Intranet
2 min de leitura

Menos pode ser mais para uma intranet?

Por Erick Alves de Moura
Menos pode ser mais para uma intranet?
 

O princípio da escassez é uma teoria econômica que sugere que a limitação da oferta gera maior demanda por aquele item. Basicamente, quando as coisas são escassas, mais as queremos. Será que essa teoria pode ser aplicada à adoção de novas tecnologias, como uma intranet, em uma organização?

Algumas organizações começam com soluções de tecnologia que são muito altas ou grandes, levando a lançamentos atrasados ​​e baixa adoção. Há uma maneira diferente de abordar o problema usando o princípio da escassez. Em essência, ter aspirações seletivas de informação, comunicação e colaboração com o primeiro lançamento. Continue lendo para saber mais sobre essa ideia.

A escassez é boa

Sabemos por que as pessoas não usam intranets e redes sociais. Sem propósito convincente, gerentes que não sabem como ‘encaixar’ com a forma como o trabalho é feito e, acima de tudo, porque a colaboração é um comportamento, não uma tecnologia.

Então, aqui está a coisa, talvez estejamos tentando obter o valor disponível deles da maneira errada. Temos nos esforçado para comunicações e colaboração interfuncionais, compartilhamento de conhecimento, quando poderíamos estar focando no Princípio da Escassez para crescer lentamente o uso de intranets desde pequenos começos.

Paradoxalmente, restringir a disponibilidade do Facebook aumentou o desejo das pessoas de experimentá-lo – isso também pode ser verdade para as intranets modernas?

Aqui está um exemplo de como usar o princípio da escassez – o que aconteceu pode surpreendê-lo.

A situação

  • Uma empresa com quatro produtos principais e cada um tinha sua própria Equipe de Desenvolvimento de Produto (PDT);
  • Cada PDT desenvolveu uma metodologia única de desenvolvimento de produtos;
  • Alguém percebeu que, embora as equipes fossem amplamente independentes, elas tinham desafios e ineficiências comuns que, se resolvidos, economizariam centenas de horas e dezenas de milhares de reais
  • A equipe de liderança decidiu montar uma equipe de projeto composta por membros de cada PDT para lidar com os desafios e ineficiências para que todas as quatro equipes se beneficiassem. A equipe do projeto recebeu uma intranet moderna para que pudesse ser avaliada como parte do projeto. Agregaria valor ou seria subutilizado?

Os resultados

Todas as metas do projeto cumpridas no prazo e dentro do orçamento. Como resultado, eles agora têm um ‘processo principal de desenvolvimento de produtos’ que é a base para todo o desenvolvimento de produtos.

A intranet proporcionou a facilidade e rapidez desejadas, e foi adotada por todos os PDT’s.

Espalhou-se a notícia de que os PDT’s tinham a intranet e as pessoas começaram a perguntar por que sua equipe não teve a mesma oportunidade. Como é que os PDT’s conseguiram e nós não? Precisamos mais do que eles! – É assim que funciona o Princípio da Escassez.

A empresa forneceu o software para outras equipes; mas apenas se eles o solicitassem, e apenas se o primeiro uso fosse um projeto específico e definido no qual eles pudessem se dedicar.

O bônus de engajamento do funcionário

As pessoas que sentem que estão contribuindo para algo significativo, sentem que pertencem a uma equipe onde as pessoas confiam umas nas outras e reconhecidas quando vão além, muito mais engajadas seu trabalho do que a maioria.

A combinação do uso estratégico da intranet, clareza de propósito e boa liderança garantiu que essas necessidades humanas essenciais do local de trabalho atendidas durante este projeto.

Se você quiser descobrir como atender a essas necessidades gera altos níveis de envolvimento dos funcionários, entre em contato e veja como nossa solução de Intranet baseada no SharePoint, pode ser benéfica para o seu negócio.

Menos é mais!

Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar a colaboração e o engajamento
em sua empresa!

#colaboração #teams #sharepoint