Intranet
2 min de leitura

Maneiras eficazes para impulsionar a adoção de sua intranet

Por Fernando Viana e Sá
Maneiras eficazes para impulsionar a adoção de sua intranet
 

Adoção é sobre o quão bem sua plataforma de local de trabalho digital – que inclui sua intranet, ferramentas sociais como o Yammer, aplicativos conectados, ferramentas e processos – será recebida por sua equipe. Só porque você o disponibilizou não significa que os funcionários irão gravitar para ele automaticamente.

Por que isso Importa?

De que serve um sistema se não for usado de forma eficaz? Assim, a adoção da intranet é fundamental para o sucesso da solução de local de trabalho digital. Então, na fase de planejamento, decida quais problemas você está tentando resolver, quais problemas você está tentando resolver e como você irá resolvê-los. 

Quais são as melhores maneiras de melhorar a adoção da intranet?

Primeiramente, implementar uma intranet é mais fácil do que fazer com que os funcionários usem ela. Contudo, você pode aumentar a taxa de adoção dela para seus funcionários e aproveitar ao máximo os benefícios. Então, comece com as dicas a seguir e promova o uso dela em sua organização.

Lançar a intranet da empresa para criar um buzz

Gere engajamento entre os funcionários desde o início. Embora os objetivos da intranet sejam diferentes em cada organização, criar entusiasmo com o lançamento dela é sempre uma boa ideia. Você pode enviar e-mails de teaser e campanhas semelhantes para aumentar a conscientização sobre o lançamento dela.

Use uma abordagem em fases

É difícil satisfazer as necessidades da corporação na primeira implantação e isso pode ser motivo de entusiasmo abafado. Assim, é melhor dividir seu objetivo geral em partes de fases gerenciáveis, cada uma com seu próprio foco, como comunicações, treinamento, roteamento/processamento de formulários e gerenciamento de projetos/tarefas. Então, em vez de promover o produto para todos, selecione um grupo que tenha mais necessidades de recursos como documentos de colaboração. Continue identificando grupos e implantando recurso por recurso. 

Torná-lo útil para processos de negócios críticos

Se todos os fluxos de trabalho e processos regulares de negócios forem facilitados por meio dela, como pedidos de licença, envio de despesas, verificação dos benefícios dos funcionários, é mais provável que a adoção da intranet aumente entre os funcionários.

Planeje bem sua intranet para que os funcionários tendam a aumentar a adoção dela por diferentes motivos. Faça uma lista das tarefas realizadas diariamente, semanalmente ou mensalmente e converta todas as atividades baseadas em papel em digital via intranet.

Ponto central para notícias e conteúdo de negócios

Para aumentar a adoção da intranet, enfatize os benefícios do conteúdo valioso e incentive os funcionários a criar e compartilhar informações e conhecimentos que outros possam usar em seu trabalho. Os funcionários são atraídos por conteúdo bom e útil que podem encontrar facilmente e que podem ser usados ​​para aumentar sua produtividade.

Faça da intranet um local de trabalho digital divertido

Algumas equipes simples e funcionários recompensadores podem adicionar a diversão necessária à sua intranet. Então, algumas das ideias para se envolver com os funcionários são:

  1. Reconhecimento do Funcionário
  2. Feeds de funcionários em destaque para aniversários, datas comemorativas
  3. Álbuns de fotos online para eventos da empresa, fotos de viagens e muito mais
  4. Compartilhamento de apreciações de clientes

Inicie a campanha de adoção da intranet

A intranet não é um truque de mágica para otimizar seus negócios, mas aumentar a taxa de adoção pode ser a chave para o sucesso da solução de intranet. O Intra reúne as principais ferramentas e aplicativos de negócios do Microsoft 365, para aumentar a adoção da intranet e a produtividade dos funcionários. Agende uma demonstração.

Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar a colaboração e o engajamento
em sua empresa!

#colaboração #teams #sharepoint