Intranet
3 min de leitura

Maneiras práticas que o Microsoft Loop pode aumentar a colaboração

Por Fernando Viana e Sá
Maneiras práticas que o Microsoft Loop pode aumentar a colaboração
 

A colaboração nesta era digital é muito mais avançada do que há alguns anos. Então, para ajudar a acompanhar, os usuários precisam de um espaço virtual flexível e dinâmico que possa lidar com muito mais do que comunicação básica. Portanto, nesta postagem, vamos examinar o mais recente aplicativo da Microsoft que aborda essa necessidade, o Microsoft Loop.

Como a colaboração evoluiu ao longo dos anos

No passado, se uma equipe ou grupo quisesse colaborar em um único documento, eles precisavam compartilhá-lo por e-mail. Em seguida, seria editado por quem julgasse necessário e devolvido ao proprietário para revisão das alterações. Antes que o bate-papo em tempo real se tornasse amplamente adotado, os dados e arquivos viajavam mais longe para chegar aos destinatários e os anúncios não eram compartilhados imediatamente. Portanto, esses métodos antigos de colaboração levariam muito tempo, inevitavelmente atrasariam a produtividade.

Assim, nos anos que se seguiram, a Microsoft desenvolveu várias ferramentas de colaboração para facilitar esse processo. Do SharePoint Online ao Microsoft Teams e tudo mais, a Microsoft dobrou a facilidade de compartilhamento e colaboração de conteúdo interna e externamente.

Entretanto, na recente conferência Ignite, a Microsoft mais uma vez anunciou seus planos para elevar a experiência de colaboração com o lançamento do Microsoft Loop. Vamos dar uma olhada nesta nova ferramenta.

O que é o Microsoft Loop?

O Microsoft Loop é uma nova ferramenta de colaboração que fornece um espaço de trabalho centralizado para usuários que pode ser acessado de muitos aplicativos diferentes dentro do ecossistema da Microsoft. Ou seja, as alterações podem ser vistas em tempo real e esse recurso permite que os usuários tenham um único espaço onde podem colocar todas as ideias, documentos, agendas, links e atribuições sobre um projeto específico, em vez de compartilhá-los individualmente.

Como funciona?

Existem três componentes principais do Microsoft Loop:

  • Loop Workspaces – Espaços compartilhados que são visíveis para a equipe e contêm todos os documentos e itens relevantes. Os colaboradores podem usar este espaço para acompanhar o andamento atual de um projeto ou tarefa.
  • Loop Pages – São telas flexíveis que são personalizadas para atender às necessidades de um projeto. Isso pode começar pequeno e crescer à medida que avança.
  • Componentes do Loop – Podem ser tão simples como listas, tabelas ou notas. Existem modelos disponíveis que podem ser personalizados com base em suas necessidades de colaboração.

Como o Microsoft Loop pode elevar sua experiência de colaboração?

1. Usando Loop em reuniões do Microsoft Teams

Um ótimo lugar para usar esse novo recurso de colaboração é nas reuniões do Teams. Embora os usuários devam estar em uma visualização pública para ver esses componentes dentro do Teams, eles ainda podem acessá-los por meio de um link quando compartilhados.

Atualmente não existem opções para adicionar um Loop ao criar um convite de reunião, mas em breve a Microsoft permitirá que os usuários insiram um componente diretamente da página de convite.

Essa pode ser uma ótima maneira de gerenciar as atas de reuniões para que todos possam estar em dia e ficarem atualizados, tanto em tempo real quanto sob demanda, para aqueles que ainda não participaram da reunião.

Uma vez ativado, todos no chat podem vê-lo e podem ser sincronizados em tempo real com todos os outros usuários. Novamente, o componente ainda pode ser visto mesmo fora do Microsoft Teams.

2. Acompanhe o status de seus projetos

Um componente de Loop que certamente será benéfico para as equipes é o rastreador de status. Isso permite que os usuários vejam as atualizações e monitorem as tarefas, ao mesmo tempo que têm uma visão centralizada para todos. Isso pode ajudar significativamente a reduzir a frequência das reuniões.

3. Usando o Loop para reunir votos

Um dos grandes componentes do Microsoft Loop é a mesa de votação. Agora é mais fácil para uma equipe tomar uma decisão e até mesmo alcançar aqueles que estão fora das equipes; as atualizações da enquete podem ser vistas em tempo real por todos para maior transparência.

Além dessas quatro aplicações práticas de como o Loop pode ajudar a tornar nossas tarefas do dia-a-dia mais fáceis, existem outros recursos que podemos ver nesta nova ferramenta, como:

  • Controle de versão – você pode reverter quando ocorrer uma exclusão repentina ou erro
  • Permissões – Copie links ou forneça permissões diretas para convidar usuários a colaborar
  • Uma versão móvel – o Microsoft Loop é otimizado para dispositivos móveis, especialmente para quem trabalha em trânsito! Ele estará disponível publicamente para todos.

É difícil colaborar com diferentes usuários de diferentes áreas de trabalho e diferentes configurações; portanto, a conectividade e a transparência que o Microsoft Loop oferece certamente elevarão a experiência de colaboração para todos os usuários. Então, experimente agora e diga-nos qual é o seu recurso favorito!

O guia definitivo para intranets em 2024
em Intranet

O guia definitivo para intranets em 2024

Durante décadas, a intranets tentaram informar, conectar e alinhar os funcionários com o que é mais importante na organização. Nos…

por Luiz Antonio Sgargeta
abr 01, 2024
Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar a colaboração e o engajamento
em sua empresa!

#colaboração #teams #sharepoint