Intranet
3 min de leitura

O Microsoft Teams pode substituir sua intranet de vez?

Por Luiz Antonio Sgargeta
O Microsoft Teams pode substituir sua intranet de vez?
 

O Teams permite que os funcionários se comuniquem, compartilhem documentos e colaborem com ideias de um local central – todas as funções básicas de uma intranet corporativa. Contudo, isso levou as empresas a se perguntarem se o uso do Microsoft Teams como intranet é uma solução possível.

Então, vamos dar uma olhada nas funções do Microsoft Teams e da intranet corporativa para ver.

Microsoft Teams como intranet: o novo portal corporativo?

O Microsoft Teams compartilha muitas das funções principais de uma intranet. Ou seja, ele é um hub central simplificado por meio do qual os usuários podem acessar mensagens, conferências, compartilhamento de arquivos, calendários e muito mais. É fácil entender como isso pode começar a parecer uma intranet.

No entanto, o resultado final é que ele está perdendo muitas partes importantes de uma intranet corporativa de sucesso e não é provável que as receba tão cedo. Você não pode publicar artigos ou compartilhar blogs no Microsoft Teams, e comunicar notícias e informações essenciais da empresa é difícil por meio da plataforma.

Ainda assim, isso não quer dizer que o Microsoft Teams não tenha seu lugar dentro de uma intranet. Na verdade, acreditamos que a solução ideal é uma experiência perfeita que integra os dois em um local de trabalho digital abrangente e totalmente funcional.

Uma solução melhor: integração do Microsoft Teams com sua intranet

Portanto, se usar o Microsoft Teams como intranet não é a resposta, qual é a vantagem de integrar as duas tecnologias em uma solução comum? Descobrimos que o Microsoft Teams, quando usado para a finalidade pretendida, é uma tecnologia complementar que pode reforçar o uso da intranet da sua organização.

Produtividade aumentada

Uma das principais funções de uma intranet corporativa é melhorar a localização – ou seja, ajudar seus funcionários a localizar as informações certas em um curto espaço de tempo. Nossa solução de intranet usa o SharePoint para essa finalidade. O Microsoft Teams não tem essa mesma funcionalidade.

No entanto, ao integrar o Microsoft Teams ao Intra for Teams, você obterá o melhor dos dois mundos.

Melhor engajamento

As intranets corporativas são uma maneira eficaz de a comunicação fluir da liderança da empresa para o usuário final, incluindo informações como atualizações e notícias da empresa. Mas a intranet típica não tem capacidade de comunicação na direção oposta – do usuário final à liderança da empresa. Esse tipo de feedback é essencial para o funcionamento eficaz de uma organização. Com a adição do Microsoft Teams à intranet, seus funcionários recebem uma plataforma por meio da qual podem expressar seus pensamentos e ideias.

Presença da marca

O Microsoft Teams carece da personalização de intranets corporativas, incluindo a criação de uma experiência de marca para os usuários. Acessar uma intranet corporativa deve ser semelhante a visitar um local virtual do escritório de sua empresa. Seus funcionários não terão essa experiência usando o Microsoft Teams como um substituto autônomo da intranet.

Com uma intranet corporativa, você pode definir diferentes visualizações padrão para esses departamentos com base em suas necessidades exclusivas.

Como economizar custos sem perder sua intranet

Embora as intranets sejam geralmente aceitas como ferramentas que ajudam sua empresa a reduzir despesas gerais ao otimizar processos e melhorar a eficiência, o custo de manutenção de uma intranet ainda pode ser uma barreira potencial para algumas organizações. Aqui estão algumas maneiras de reduzir esses custos.

Escolha uma solução de intranet pronta para uso

A adoção generalizada de intranets corporativas levou a uma série de soluções prontas ou prontas para usar que podem ser implementadas por sua organização com pouco ou nenhum suporte de TI necessário. Esses locais de trabalho digitais são fáceis de configurar e gerenciar com custos relativamente baixos. O Intra for Teams oferece várias soluções de intranet que vêm prontas e integram o Microsoft Teams perfeitamente.

O objetivo final é um local de trabalho digital

Você pode usar o Microsoft Teams como substituto da intranet? O resultado final provavelmente não é, a menos que você seja uma empresa muito pequena com apenas alguns funcionários. Mesmo assim, as empresas que tentam usá-lo para substituir sua intranet corporativa acabarão por superar essa solução à medida que a organização cresce e só atrasarão o inevitável, adiando a adoção da intranet.

Com nossa solução Intra for Teams não há motivo para sua empresa não poder integrar o Microsoft Teams e uma intranet corporativa em um local de trabalho digital integrado. Entre em contato e saiba mais!

Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar a colaboração e o engajamento
em sua empresa!

#colaboração #teams #sharepoint