Intranet
4 min de leitura

Intranet e SharePoint: o que você para saber antes

Por Fernando Viana e Sá
Intranet e SharePoint: o que você para saber antes
 

Desde a sua criação em 2001, o Microsoft SharePoint ganhou imensa popularidade. A principal razão de sua fama na indústria é porque serve como uma plataforma poderosa para a criação de intranets.

Com uma intranet baseada em SharePoint, você pode executar várias tarefas, como criar experiências digitais ricas de alta qualidade para usuários, definir medidas de segurança eficazes, filtrar conteúdo com base em funções e departamentos e muito mais.

Além disso, com uma força de trabalho cada vez mais remota, tornou-se vital que as empresas se concentrassem em software de intranet de alta qualidade. À medida que mais organizações planejam continuar uma cultura de trabalho híbrida mesmo após a pandemia, a necessidade de um software de intranet para ajudar os funcionários a se conectarem e permanecerem motivados é mais importante do que nunca.

Neste artigo, veremos a posição do SharePoint quando se trata de controle remoto e discutiremos se o SharePoint Padrão é o ideal para sua organização.

O que é o Microsoft SharePoint?

O Microsoft SharePoint é uma ferramenta de colaboração e gerenciamento de documentos inteligente móvel e baseada na Web que é usada para criar uma intranet para organizações. Inclui recursos como controle de segurança, aplicativos de fluxo de trabalho e bancos de dados de lista, entre outros.

O SharePoint fornece recursos para:

  • Permita que os usuários gerenciem, compartilhem e editem documentos simultaneamente sem problemas
  • Permitir que os usuários rastreiem informações em toda a empresa
  • Forneça ferramentas para criar fluxos de trabalho, formulários e aplicativos personalizados avançados
  • Promover o conhecimento, a gestão e a produtividade
  • Ajude as equipes a se manterem organizadas

Há muitos outros fatores notáveis ​​a serem considerados antes de declarar o SharePoint Padrão como seu software de intranet ideal. Antes de passar por eles, porém, vamos discutir um pouco mais sobre o que você deve procurar em uma intranet.

Coisas para saber antes de usar o SharePoint Padrão

Agora que analisamos o que é o SharePoint e o que você deve procurar em uma intranet, há vários pontos vitais que você precisa conhecer antes de escolher o SharePoint como seu software de intranet.

1. Personalizar o SharePoint pode ser uma dor

Para implementar o SharePoint em todo o seu potencial, muitas vezes você precisa personalizá-lo para atender às necessidades da sua organização. Embora venha com planos acessíveis, sua configuração inicial e personalizações podem estourar seu orçamento.

Além disso, a Microsoft desencoraja fortemente quaisquer personalizações em sua página inicial, pois podem ocorrer erros inesperados se forem feitas alterações nas opções de layout.

2. É centrado na tecnologia, não centrado na experiência

Embora o SharePoint se gabe muito do fácil rastreamento de arquivos e informações, ele não se destina a usuários não técnicos. Você precisa ser qualificado e treinado antes de usar a plataforma. Por esse motivo, sua taxa de adoção é bastante lenta dentro das organizações.

Como é centrado na tecnologia e não na experiência do usuário, o treinamento inicial se torna inevitável e novamente aumenta as despesas das organizações. Pode levar até um ano para que suas equipes adotem e utilizem o software em toda a sua extensão com base em seus conhecimentos técnicos.

3. Não pode ser personalizado

O SharePoint não pode ser personalizado para atender às necessidades específicas de cada funcionário. Ele restringe os usuários ao não permitir conteúdo de streaming de vídeo, dificultando o ajuste da funcionalidade de pesquisa com base na função ou departamento do usuário e ao não permitir assinaturas do conteúdo do assunto específico.

Fornecer suporte multilíngue é outro recurso que uma intranet personalizada moderna deve possuir e que está faltando no SharePoint.

5. Difícil de integrar com outro software

A Microsoft permite a integração perfeita do SharePoint com seus outros produtos, como Office 365 Suite, Outlook, Teams. Quando se trata de integrar o SharePoint com outras plataformas fornecidas por diferentes fornecedores, a integração se torna difícil e cara.

As marcas investem muito tempo e dinheiro para construir seus CRMs, ERPs, aplicativos da web e outros sistemas. Suponha que a intranet da empresa não seja capaz de se conectar a eles por qualquer motivo de tecnologia ou capital. Nesse caso, torna-se um forte empecilho para a organização, levando à perda de produtividade e eficiência.

Por que o IntraTeams é a melhor alternativa ao SharePoint?

Depois de considerar todas as facetas acima, se você acha que o SharePoint ainda é uma aposta melhor para você, vá em frente. No entanto, temos uma alternativa melhor para o SharePoint apresentar a você: IntraTeams.

O IntraTeams é uma plataforma baseada no SharePoint com um ambientes colaborativos como intranets, sites, aplicativos e muito mais.

Aqui estão 5 principais benefícios que o tornam uma solução de intranet melhor do que o SharePoint Padrão:

  • Mais fácil de aprender
    O IntraTeams é construído tendo em mente os usuários sem formação técnica. Por esse motivo, ele também oferece recursos de ferramentas LowCode to NoCode, para que você não precise sempre depender de um desenvolvedor de TI ou de uma equipe de tecnologia dedicada para usar a solução.
  • Concentra-se na experiência do usuário
    IntraTeams facilita a criação de experiências digitais ricas, pois fornece uma interface amigável para criar fluxos de trabalho personalizados, sites, aplicativos e muito mais.
  • Integrações Perfeitas
    Você pode integrar qualquer ferramenta de terceiros de qualquer fornecedor com o IntraTeams com facilidade. Por ser baseado em uma plataforma de nuvem headless, possui alto potencial tecnológico para se conectar e falar com qualquer outra solução de software.
  • Melhor ROI
    Devido à sua plataforma fácil de aprender focada no usuário, o IntraTeams também economiza dinheiro para sua empresa quando se trata de treinamento de funcionários.
  • É uma intranet moderna à prova de futuro
    Ter uma interface de usuário intuitiva, flexibilidade para integrações de terceiros, infraestrutura em nuvem, alta segurança com uma arquitetura híbrida, entrega omnicanal a torna uma solução de construção de intranet moderna e à prova de futuro para qualquer tamanho do negócio.

Se você quiser saber mais sobre o IntraTeams e como ele o ajuda a construir intranets à prova de futuro, entre em contato e solicite uma demosntração.

 

O guia definitivo para intranets em 2024
em Intranet

O guia definitivo para intranets em 2024

Durante décadas, a intranets tentaram informar, conectar e alinhar os funcionários com o que é mais importante na organização. Nos…

por Luiz Antonio Sgargeta
abr 01, 2024
Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar a colaboração e o engajamento
em sua empresa!

#colaboração #teams #sharepoint