Intranet
3 min de leitura

A intranet: não apenas outro aplicativo empresarial

Por Luiz Antonio Sgargeta
A intranet: não apenas outro aplicativo empresarial
 

Hoje em dia as organizações possuem de ferramentas digitais, projetados para atender a quase todas as necessidades de colaboradores ou negócios.

Entretanto, a maioria dessas ferramentas são projetadas para responder a uma necessidade ou desafio de específico. Seja a plataforma do RH, o gerenciamento de aprendizagem ou o sistema de reembolso.

Então, isso representa um desafio inegável para nossos colaboradores, pulando de aplicativo de uma ferramenta para a outra, com cada aplicativo individual para servir a um propósito definido.

A intranet costuma ser historicamente designada como a ‘plataforma de notícias da empresa’ ou talvez o ‘lugar para encontrar as políticas de RH’.

A verdade é que seu valor e função vão muito além de um único benefício: é uma ferramenta que merece um lugar único em seu local de trabalho digital. Com uma equipe de gerentes e comunicadores empenhados em priorizar a intranet, o retorno em seu investimento é certo.

Conexão com os colaboradores

Cada interação com um colega, um gerente ou com a organização como um todo é uma oportunidade de construir um vínculo com os colaboradores.

As organizações mais bem-sucedidas de hoje nutrem um sentimento de pertencimento, propósito e satisfação pessoal em seus colaboradores. Tornando o trabalho mais do que apenas um trabalho.

No entanto, as organizações de hoje estão cada vez mais dispersas, remotas, digitalizadas. As interações sociais e pessoais estão cada vez mais sendo substituídas por virtuais.

Então, como podemos nutrir esse senso de conexão entre os colabordaores, especialmente entre aqueles remotos ou dispersos que não têm o benefício de experimentar a cultura ou conexão dos espaços físicos?

Por meio de um espaço virtual dedicado a nutrir nossa cultura, marca interna, conexões pessoais, senso de pertencimento e propósito. Ou seja, nossa intranet.

Intranet o centro de sua empresa

Ao contrário da maioria das ferramentas digitais, a intranet tem um valor agregado exclusivo. Ou seja, ela pode desempenhar um papel crítico na formação da experiência do colaborador. Assim, esse superpoder a torna digna do primeiro lugar e prioridade quando se trata de onde investir o tempo dos colaboradores.

Ele faz isso de várias maneiras, vejamos:

  • Conexão com a organização: como seus colaboradores entendem o que você representa como empresa? Por meio de atualizações de liderança, notícias, comemoração de sucessos ou conquistas, reconhecimento e muito mais. Uma intranet com espaços para notícias, comunicados, palavra do presidente reforçam esses valores.
  • Cultive uma cultura virtual: A cultura de uma empresa é um fator determinante na retenção e satisfação dos colaboradores. Uma intranet é um espaço social virtual que permite que as organizações nutram os valores que refletem sua cultura. Assim sua intranet precisa ser personalizável com a identidade de sua marca, a sua história entre outros requisitos.
  • Conexão com colegas: Uma intranet conecta colegas à distância, fuso horário ou função, com ricos perfis e interações sociais dando uma verdadeira ‘cara ao nome’. Destaques, reconhecimento, conteúdo gerado por colaboradores, como rede socila interna e muito mais, levam esse senso de conexão para o próximo nível.
  • Dar voz à equipe: Uma intranet oferece um espaço seguro e colaborativo para inovação, feedback, compartilhamento de experiências ou contribuição. Ferramentas embutidas, incluindo fóruns, pesquisas, enquetes ou o simples ato de comentar e contribuir criam um espaço aberto, criativo e engajado para os colaboradores.
  • Transformando a experiência digital do colaboradores: As soluções de intranet atuais servem como uma janela para seu local de trabalho digital: reunindo essas ferramentas dispersas, aplicativos e diferentes ativos de conhecimento com uma interface focada no colaborador que ajuda a reduzir o ruído e a criar uma experiência amigável, intuitiva e fácil.

Conclusão

De forma realista, muitos comunicadores sabem que seu pessoal irá inicialmente visitar a intranet com base na ‘necessidade de saber’: buscando informações para uma necessidade ou propósito específico. 

No entanto, agora entendemos que não é necessariamente sobre o tempo gasto no envolvimento, mas a qualidade da interação. Ao compreender a importância desse sistema empático que impulsiona nosso senso de conexão. Nossas intranets, então, atrairão os usuários além de uma tarefa simples: e os envolverão em um nível totalmente diferente.

Assim o Intra, nossa solução em intranet, aliada ao Microsoft Teams reune todos os elementos abordados neste artigo. Possibilitando que sua empresa obtenha um maior engajamento dos colaboradores e aumente assim eficiência geral de seu negócio. Entre em contato e agende uma demonstração.

Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar a colaboração e o engajamento
em sua empresa!

#colaboração #teams #sharepoint