Intranet
3 min de leitura

Por que a intranet padrão do SharePoint pode não ser a melhor opção

Por Luiz Antonio Sgargeta
Por que a intranet padrão do SharePoint pode não ser a melhor opção
 

O SharePoint é uma excelente plataforma para organizações que precisam armazenar e organizar grandes quantidades de informações.

Ele se integra ao Microsoft 365, permite controle de versão e inclui gerenciamento de permissões. Muitas equipes também usam o SharePoint como um portal de intranet. Mas o SharePoint é uma intranet? Responderemos a essa pergunta nesta postagem e forneceremos as informações necessárias para decidir se o uso do SharePoint como uma intranet é adequado para seus negócios.

O que é a intranet do Microsoft SharePoint?

A intranet do Microsoft SharePoint é uma rede interna para gerenciamento de comunicação e arquivos. Inclui alguns recursos de gerenciamento de projetos, treinamento de autoatendimento e ferramentas de acompanhamento de desempenho. 

Alguns usuários consideram a intranet online do SharePoint mais versátil do que a instância local. A versão online vem com atualizações automáticas e patches de segurança, enquanto a versão local requer manutenção e atualizações manuais.

Opções de intranet do SharePoint

Ele está disponível com recursos padrão e opções personalizadas. Variando do mais barato ao mais caro, as quatro principais categorias de opções são: 

  • Intranet pronta para uso: Esta é a versão mais básica do SharePoint, com suporte limitado. As empresas que optarem por esta versão precisarão de sua própria equipe de TI para implementar e implantar o SharePoint.
  • Intranet em uma caixa: Embora esta não seja a versão de nível superior do SharePoint, é a versão mais rápida de implantar — contém alguns recursos úteis, mas nenhuma personalização que atrapalha a implantação. Com esta versão, os clientes obtêm suporte contínuo e acesso a especialistas. 

Por que muitas empresas usam o SharePoint como uma intranet?

Muitas empresas podem usar o SharePoint como uma intranet simplesmente porque é isso que sempre usaram. As empresas que inicialmente usavam ele apenas para gerenciamento de documentos podem ter adotado os recursos de colaboração de intranet do SharePoint à medida que foram lançados, sem perceber a variedade de outras plataformas de intranet que estão no mercado hoje.

Por que outras empresas optam por não usar o SharePoint padrão como uma intranet?

O Microsoft SharePoint é uma das plataformas de intranet mais populares, e muitas empresas podem achar que ele atende bem às suas necessidades. No entanto, pode não ser a melhor escolha para algumas organizações, pelos seguintes motivos:  

Sharepoint não é centrado no usuário 

Um dos principais pontos de venda do SharePoint é sua tecnologia — ele é capaz de executar uma ampla variedade de tarefas, mas não é o ambiente mais amigável. As empresas que não têm equipes de TI ou não podem dedicar muito tempo ao treinamento podem achar que ele é muito complexo para suas necessidades.

O SharePoint é difícil de implementar, personalizar e manter

Se você pretende usá-lo como uma intranet, isso exigirá algum grau de personalização e muitas empresas não têm o conjunto de habilidades para implementar um programa personalizado ou o orçamento para pagar ao SharePoint para implementá-lo. Esse software também requer manutenção contínua, o que pode ser um fardo para pequenas equipes de TI. 

SharePoint é uma plataforma de comunicação estática

Ele é eficaz para comunicação de cima para baixo, como anúncios da empresa, mas não foi desenvolvido para promover a comunicação em toda a empresa entre funcionários e gerenciamento ou entre equipes. 

O SharePoint não possui recursos importantes de colaboração

Sem chamadas de vídeo integradas ou funcionalidade de bate-papo, ele não é ideal para colaboração. Também está faltando os principais recursos sociais que você encontrará em outras plataformas modernas de intranet. 

Por que o IntraTeams é a melhor alternativa de intranet ao SharePoint?

Happeo é uma plataforma de intranet social com os recursos que equipes ágeis e remotas precisam para melhorar a comunicação e a colaboração. Ele se integra ao Microsoft 365, para máxima flexibilidade. 

Algumas das vantagens incluem:

  • Implantação rápida: Em média, a implantação de outras plataformas de intranet leva meses. A interface de usuário do IntraTeams permite uma implantação muito mais rápida.
  • Comunicação dinâmica: Os recursos de comunicação do Happeo permitem que os usuários troquem ideias por meio de bate-papo, respondam e compartilhem postagens de outras pessoas e se envolvam em comunicação com a liderança. E com análises detalhadas, os administradores podem ver que tipo de conteúdo os funcionários acham mais útil e envolvente. 
  • Integração eficaz: O Intrateams permite que os administradores criem uma experiência de integração rica em recursos, completa com um diretório de funcionários, marcos de treinamento e fácil acesso a todos os materiais de integração. 
  • Colaboração social: Os recursos de colaboração social do IntraTeams ajudam os funcionários a se conectarem uns com os outros onde quer que estejam. Os usuários podem compartilhar atividades externas e mostrar seu apreço pelo excelente trabalho de um colega.  

Pronto para uma intranet melhor?

Embora o SharePoint tenha se tornado definitivamente mais fácil de usar ao longo dos anos, ele ainda não está à altura das plataformas de intranet modernas que são rápidas de lançar, fáceis de usar e impulsionam o envolvimento dos funcionários. 

IntraTeams é uma plataforma de intranet dinâmica que capacita os funcionários a trocar ideias e buscar conhecimento. Ele simplifica a integração, promove a colaboração e serve como um “watercooler” virtual. Você está pronto para ver o que o IntraTeams pode fazer pelo seu negócio? Solicite uma demonstração hoje!

O guia definitivo para intranets em 2024
em Intranet

O guia definitivo para intranets em 2024

Durante décadas, a intranets tentaram informar, conectar e alinhar os funcionários com o que é mais importante na organização. Nos…

por Luiz Antonio Sgargeta
abr 01, 2024
Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar a colaboração e o engajamento
em sua empresa!

#colaboração #teams #sharepoint