Intranet
3 min de leitura

Guia para uma Intranet de sucesso em SharePoint

Por Fernando Viana e Sá
Guia para uma Intranet de sucesso em SharePoint
 

De acordo com o relatório Enterprise Collaboration Market da MarketsandMarkets, o mercado global de colaboração empresarial deve crescer de $ 34,57 bilhões em 2018 para $ 59,86 bilhões em 2023. Embora esses números incluam um grande conjunto de ferramentas de colaboração, as intranet provavelmente estarão entre os itens de maior participação.

Ao mesmo tempo, se você verificar as plataformas de intranet mais populares, verá que o Microsoft SharePoint lidera a concorrência. Então, desde seu primeiro lançamento em 2001, o SharePoint passou por muitas transformações que permitiram que a solução continuasse sendo uma das soluções de colaboração mais usadas por quase 20 anos.

Por que as empresas precisam de uma intranet?

Embora existam tantos tipos diferentes de soluções de colaboração e comunicação no mercado, as intranets oferecem um recurso único. Portanto, eles colocam todos os canais de colaboração e atividades juntos sob o mesmo teto digital. Assim, essa sinergia colaborativa permite que as organizações garantam a consistência das informações e a distribuição centralizada do conhecimento, em um ambiente unificado.

As principais funções de uma intranet corporativa incluem:

  • Comunicação unificada de vários níveis
  • Acesso centralizado ao conteúdo e conhecimento da empresa
  • Fluxo de trabalho uniforme e gerenciamento de conteúdo
  • Colaboração coordenada interna e externa
  • Local de trabalho independente de dispositivo seguro
  • Ambiente colaborativo integrado 

Por que construir uma intranet no SharePoint?

Hoje, as organizações podem escolher entre dezenas de soluções e plataformas de intranet. Então, por que o SharePoint é considerado o principal deles?

A maior vantagem do SharePoint é sua adaptabilidade. Ou seja, a plataforma vem com um grande conjunto de recursos prontos para uso que podem ser estendidos com recursos personalizados, o que permite a criação de uma solução totalmente exclusiva. Assim, devido à sua flexibilidade de personalização, uma intranet do SharePoint pode se tornar um sistema corporativo abrangente que cobre várias áreas funcionais.

A principal força por trás de cada tipo de site do SharePoint é que ele pode ser adaptado às necessidades de equipes de diferentes setores e domínios de negócios. Uma equipe de construção pode ter tanto sucesso em colaborar em um local de equipe quanto um departamento de saúde ou um grupo de advogados independentes.

Para fornecer às equipes outros recursos de colaboração importantes, como bate-papos ao vivo, videoconferência e fóruns, os sites do SharePoint podem ser acoplados ao Microsoft Teams e ao Yammer.

As empresas com assinaturas do Office 365 ou Microsoft 365 podem estender suas intranets do SharePoint com uma variedade de aplicativos que fazem parte dos pacotes de colaboração. Por exemplo, equipes orientadas a projetos podem se beneficiar do Planner ou obter uma assinatura adicional do Project Online para acessar a pilha de gerenciamento de projetos profissionais. As equipes que trabalham com conteúdo visual e de mídia podem adicionar Sway e Stream às suas ferramentas diárias, enquanto as equipes centradas em análises podem aproveitar o Power BI.

Colaboração Empresarial

A colaboração empresarial sugere que as informações devem chegar facilmente a centenas e milhares de funcionários. Em uma intranet do SharePoint, uma página inicial geralmente assume a função de arauto corporativo. 

Portanto, além de ser uma ferramenta colaborativa, uma intranet do SharePoint pode ser uma solução poderosa de automação de processos de negócios devido aos seus recursos nativos de gerenciamento de fluxo de trabalho. Embora nunca possa substituir os sistemas ERP ou CRM designados, se sua empresa lida com ciclos de vendas, gerenciamento de documentos ou fluxos de trabalho relacionados a RH, eles podem ser automatizados com fluxos de trabalho do SharePoint ou Microsoft Flow. A primeira opção está disponível em todas as versões locais da plataforma. Além de fluxos de trabalho prontos para uso, as organizações podem criar suas versões personalizadas para cobrir processos mais complexos.

Conclusões: garantindo um futuro brilhante para sua intranet

Contudo, o simples fato de ter uma intranet não garante que ela será um sucesso em sua empresa. Além do desenvolvimento e personalização da intranet, você deve considerar outros aspectos que determinarão o futuro do seu portal corporativo.

1. Pense duas vezes sobre o modelo de implantação. 
2. Priorize a adoção do usuário. 
3. Proteja a intranet continuamente. 
4. Certifique-se de que sua intranet seja gerenciada adequadamente. 
5. Não ignore as atualizações. 

Entre em contato conosco e descubra como nossa solução, aliada ao Microsoft SharePoint e o Microsoft Teams, pode agregar todos os benefícios mencionados neste artigo e muito mais.

O guia definitivo para intranets em 2024
em Intranet

O guia definitivo para intranets em 2024

Durante décadas, a intranets tentaram informar, conectar e alinhar os funcionários com o que é mais importante na organização. Nos…

por Luiz Antonio Sgargeta
abr 01, 2024
Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar a colaboração e o engajamento
em sua empresa!

#colaboração #teams #sharepoint