Intranet
3 min de leitura

Como a Intranet moderna melhora a integração de colaboradores

Por Luiz Antonio Sgargeta
Como a Intranet moderna melhora a integração de colaboradores
 

A pandemia forçou empresas em todo o mundo, que antes nunca operavam de casa, a aceitar e se adaptar ao novo padrão de trabalhar remotamente.

Contudo, organizações que estavam bem equipadas com ferramentas modernas para trabalhar remotamente conseguiram continuar todas as operações de negócios com sucesso. No entanto, outros ainda enfrentam dificuldades e desafios em certas áreas que ainda não foram desencadeadas. 

Então, avançar também significa atender às necessidades de novos colaboradores e, no momento, contratar novos colaboradores era uma tarefa difícil. Portanto, em especial, absorver a cultura da organização remotamente nos novos ingressantes pode ser uma tarefa desafiadora.

Desafios de integração

Receber novos colaboradores na organização era fácil quando era feito pessoalmente pelo RH e pelos gerentes. O cenário atual é diferente. Pois, com o trabalho em casa e o distanciamento social, é óbvio que a estratégia de indução e onboarding há uma mudança de paradigma de tornar tudo virtual.

O papel da Intranet

1. Ofereça uma experiência personalizada

Cada novo colaborador é diferente e pertence a vários departamentos e terá políticas, objetivos e perfis distintos. Portanto, aqui a intranet será essencial para personalizar o processo de integração para novas contratações sob medida com base na função, perfis, departamentos e equipe. Dessa forma, todos receberão material de embarque e informações específicas para suas necessidades e localização. Também melhorará a produtividade do trabalho e a satisfação dos colaboradores na organização.

2. A comunicação é a chave para uma integração bem-sucedida

A comunicação é um dos aspectos importantes da integração de novos colaboradores no local de trabalho. Assim, construir e manter uma atmosfera de trabalho positiva tem a ver com comunicação eficiente no local de trabalho. 

Uma intranet é uma ferramenta eficaz de comunicação em todos os departamentos da sua organização. Assim, a equipe de RH pode usar a intranet para fornecer informações aos colaboradores em tempo real com notícias atualizadas, políticas, iniciativas de saúde e bem-estar e muitos outros. 

3. Experiência social virtual

Um dos maiores desafios para os novos integrantes é ter dificuldade em se conectar com as pessoas de sua equipe. Pois, a experiência social facilita o processo de conexão com colegas de trabalho durante o trabalho remoto e torna a experiência de integração mais eficaz.

Portanto, ferramentas de compartilhamento de conhecimento e informações, recursos sociais como marcação de gosto, compartilhamento e comentários facilitam o processo de conectar pessoas e fortalecer a construção de equipes e aumentar a colaboração entre os membros da equipe. Isso também ajuda a absorver a cultura da organização com os novos ingressantes.

4. Recursos centralizados ajudam na integração

Pesquisar informações perdendo muito tempo pode ser uma tarefa entediante. Então, a localização centralizada para acessar recursos e documentos essenciais com um único ponto de acesso reduzirá o estresse e os tornará mais envolventes.

Será fácil para os novos colaboradores remotos de integração encontrar todos os anúncios, notícias, atualizações, calendário de feriados, informações de política e material de treinamento relacionados à empresa, etc. Isso incentiva os novos colaboradores a se familiarizarem com a missão e visão da empresa e torná-los uma parte disso efetivamente.

5. Aprendizagem online

Uma intranet moderna oferece uma experiência de integração mais satisfatória. O RH e os gestores podem compartilhar documentos de treinamento, apresentações de autoaprendizagem e vídeos na plataforma da intranet de acordo com a conveniência dos colaboradores. Sem perder muito tempo esperando por programas de orientação, diminui a dependência da disponibilidade do treinador. Facilita que os colaboradores tenham acesso fácil a todos os recursos de conhecimento, tornando o processo de aprendizagem fácil e útil.

Conclusão

Os recursos modernos da intranet vêm com os melhores recursos para remodelar o processo de integração do colaborador neste momento difícil. O método tradicional de integração de colaboradores não funciona mais para nenhuma organização em desenvolvimento.

Para organizações que planejam transformar a experiência de integração dos colaboradores em sua organização, essas dicas irão aprimorar o processo de integração desatualizado em uma experiência mais produtiva e positiva.

Por fim, para saber mais sobre intranets modernas acesse nosso artigo sobre o que é uma ‘intranet-in-a-box’, e veja como nossa solução em intranet se encaixa perfeitamente para auxiliar sua empresa na integração de novos colaboradores.

O guia definitivo para intranets em 2024
em Intranet

O guia definitivo para intranets em 2024

Durante décadas, a intranets tentaram informar, conectar e alinhar os funcionários com o que é mais importante na organização. Nos…

por Luiz Antonio Sgargeta
abr 01, 2024
Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar a colaboração e o engajamento
em sua empresa!

#colaboração #teams #sharepoint