégia usa ideias e conceitos com os quais quase todos podem se identificar. Então, ao descobrir como motivar os funcionários, considere a utilidade da gamificação na sua intranet. 

Como motivar os funcionários com a gamificação da intranet

Pode levar algum tempo para encontrar estratégias de gamificação de intranet que funcionem para você e sua equipe, mas depois que você fizer isso, você pode esperar que sua empresa se beneficie do seguinte:

Estimulação Intelectual

Há uma razão pela qual tantas pessoas se identificam com os jogos, eles são intelectualmente estimulante. Você precisa manter sua mente afiada ao completar tarefas, e é aqui que a gamificação entra em jogo. Se você puder fazer qualquer tipo de trabalho parecer mais um jogo, há uma boa chance de ver um aumento no engajamento e no desempenho dos funcionários.

Integração mais fácil

O treinamento na intranet às vezes pode ser desconfortável para todos os envolvidos. Transformar isso em um jogo torna o treinamento não apenas mais eficaz, mas também muito mais agradável. Se você já teve dificuldade com a integração de novos funcionários no passado, experimente a gamificação.

Conexão mais forte entre funcionários

A gamificação baseada em equipe é uma das melhores ferramentas disponíveis para promover relacionamentos mais fortes entre os funcionários, pois incumbe os membros da equipe de abraçar o conceito de colaboração, mesmo que eles não se sintam totalmente confortáveis ​​com ele. O resultado é uma força de trabalho mais produtiva e coesa em quase todas as circunstâncias.

Dicas importantes para incorporar a gamificação

Ao se preparar para incorporar a gamificação ao dia de trabalho, mantenha as seguintes dicas como prioridade:

Identifique um “Endgame”

Antes de colocar qualquer tipo de estratégia em funcionamento, é importante identificar exatamente o que você quer ganhar ao adotar a gamificação na Intranet. A maioria busca a gamificação para resolver os problemas associados à produtividade e à motivação dos funcionários, mas se você não se preparar para atingir uma meta tangível, nunca se sentirá realizado. Tente quantificar os resultados depois de algumas semanas ou meses, pois isso mostrará a eficácia de suas estratégias em tempo real.

Identifique áreas que carecem de atenção

Uma maneira de abordar a gamificação é aumentar o interesse de um funcionário em uma área que pode estar carecendo de atenção no momento. Há uma série de tarefas mundanas que, embora necessárias, muitas pessoas simplesmente não querem fazer. “Gamificar” essas e outras tarefas pode ser uma ótima maneira de garantir que elas não sejam negligenciadas, sem mencionar que adiciona um pouco de talento às responsabilidades que tendem a ser enfadonhas por natureza.

Dê contexto

Implementar a gamificação da intranet sem fornecer qualquer contexto aos funcionários, é uma das coisas mais importantes a evitar antes de começar. Explicar por que os membros da equipe ganham pontos por realizar ações e detalhar os efeitos benéficos ajudará seus funcionários a entender a gamificação. Afinal, sempre que você simplesmente pular para algo sem primeiro fornecer um pouco de histórico, podem ocorrer problemas.

Ofereça recompensas atenciosas

Em situações em que você planeja dar recompensas reais aos funcionários, é importante estar ciente do que eles realmente estão interessados. Ao levar em consideração os interesses de cada membro de sua comunidade social, você pode injetar um pouco de personalidade nas recompensas que oferece, o que aumentará ainda mais o engajamento dos funcionários.

Em conclusão

A grande vantagem da gamificação da intranet é que ela oferece muitas oportunidades para organizações que buscam adotá-la como uma estratégia de engajamento dos funcionários. Veja como nossa solução em Intranet pode servir como um veículo para gamificar a comunidade social da sua empresa.

O guia definitivo para intranets em 2024
em Intranet

O guia definitivo para intranets em 2024

Durante décadas, a intranets tentaram informar, conectar e alinhar os funcionários com o que é mais importante na organização. Nos…

por Luiz Antonio Sgargeta
abr 01, 2024
Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar a colaboração e o engajamento
em sua empresa!

#colaboração #teams #sharepoint