Intranet
3 min de leitura

A intranet moderna permite um hub central de informações

Por Fernando Viana e Sá
A intranet moderna permite um hub central de informações
 

Antes de nos aprofundarmos em como uma intranet pode atuar como um hub central de informações, vamos entender por que você precisa de um hub centralizado em primeiro lugar. Atualmente, as empresas implantam vários aplicativos locais e na nuvem para diversas finalidades. Na verdade, de acordo com relatórios recentes, as empresas usam em média até 1.000 aplicativos em nuvem, mas seus CIOs acham que são apenas 30 ou 40 aplicativos.

Os aplicativos de negócios podem ser amplamente divididos nas seguintes categorias:

  • ESS: Aplicativos de autoatendimento para funcionários para gerenciamento de serviços de RH e TI. Ex: ServiceNow, Workday.
  • Produtividade: Sistemas de gestão de documentos e registos, ferramentas de comunicação e colaboração, ferramentas de gestão de projetos e ideias Ex: Office 365, Teams, Yammer, Slack, SharePoint.
  • LoB: CRM, produção, vendas e outros aplicativos funcionais.
  • Aplicativos de Business Intelligence (BI): Power BI, Oracle BI, Tableau, Qlikview etc.
  • ERP: A espinha dorsal de todas as aplicações. Exemplo: SAP, Oracle

Em muitos casos, esses aplicativos não se integram entre si e possuem interfaces exclusivas próprias. A má integração custa às empresas meio milhão de dólares todos os anos. Isso resulta em um ecossistema de TI fragmentado, aumento dos silos de dados, redução da capacidade de localização de informações e diminuição da produtividade.

As intranets modernas podem ser aproveitadas como um hub central de informações

Hoje, as intranets atuam como um balcão único para comunicação, colaboração, pesquisa e compartilhamento de informações.

As intranets modernas, como o Intra, fornecem integrações flexíveis com vários aplicativos de terceiros, ferramentas de local de trabalho digital e sistemas de back-end personalizados usados ​​por uma organização. Eles unem perfeitamente todos os seus aplicativos de negócios e os colocam em uma plataforma digital comum.

Isso significa que você não precisa alternar aplicativos diferentes para realizar seu trabalho. Basta abrir a página inicial da sua intranet e você poderá ver seus aplicativos favoritos e mais usados ​​disponíveis como widgets ou links rápidos dentro dela. Você não precisa mais abrir aplicativos individuais para realizar atividades e acessar as informações armazenadas neles. Você pode fazer isso na conveniência da sua intranet.  

Como o uso de uma intranet como um hub central de informações ajudará

1. Acesse informações armazenadas em diferentes sistemas

  • Um mecanismo de pesquisa corporativa cognitiva em uma intranet permite encontrar relatórios, documentos e outros arquivos e pastas armazenados em diferentes aplicativos.
  • Personalize seu feed de intranet com os painéis e widgets relevantes que contêm informações relacionadas à sua linha de negócios, KPIs, projetos, solicitações de serviço, etc.

Exemplos: Um painel PowerBI/Tableau em sua intranet ajuda você a monitorar KPIs e acessar relatórios com um único clique. Um widget HRSM ou ITSM exibe o status de suas solicitações ou tíquetes. Um widget do SharePoint recomenda os documentos certos com base em seus interesses e funções.

2. Realize tarefas sem trocar de aplicativo

Ao longo do dia, os funcionários precisam realizar uma variedade de tarefas menores relacionadas a RH, gerenciamento de projetos, administração, linha de negócios, etc.

Exemplos: Levantar um tíquete de TI, fazer transações com sistemas LoB, solicitar PTO, adicionar ou mover arquivos de projeto no SharePoint, alterar informações do usuário ou atualizar registros de clientes no CRM.

Mas mesmo a menor dessas tarefas levará tempo se for esperado que os funcionários façam login em vários aplicativos para concluí-las. Uma intranet pode atuar como uma única interface para realizar todas essas tarefas sem trocar de aplicativo.

3. Receba notificações importantes

Os funcionários precisam acompanhar constantemente e manter-se informado sobre coisas diferentes. Eles precisam ser atualizados sobre seus KPIs de negócios, mudanças no RH ou nas políticas da empresa, status de suas solicitações de licença, tíquetes de TI, tarefas de projeto, etc. E não se pode esperar que eles façam login em vários aplicativos para rastrear o status de cada coisa. As intranets modernas podem enviar notificações proativamente de diferentes aplicativos e garantir que os funcionários se mantenham atualizados.

Por exemplo, integrando sua intranet com seu aplicativo de BI, você pode definir e obter alertas personalizados sobre mudanças nos KPIs de negócios.

Conheça a nossa solução em intranet

O Intra pode se integrar e se conectar a aplicativos de terceiros incluindo sistemas de back-end personalizados para fornecer escalabilidade ilimitada.

Sua capacidade integrada de conectar-se a qualquer aplicativo de negócios elimina as barreiras dos esforços de integração de longa duração para começar, ao contrário das intranets tradicionais. Assim, cria uma rede global contínua, mas eficaz – fornecendo um hub central para quebrar silos.

O guia definitivo para intranets em 2024
em Intranet

O guia definitivo para intranets em 2024

Durante décadas, a intranets tentaram informar, conectar e alinhar os funcionários com o que é mais importante na organização. Nos…

por Luiz Antonio Sgargeta
abr 01, 2024
Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar a colaboração e o engajamento
em sua empresa!

#colaboração #teams #sharepoint