Intranet
3 min de leitura

Ideias para melhorar o engajamento dos colaboradores e da equipe

Por Fernando Viana e Sá
Ideias para melhorar o engajamento dos colaboradores e da equipe
 

O engajamento da equipe é a afinidade para os funcionários terem um apego mental e emocional ao trabalho ou local de trabalho. Ou seja, quantas pessoas estão lá por mais do que apenas um cheque de pagamento? Quando se trata de quão engajados seus funcionários estão em seu trabalho, é um fator importante para o desempenho geral da equipe. Portanto, aqui estão algumas ideias para melhorar o engajamento da equipe de forma significativa.

O que é o engajamento dos funcionários e por que isso importa?

O engajamento do funcionário é o compromisso do indivíduo com seu trabalho, com base em seus níveis gerais de satisfação. Assim, esse nível de satisfação prevê o quanto estão motivados para fazer seu trabalho e se provavelmente procurarão oportunidades em outro lugar.

Portanto, funcionários desengajados podem levar a desperdício excessivo, aumento do tempo gasto em consertar o trabalho, estouros de orçamento, diminuição da produção devido a prazos não cumpridos e aumento de defeitos.

Os estudos de engajamento mudaram ao longo dos anos. O engajamento dos funcionários agora é menos sobre o quão feliz um funcionário se sente, mas como eles se sentem realizados com o trabalho que estão fazendo

Ideias sobre como melhorar o engajamento da equipe como líder

Então, aqui está uma lista de maneiras significativas de melhorar o engajamento dos funcionários individualmente como líder com seus funcionários. Assim, quando se sentirem motivados como indivíduos, serão uma parte mais forte do engajamento geral da equipe.

1. Feedback como um ativo

Incentive o feedback de sua equipe de várias maneiras diferentes. Certifique-se de estar acessível com uma política de portas abertas ou horários em que seja acessível para a equipe simplesmente entrar. Ou seja, faça reuniões nas quais solicite feedback ativamente, faça pesquisas oficiais de satisfação. Experimente diferentes caminhos em sua equipe para ver o que funciona.

2. Compaixão como pedra angular

Um grande líder pelos padrões de hoje não é aquele que é impulsionado economicamente, é o líder centrado nas pessoas. Sendo assim, quando você busca entender a perspectiva de um funcionário e realmente ouvir, pode entender o que o funcionário precisa de você.

Com esse conhecimento, você pode entregar exatamente o que vai motivar o funcionário e mantê-lo engajado em seu trabalho.

3. Mostre gratidão

Dizer ‘obrigado’ é tão simples, mas muito poderoso. Personalize ainda mais a gratidão, agradecendo especificamente a alguém pelo que fez e qual foi o impacto para a equipe.

Ideias sobre como melhorar o engajamento da equipe em conjunto

Depois de ter seus planos individuais para feedback configurados, trabalhe no envolvimento do grupo com algumas das seguintes atividades:

1. Horários flexíveis

As pessoas se acostumaram a horários flexíveis durante a alta conversão para horários de trabalho em casa. Então, quando os funcionários voltam ao escritório, certifique-se de que eles possam ter alguma flexibilidade nos dias de folga e horários de início ou término.

2. Colaboração entre equipes

Garanta que os silos de trabalho sejam uma coisa do passado quando diferentes grupos são reunidos para trabalhar em projetos. Portanto, aproveite todas as oportunidades de reunir diferentes departamentos para trabalhar de forma colaborativa.

Outra grande oportunidade é desenvolver um programa de mentoria para diferentes gerações. Novamente, os Millennials adoram ter valor em seu trabalho e a orientação de colegas é uma maneira incrível de tornar algumas coisas interessantes novamente para pessoas que estão perto da aposentadoria.

3. Eventos sociais

Planeje alguns encontros sociais para que sua equipe se conheça! Esse planejamento não deve depender apenas de você como líder. Crie um comitê de eventos sociais para criar o buy-in para os eventos. Eventos virtuais também podem funcionar!

Conclusão

Quando se trata de ideias para melhorar o engajamento da equipe, tudo se resume à adequação certa para sua equipe. Algumas idéias podem funcionar agora, outras não. O engajamento dos funcionários não é um caminho rápido, mas é extremamente importante.

Você pode encontrar mais tutoriais de comunicação como este em nosso blog, portanto, certifique-se de conferir todos os dias.

O guia definitivo para intranets em 2024
em Intranet

O guia definitivo para intranets em 2024

Durante décadas, a intranets tentaram informar, conectar e alinhar os funcionários com o que é mais importante na organização. Nos…

por Luiz Antonio Sgargeta
abr 01, 2024
Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar a colaboração e o engajamento
em sua empresa!

#colaboração #teams #sharepoint