Intranet
2 min de leitura

Software de intranet SaaS x software de intranet auto-hospedado

Por Luiz Antonio Sgargeta
Software de intranet SaaS x software de intranet auto-hospedado
 

Então … você decidiu que precisa incorporar software de intranet ao seu negócio e reconhece a necessidade de ter uma estratégia online robusta que aproveite o fenômeno das redes sociais.

Portanto, você precisa conciliar os prós e os contras de usar o software de intranet SaaS ou uma plataforma auto-hospedada.

Então, aqui estão alguns fatores:

1. Personalizações e recursos de longo prazo

O software de intranet SaaS geralmente oferece a melhor solução quando você assina o serviço. Haverá complementos e atualizações, mas dependem do plano de desenvolvimento do provedor.

Se isso não for uma preocupação, o SaaS tem a vantagem.

2. Crescimento e escalabilidade do usuário da intranet

Se você puder projetar como a base de usuários em sua intranet aumentará ao longo do tempo, sua intranet SaaS manterá e funcionará bem em vista desse uso? 

A maior parte do software de intranet social oferecido como SaaS é projetado para acomodar centenas e milhares de usuários sem comprometer o funcionamento.

3. Segurança da intranet

Talvez uma das maiores preocupações para quem está optando por uma intranet SaaS seja a falta de transparência sobre o que está acontecendo com seus dados e o quão seguro é.

O risco de perda e uso indevido de dados está sempre presente. Embora a maioria dos provedores seja capaz de fornecer excelente segurança. Quando o software é auto-hospedado, as empresas ficam um pouco tranquilas com o fato de que seus valiosos dados estão dentro de suas instalações e sob seu controle.

4. Custos e taxas

Embora você possa pensar – este é um acéfalo, uma intranet SaaS tem que ser mais econômica – é melhor calcular quanto você acabaria gastando em curto, médio e longo prazos e, então, chegar a uma decisão.

As intranets SaaS podem ser precificadas em um modelo pré-pago ou assinatura anual. Pode ser cobrado mensalmente, dependendo do número de usuários, tráfego ou largura de banda necessária. Entretanto, pode haver custos adicionais para adicionar recursos, atualizações, ultrapassar os limites de usuário ou tráfego.

Conclusão

Quando você coloca todos esses fatores diferentes em perspectiva, SaaS e as soluções de software de intranet auto-hospedada parecem bastante equilibradas, mas a decisão, bem, não é tão simples.

Portanto, somente quando você reservar um tempo para considerar seus planos específicos e decidir quais critérios são mais importantes para você, você poderá realmente chegar a uma decisão bem pensada. E aquele em que você pode ter certeza para cumprir seus objetivos, tanto imediatos quanto a longo prazo.

Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar a colaboração e o engajamento
em sua empresa!

#colaboração #teams #sharepoint