Intranet
3 min de leitura

Sinais de que é hora de uma nova intranet

Por Fernando Viana e Sá
Sinais de que é hora de uma nova intranet
 

As organizações implementam intranet para facilitar comunicações, conectar seu pessoal, impulsionar a colaboração e colocar conhecimento, ferramentas e recursos ao alcance dos funcionários.

No entanto, uma intranet é um ecossistema construído a partir de uma combinação de recursos técnicos e informações humanas, portanto, o desempenho depende de muitos fatores. Esteja você usando um software pronto para uso, como o Intra, ou uma plataforma personalizada, vale a pena revisar periodicamente seus recursos, funcionalidades e o valor que ele agrega a sua organização.

Pode ser difícil reconhecer que a solução em que você investiu não está sendo entregue da maneira que deveria ser. Aqui estão indicadores que ajudarão você a identificar se é hora de aposentar sua intranet existente e implementar uma nova.

Razões pelas quais você precisa de uma nova intranet

#1 Sua intranet atual não é uma ferramenta de produtividade

Uma intranet pode ser mais do que uma plataforma para compartilhar comunicações e conhecimento. Também pode ser uma poderosa ferramenta de produtividade; um portal para as ferramentas e recursos digitais em que seu pessoal confia todos os dias. Navegar em vários aplicativos, ferramentas e recursos nos locais de trabalho digitais de hoje pode ser uma experiência trabalhosa e fragmentada que limita a produtividade e adiciona um elemento de monotonia à experiência do funcionário.Um instantâneo de alguns dos aplicativos com os quais o Interact se integra.

#2 A falta de personalização está afastando os funcionários

É muito bom manter sua página inicial atualizada com novidades e conteúdo, mas, como todo profissional de comunicação sabe, a relevância do conteúdo é a chave para o sucesso da intranet. Você não pode garantir que cada conteúdo publicado será relevante para todos os funcionários, e é aí que uma solução com recursos de personalização de conteúdo pode ajudar a garantir que cada funcionário tenha uma experiência adaptada às suas necessidades e interesses.

#3 Você está vendo um retorno negativo sobre o investimento

Acompanhar o retorno do investimento (ROI) pode ser difícil. Os benefícios típicos que as organizações esperam de seus investimentos na intranet incluem maior produtividade, maior engajamento, uma cultura empresarial mais positiva com melhor bem-estar dos funcionários e maior defesa dos funcionários. Se ela está falhando em entregar em uma ou mais dessas áreas, então está falhando em entregar um bom ROI.

#4 Manter e atualizar é uma pressão para a TI

Se fazer alterações em sua intranet exigir a entrada de uma equipe de TI já sobrecarregada, você estará bem ciente da tensão que isso pode causar quando alterações frequentes são necessárias. Para organizações cujas intranets foram personalizadas internamente, gerenciar e manter uma plataforma pode ser um fardo contínuo para a TI.

#5 Sua intranet não é realmente uma intranet

Embora a Microsoft tenha lançado mudanças para tentar posicionar o SharePoint como uma intranet viável, ainda é fundamentalmente uma solução de armazenamento de arquivos. O que ele não faz é conectar locais de trabalho dispersos por meio de comunicações multicanal, o que é realmente o mínimo que um comunicador interno deseja que sua intranet faça. Uma nova intranet digna será integrada aos aplicativos do Microsoft 365.

#6 Não está recebendo engajamento suficiente

Grande envolvimento é o que toda organização deseja, mas conseguir isso pode depender dos recursos da plataforma em uso. Muitas vezes, o engajamento é sufocado pela falta de equilíbrio entre muitas comunicações de cima para baixo e poucas conversas bidirecionais. Os funcionários também podem evitar o envolvimento quando são inundados com tanto conteúdo que as partes relevantes simplesmente se perdem no barulho.

#7 Sua intranet está deixando os funcionários de fora

Uma ótima intranet que seus funcionários adoram deve permitir o acesso de todos em sua organização, onde quer que estejam. Quando determinados grupos de funcionários, não podem acessá-la , eles podem se sentir excluídos, e isso pode torná-los menos propensos a adotar e se envolver . Muitas organizações demoraram a abrir o acesso para aqueles que não estão sentados em um computador o dia todo. Mas uma solução moderna como uma intranet do Intra pode fornecer uma abordagem de ‘intranet em todos os lugares’.

Pronto para uma intranet moderna?

As intranets passaram por muitas evoluções, desde os desajeitados sistemas de armazenamento de documentos, até as soluções no estilo de quadro de avisos da empresa. Não há desculpa para uma intranet que falha em comunicar, luta para engajar, cria dores de cabeça e não dá voz aos funcionários.

Com as informações que fornecemos, uma intranet pode e deve fazer por sua organização, esperamos que você possa tomar uma decisão informada sobre se é hora de atualizar para um software de intranet moderno.

O guia definitivo para intranets em 2024
em Intranet

O guia definitivo para intranets em 2024

Durante décadas, a intranets tentaram informar, conectar e alinhar os funcionários com o que é mais importante na organização. Nos…

por Luiz Antonio Sgargeta
abr 01, 2024
Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar a colaboração e o engajamento
em sua empresa!

#colaboração #teams #sharepoint