Intranet
3 min de leitura

O guia definitivo para intranets em 2024

Por Luiz Antonio Sgargeta
O guia definitivo para intranets em 2024
 

Durante décadas, a intranets tentaram informar, conectar e alinhar os funcionários com o que é mais importante na organização. Nos últimos anos, eles assumiram ainda mais responsabilidades. A tentativa de quebrar silos, abordar locais de trabalho híbridos e manter os funcionários felizes e saudáveis.

As intranets modernas tentam estabelecer uma base para atingir esses objetivos, agilizando a comunicação, incentivando a colaboração e melhorando o envolvimento entre departamentos. 

No entanto, muitas empresas ainda lutam para gerir adequadamente as suas intranets, resultando em oportunidades perdidas e frustração generalizada, à medida que os funcionários lutam para que funcionem. 

O que é uma intranet?

Uma intranet é uma rede interna da empresa. Seus principais usos são reunir pessoas, compartilhar informações importantes e promover uma cultura colaborativa.

As intranets são repositórios de conteúdo da empresa, onde funcionários e departamentos podem acessar materiais necessários para gerenciamento de projetos, treinamento, para informar tarefas ou compartilhar com clientes. Segurança controlada no nível administrativo, garantindo que apenas funcionários autorizados acessem, visualizem, editem ou baixem informações. 

As intranets modernas usam automação para simplificar e agilizar fluxos de trabalho repetitivos, criar relatórios e manter os funcionários conectados a objetivos compartilhados. 

Eles também têm um aspecto social, incentivando os funcionários a postar conteúdo e publicar atualizações em um feed de notícias. 

4 razões pelas quais as organizações usam intranets

1. Armazenamento e acesso centralizado de informações

Uma intranet fornece um hub central para conteúdo, informações e materiais da empresa. Alguns exemplos incluem documentos de treinamento e conformidade, formulários de RH de funcionários, quadros de empregos, boletins informativos, informações específicas do projeto e documentação de produtos. 

2. Melhor colaboração e comunicação

Uma intranet moderna também tenta eliminar silos entre departamentos, alinhando as equipes a objetivos compartilhados, como pode ser o caso de vendas e marketing. A liderança pode aproveitar a intranet para manter os funcionários informados sobre o que está acontecendo no âmbito mais amplo das operações comerciais 

3. Processos de negócios simplificados

As intranets modernas integram aplicativos em uma única plataforma, ajudando os funcionários a se concentrarem em tarefas de maior valor. Os usuários só fazem login uma vez para acessar tudo o que precisam para realizar seu trabalho. Muitas tarefas automatizadas, eliminando o potencial de erro, reduzindo as horas de folha de pagamento e reduzindo a monotonia da repetição mundana. 

4. Aumentar o envolvimento e a produtividade dos funcionários

Funcionários engajados ficam felizes e tendem a permanecer onde estão. Quanto mais conectados eles se sentirem com seu trabalho, cultura empresarial e missão abrangente, mais felizes e produtivos serão. Quando a intranet é estruturada, bem mantida e usada conforme pretendido, ela pode catalisar o envolvimento dos funcionários, levando a uma melhor produtividade e a um aumento nos resultados financeiros. 

Considerações para adquirir uma solução de software de intranet

Para a maioria das empresas, adquirir software de intranet é uma excelente maneira de agilizar os processos de negócios e fornecer aos funcionários as ferramentas e a conectividade necessárias para se manterem produtivos. 

  • Implantação rápida: O rápido crescimento costuma ser o catalisador para considerar o software de intranet. Uma intranet pré-construída é implantada rapidamente, minimizando o tempo de inatividade e permitindo que você comece a ver valor imediatamente. 
  • Custo-beneficio: O software de intranet SaaS tem um custo inicial significativamente menor do que um sistema desenvolvido especificamente. Você pagará uma taxa mensal previsível com base no nível de serviço escolhido e poderá cancelar ou fazer upgrade a qualquer momento. 
  • Gerenciado pelo fornecedor: O software de intranet é fornecido como SaaS, o que significa que o fornecedor gerencia o código de back-end, a manutenção e a segurança, para que você não precise fazer isso.
  • Integrações: O software de intranet se conecta aos aplicativos de produtividade que você já usa por meio de APIs, facilitando a adoção por seus funcionários. 
  • Escala rápida: Se precisar adicionar mais usuários ou recursos à sua intranet, você poderá fazê-lo rapidamente, sem o demorado processo de criação de novos sites de departamentos em sua organização.
  • Adicione ou remova recursos conforme necessário: Conectar novos aplicativos ou remover aqueles desnecessários é simples. 

Tendências futuras e previsões para intranets

As intranets do futuro serão mais centradas no ser humano, proporcionando uma experiência de usuário intuitiva que simplifica o dia de trabalho. Eles terão mais integrações e oferecerão continuamente novas conexões à medida que as necessidades de negócios evoluem. As páginas iniciais personalizadas fornecerão aos funcionários uma interface que eles podem personalizar de acordo com suas preferências, promovendo o envolvimento com sua equipe e com a empresa e ajudando-os a se concentrarem em seus trabalhos sem distrações. 

Entre em contato ainda hoje e veja com o IntraTeams nossa solução em Intranet aliada ao Microsoft Teams pode ajudar a sua empresa.

Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar a colaboração e o engajamento
em sua empresa!

#colaboração #teams #sharepoint