Intranet
3 min de leitura

Qual é a importância da colaboração no local de trabalho?

Por Erick Alves de Moura
Qual é a importância da colaboração no local de trabalho?
 

O desenvolvimento das tecnologias modernas não eliminou a necessidade de os humanos interagirem uns com os outros. Entretanto, ainda precisamos colaborar de forma eficaz para concluir uma variedade de tarefas. A cultura de trabalho é mais flexível. Sendo assim, os funcionários gostam de ser ouvidos e desejam compartilhar conhecimento em toda a organização. As ideias de negócios são discutidas e compartilhadas além dos grupos de trabalho usuais.

E para atender a essas necessidades em constante mudança das experiências de trabalho dos funcionários, eles precisam de um local de trabalho colaborativo para obter e compartilhar conhecimento, comunicar-se perfeitamente, trabalhar sem esforço, trazer produtividade, eficiência, crescimento e inovação.

Então, continue lendo para descobrir o que é colaboração no local de trabalho, por que a colaboração é importante, ferramentas e dicas para incentivar a colaboração no local de trabalho e muito mais.

O que é colaboração no local de trabalho?

A colaboração envolve um grupo de pessoas compartilhando suas habilidades e ideias com o propósito de alcançar um objetivo comum. A força de trabalho com diferentes perspectivas, ideias e conhecimentos trabalha em conjunto para encontrar soluções inovadoras, que por sua vez ajudam as organizações a resolver problemas de forma mais eficiente. A colaboração pode acontecer em qualquer tipo de configuração, quer as equipes estejam estacionadas em um escritório ou trabalhando remotamente. O objetivo de um local de trabalho colaborativo é maximizar as possibilidades de sucesso, administrando uma experiência comunicativa e colaborativa em toda a organização.

Por que a colaboração no local de trabalho é importante?

Cada indivíduo tem habilidades, talentos e conhecimentos diferentes. Quando todos os membros da equipe colaboram, eles podem utilizar seus conhecimentos, habilidades e experiência para atingir a meta compartilhada. A colaboração também ajuda a rastrear as entregas de projetos, pois os funcionários combinam seus conhecimentos para realizar as tarefas no local de trabalho. Também permite que os funcionários compartilhem suas ideias enquanto entendem como pensam, trabalham e operam. Isso, por sua vez, pode ser mutuamente benéfico para os funcionários, bem como para a organização.

No entanto, alcançar uma colaboração eficaz nunca é fácil. Apenas uma variedade de trabalhos remotos não necessariamente torna um local de trabalho digital eficaz. Pode haver muitos funcionários trabalhando remotamente, pode ser que os departamentos de sua organização estejam isolados ou a maioria das reuniões seja improdutiva. A chave é capacitar os funcionários com as ferramentas certas para que possam colaborar efetivamente em toda a organização. Saiba como as ferramentas de colaboração eficazes podem incentivar a colaboração no local de trabalho.

Quais são os benefícios da colaboração no local de trabalho?

  • Ajuda na resolução de problemas
  • Aproximar pessoas e organizações
  • Ajuda as pessoas a aprender umas com as outras
  • Abra novos canais de comunicação
  • Levar a taxas de retenção mais altas
  • Trabalhadores mais eficientes e melhor participação

Dicas para melhorar a colaboração no local de trabalho

A maioria das organizações luta para conseguir a colaboração porque não é fácil criar um ambiente colaborativo. No entanto, ter algumas dicas importantes pode ajudá-lo a evitar armadilhas comuns.

  • Siga uma abordagem de cima para baixo – Para incentivar os membros de sua equipe, você deve promover ativamente a colaboração como um dos valores centrais da organização e liderar pelo exemplo.
  • Ouça primeiro, fale depois – Quando você prioriza ouvir, há melhores oportunidades para aprender mais rápido e ser capaz de identificar mais lacunas. Também cria confiança e leva a melhores relacionamentos.
  • Diretrizes claramente definidas – Forneça uma linha de comunicação definida em toda a organização para que os membros da equipe saibam onde encontrar as informações necessárias e como realizar as tarefas de forma eficaz.
  • Defina regras e metas básicas – Definir as metas e as regras é necessário para manter os funcionários no caminho certo e focados em suas metas atuais. Isso garantirá uma colaboração eficiente no local de trabalho.
  • Agregar e adaptar – Depois que as práticas de colaboração necessárias são introduzidas, é importante identificar os locais de melhoria, permanecer adaptável e flexível para garantir uma colaboração bem-sucedida no local de trabalho.
  • Recompensas e incentivos – Em vez de recompensar os funcionários individualmente, as organizações também devem oferecer incentivos para as conquistas da equipe. Diminui a competição interna e, em vez disso, vê os membros de sua equipe como um trunfo para combater a concorrência externa.

Como o Intra melhora a colaboração no local de trabalho?

Criar um local de trabalho colaborativo exige muito esforço e tempo, mas a recompensa vale a pena. Se você também deseja iniciar o processo em seu local de trabalho, comece a usar o Intra – uma solução completa para modernizar suas práticas de colaboração.

O Intra é uma ferramenta de colaboração no local de trabalho que ajuda os membros da equipe a colaborar e se comunicar, permitindo que eles acessem todas as informações de negócios, principais aplicativos de negócios e ferramentas por meio de uma plataforma unificada. Ele também ajuda você a gerenciar projetos, atribuir tarefas aos membros da equipe, otimizar fluxos de trabalho, melhorar a experiência dos funcionários, automatizar tarefas de negócios, criar canais de comunicação, garantir colaboração perfeita e capacitar sua força de trabalho remota.

Por fim, o maior benefício do Intra é que é uma ferramenta baseada em nuvem que pode ser acessada de qualquer dispositivo e em qualquer local, o que facilita o trabalho conjunto de funcionários remotos. Agende uma demonstração com nossos especialistas em colaboração para ver o Intra em ação.

O guia definitivo para intranets em 2024
em Intranet

O guia definitivo para intranets em 2024

Durante décadas, a intranets tentaram informar, conectar e alinhar os funcionários com o que é mais importante na organização. Nos…

por Luiz Antonio Sgargeta
abr 01, 2024
Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar a colaboração e o engajamento
em sua empresa!

#colaboração #teams #sharepoint