Intranet
2 min de leitura

Como obter facilmente uma comunicação eficaz da equipe

Por Fernando Viana e Sá
Como obter facilmente uma comunicação eficaz da equipe
 

A comunicação eficaz da equipe é vital para uma equipe bem-sucedida e saudável. Aqui está como obtê-lo.

Você provavelmente já ouviu essa frase antes: o trabalho em equipe faz o sonho funcionar.

Mas, o que faz o trabalho em equipe… funcionar? O que compõe uma equipe fenomenal?

Contudo, suas melhores equipes têm outra coisa: comunicação de equipe eficaz. Então, com uma boa comunicação, eles podem superar uma equipe de gênios uma e outra vez. Intrigado? Leia.

Como alcançar uma comunicação eficaz da equipe?

Se você deseja melhorar seu trabalho em equipe, é hora de abordar a maneira como você se comunica. A boa notícia é que, se você trabalha com uma equipe de pessoas brilhantes, mas pouco comunicativas, ainda pode alcançar uma comunicação eficaz em equipe. Portanto, o primeiro passo é criar um ambiente aberto, colaborativo e respeitoso.

Os funcionários buscam orientação em seus líderes e mentores. Como tal, os líderes podem fazer várias coisas para incentivar a comunicação clara da equipe:

  1. Trabalhe em voz alta para definir o tom para uma comunicação aberta e transparência
  2. Incentivar e participar do debate e feedback honesto sobre os projetos da equipe
  3. Respeite o feedback e as novas ideias, mesmo que sejam contrárias à sua própria opinião
  4. Reconheça e recompense essa comunicação aberta e honesta

Assim, quando isso acontece – quando a comunicação começa a fluir – a equipe se torna coletivamente mais inteligente. Este é o objetivo. Ou seja, oo compartilhar conhecimento e feedback, eles são capazes de criar com eficiência um produto final mais robusto por ter sido moldado pela diversidade.

O lado prático da comunicação eficaz em equipe

Há vários canais de comunicação diferentes que você pode usar para melhorar a eficácia da equipe. Aqui estão quatro a considerar:

1. Reuniões de equipe

Não subestime a importância de se reunir como uma equipe inteira. Pois, esteja sua equipe espalhada pelo mundo ou sentada lado a lado todos os dias, as reuniões de equipe podem ser extremamente poderosas. Eles são uma maneira de todos descobrirem no que os outros estão trabalhando e o progresso que estão fazendo. 

2. Conversas na barra lateral

A comunicação informal fora das reuniões deve ser incentivada. Pois, muitas ótimas ideias são frequentemente geradas e compartilhadas nessas conversas orgânicas e resultam em ações ágeis que podem trazer grandes melhorias em um projeto atual.

3. Ferramentas de comunicação

Ferramentas de comunicação interna , como a intranet Jostle  , permitem que os membros de sua equipe se conectem de forma rápida e confiável. Eles podem ter discussões em grupo, compartilhar recursos úteis ou simplesmente conversar uns com os outros. Essas ferramentas são muito mais eficazes do que o e-mail porque:

  • É fácil acompanhar a conversa em um local atribuído
  • Você pode marcar as pessoas para que elas recebam uma notificação de que foram mencionadas
  • Os arquivos compartilhados permanecem anexados ao bate-papo para que você não precise procurar por eles
  • Você pode ver quem está digitando, para não receber um bombardeio de respostas de e-mail confusas

Então, além de um recurso de bate-papo útil, as ferramentas de comunicação interna oferecem muitos recursos que ajudam as equipes a permanecerem conectadas e eficientes. Ou seja, eles são um local de referência para documentar planos e especificações; compartilhar as melhores práticas; e armazenar arquivos importantes.

Conclusão

Não se esqueça de que, para que ocorra uma comunicação eficaz em equipe, os indivíduos precisam confiar que podem falar honesta e abertamente uns com os outros. Se isso ainda não estiver acontecendo, a liderança deve construir um ambiente no qual possa crescer.

Então, entre em contato e veja como nossa solução em intranet, o Intra, alidado ao Microsoft Teams pode ajudar seu negócio.

O guia definitivo para intranets em 2024
em Intranet

O guia definitivo para intranets em 2024

Durante décadas, a intranets tentaram informar, conectar e alinhar os funcionários com o que é mais importante na organização. Nos…

por Luiz Antonio Sgargeta
abr 01, 2024
Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar a colaboração e o engajamento
em sua empresa!

#colaboração #teams #sharepoint