Intranet
3 min de leitura

O que faz uma boa intranet?

Por Luiz Antonio Sgargeta
O que faz uma boa intranet?
 

Hoje em dia, escolher a intranet certa para sua organização pode ser extremamente desafiador. Contudo, existem tantas opções diferentes por aí e é cansativo tentar descobrir se os recursos que eles oferecem se alinham às suas necessidades.

Portanto, depois de ler depoimentos, páginas de recursos de produtos e estudos de caso, você fica coçando a cabeça tentando descobrir se uma intranet que funcionou bem para a empresa X seria tão boa para a sua.

Então, o que faz uma boa intranet? São os recursos, o tempo que leva para lançar, as taxas de participação?

Na minha opinião, são os resultados. Uma intranet com todos os sinos e assobios é ótima, mas se esses recursos não estão gerando resultados positivos para sua organização, ela provavelmente não terá muito sucesso. Então, neste artigo, vamos dar uma olhada orientada a resultados sobre o que faz uma boa intranet.

O que faz uma boa intranet?

Antes mesmo de começarmos, você precisa pensar por que sua empresa precisa de uma. Se, por exemplo, você deseja que seu pessoal se envolva mais, uma intranet oferece um espaço para que eles se congreguem e participem de sua cultura. Então, para tornar-lá bem-sucedida, ela precisa ser utilizada de forma eficiente e estratégica.

Primeiramente, como definimos uma intranet “boa” ou “bem-sucedida”?

Assim, uma intranet bem-sucedida é aquela usada para conectar pessoas e facilitar o trabalho. Isso é realmente o que se resume a.

Mas como ele faz isso? Uma boa intranet resolverá problemas de comunicação, conectará desconexões entre equipes, construirá cultura, centralizará informações e atividades, simplificará processos e melhorará o fluxo de trabalho. Em outras palavras, produz resultados tangíveis e mensuráveis ​​que melhoram a qualidade de vida e a produtividade em seu local de trabalho.

Então, para entender adequadamente o que torna uma intranet “boa”, vamos detalhar alguns dos principais resultados que uma boa intranet deve oferecer.

1. Resolver problemas de comunicação

Sua intranet deve fornecer várias maneiras pelas quais seu pessoal pode se comunicar. Assim, como ferramenta de comunicação, cria espaço para discussões em torno de projetos e tarefas, mensagens diretas, compartilhamento de arquivos e informações, comunicações internas e comunicados. Ele afasta as conversas de formas de comunicação desatualizadas e desordenadas (como e-mail).

Mas talvez mais importante, deve abrir linhas de comunicação que anteriormente estavam bloqueadas, desconectadas ou ausentes. Por exemplo, em algumas empresas, a liderança é inacessível. Uma boa intranet cria um campo de jogo igualitário, onde todos os membros da equipe têm voz e a chance de interagir uns com os outros, independentemente do cargo.

2. Desconexão da ponte

Uma boa intranet faz a ponte entre equipes e pessoas, centralizando as discussões e o fluxo de trabalho. É onde acontece a troca de informações e dados, onde equipas diferentes e/ou remotas se reúnem para discutir projetos e objetivos interdisciplinares, e onde os resultados da sua atividade são divulgados a outras equipas através de reconhecimento e reportagens de toda a empresa.

Ao fornecer feedback positivo e facilitar a colaboração, as intranets levam os projetos adiante e reconectam as equipes que, de outra forma, poderiam estar operando independentemente umas das outras.

Os recursos de notícias e atividades revelam o que está acontecendo em outros departamentos e em que outras equipes estão trabalhando. Isso cria uma visão holística de uma organização para cada funcionário, o que pode aumentar o engajamento e promover uma cultura empresarial mais aberta e interativa.

3. Centralize informações e atividades

Uma boa intranet é onde os funcionários da sua organização procuram ajuda e respostas. É onde residem documentos e dados importantes. E é um lugar onde qualquer funcionário pode aprender sobre políticas, procedimentos e o que está acontecendo em sua empresa. É onde eles vão para ler (e planejar) os próximos eventos também.

Embora muitas intranets funcionem como repositórios de documentos com páginas e páginas de links, uma boa intranet coloca todos eles em um local pesquisável e de fácil acesso. Ao consolidar os documentos da empresa, sua intranet também pode reduzir os custos de treinamento e integração .

4. Construir cultura

Uma boa intranet ajuda a desenvolver, fortalecer e ampliar a cultura única de sua empresa. Usar uma intranet para ajudar a construir sua cultura talvez seja uma das coisas mais importantes que você pode fazer pela sua empresa. Pode melhorar a integração, o envolvimento dos funcionários e a experiência dos funcionários.

A transmissão de conquistas em toda a sua organização por meio de sua intranet ajuda a criar uma cultura de funcionários engajados e com propósito, com um senso de camaradagem e respeito mútuo. Comunicações internas, artigos de notícias e defensores ativos da cultura transformam ela em um espaço onde os valores de sua empresa podem se enraizar mais firmemente.

Conclusão

Agora que você sabe o que faz uma boa intranet, entre em contato e veja como o Intra pode ajudar sua organização. A essa altura, você já tem uma boa ideia dos problemas que deseja superar e como uma intranet pode ajudar a resolvê-los. 

O guia definitivo para intranets em 2024
em Intranet

O guia definitivo para intranets em 2024

Durante décadas, a intranets tentaram informar, conectar e alinhar os funcionários com o que é mais importante na organização. Nos…

por Luiz Antonio Sgargeta
abr 01, 2024
Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar a colaboração e o engajamento
em sua empresa!

#colaboração #teams #sharepoint