Intranet
3 min de leitura

Intranet baseada em nuvem: razões pelas quais você deve considerá-la

Por Fernando Viana e Sá
Intranet baseada em nuvem: razões pelas quais você deve considerá-la
 

À medida que mais organizações migram para ambientes de trabalho remotos e híbridos, é imperativo fornecer à equipe uma plataforma de comunicação interna eficiente. Uma maneira de fazer isso é via software de intranet. 

Durante anos, as intranets locais têm sido a solução principal para uma intranet de negócios, mas no novo ambiente de trabalho remoto e com o crescimento do mercado de computação em nuvem que deve atingir US$ 663 bilhões até 2024 , o software de intranet baseado em nuvem torna mais sentido.  

Abaixo, consideramos uma série de benefícios que vêm com uma intranet baseada em nuvem.

O que é uma plataforma de intranet?

Mas primeiro, se você não está preparado para esses sistemas de comunicação, aqui está o fraco do software de intranet. 

Uma plataforma de intranet é um sistema online que permite que a equipe se comunique e colabore. É uma rede privada que fica atrás do firewall da empresa e só é acessível pelos funcionários. As plataformas de intranet podem ser usadas para diversos fins , como compartilhamento de documentos, publicação de atualizações, comunicação de notícias, organização de eventos e muito mais.

O que é uma intranet baseada em nuvem? 

Como o nome sugere, o software de intranet baseado em nuvem é uma plataforma de intranet que reside em um servidor remoto (a nuvem) em vez de ser hospedado no local. Isso significa que ele é hospedado por um provedor de terceiros e acessado pela Internet. A equipe pode acessá-lo de qualquer dispositivo – desktop, laptop, tablet ou telefone – em qualquer lugar do mundo, desde que tenha conexão com a Internet. Por ser baseado em nuvem, não há necessidade de instalar software ou hardware para acessar a plataforma.

Existem vários benefícios de uma intranet em geral, como maior envolvimento dos funcionários, melhor colaboração, comunicações internas simplificadas e compartilhamento de conhecimento, resposta mais rápida em problemas e melhor produtividade geral. Mas o software de intranet baseado em nuvem oferece benefícios adicionais, conforme observamos abaixo. 

Poupança de custos

As intranets no local têm equipamentos, pessoal e outras despesas caras, enquanto uma intranet baseada em nuvem exige apenas uma taxa de configuração única e uma taxa mensal acordada.

Com um sistema baseado em nuvem, você não terá que se preocupar com despesas inesperadas devido ao alto uso de funcionários ou a necessidade de uma grande equipe de TI. A operação diária da intranet tratada por funcionários de RH e administração. Por isso, uma intranet baseada em nuvem é uma alternativa econômica para sua empresa.

Melhor segurança

As intranets locais mal configuradas são suscetíveis a ataques cibernéticos à medida que estão conectadas à Internet. Como resultado, os hackers podem obter acesso a dados e informações confidenciais da empresa, levando à perda de dinheiro, roubo de propriedade intelectual e muito mais.

Uma solução de intranet baseada em nuvem é hospedada em servidores remotos bem protegidos com as mais recentes medidas de segurança em vigor. Isso significa que seus dados ficam mais seguros.

Plataforma tudo em um  

Uma boa intranet baseada em nuvem virá com uma variedade de recursos e ferramentas que seus funcionários podem usar para colaborar e realizar seu trabalho. Isso significa que não há necessidade de aplicativos ou softwares separados, pois tudo está disponível em um só lugar. 

Isso economiza tempo e permite que a equipe se torne mais eficiente e produtiva, pois não precisa perder tempo procurando a ferramenta ou aplicação certa. 

Agilidade e escalabilidade

Outro benefício de uma intranet corporativa baseada em nuvem é sua agilidade e escalabilidade. O sistema pode se adaptar rapidamente a mudanças no número de funcionários ou requisitos, enquanto uma intranet local exigiria modificações manuais e tempo de inatividade potencial. 

Se você precisar aumentar ou diminuir o número de usuários em sua intranet, um sistema em nuvem pode acomodar isso facilmente. Da mesma forma, se você tiver um influxo de novos funcionários, poderá escalar a plataforma para atender às necessidades deles.

Acesso 24 horas por dia de qualquer lugar

Um dos maiores benefícios de trabalhar em um ambiente remoto e híbrido é a flexibilidade para a equipe. Com uma intranet baseada em nuvem, os funcionários têm acesso 24 horas por dia às informações e recursos da empresa, não importa onde estejam no mundo. 

Isso significa que eles podem continuar a trabalhar mesmo fora do escritório ou fora da cidade a negócios. Tudo o que eles precisam é de uma conexão com a Internet e podem ser tão produtivos quanto de costume.

Integração rápida 

Outro benefício de uma excelente intranet em nuvem é sua capacidade de integração com outros sistemas e plataformas corporativos. Isso permite que você use a plataforma como uma extensão de seus aplicativos e ferramentas de negócios existentes, fornecendo aos funcionários acesso a tudo o que precisam em um só lugar.

Conclusão: escolhendo uma solução de intranet em nuvem

A nuvem é o novo normal para a maioria das organizações, pois elas buscam reduzir custos e aumentar a flexibilidade. Você está certo em pensar sobre as necessidades de sua organização dessa maneira. 

Por fim, a melhor maneira de escolher um portal de intranet baseado em nuvem é fazer uma comparação de recursos onde você compara recursos semelhantes das principais plataformas. Então, sempre que possível, inscreva-se para uma demonstração gratuita e totalmente funcional para ver como o sistema funciona para você. Pois, isso irá ajudá-lo a tomar uma decisão informada que se adapte às suas necessidades e orçamento.

O guia definitivo para intranets em 2024
em Intranet

O guia definitivo para intranets em 2024

Durante décadas, a intranets tentaram informar, conectar e alinhar os funcionários com o que é mais importante na organização. Nos…

por Luiz Antonio Sgargeta
abr 01, 2024
Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar a colaboração e o engajamento
em sua empresa!

#colaboração #teams #sharepoint