Intranet
3 min de leitura

Como a pandemia mudou a comunicação empresarial

Por Luiz Antonio Sgargeta
Como a pandemia mudou a comunicação empresarial
 

A pandemia mudou o mundo e a comunicação empresarial não é exceção. Assim, o trabalho remoto se tornou a nova rotina, fazendo com que os funcionários configurem seus escritórios em casa e coloquem toda a comunicação de trabalho online. Então, quer estejamos nos comunicando com nossa equipe de trabalho ou com clientes e parceiros, nada mais é igual.

Contudo, as empresas enfrentam um grande conjunto de desafios, começando com a falta de interação humana. Então, vamos mergulhar nos desafios de comunicação empresarial que surgiram devido à pandemia e ver as melhores maneiras de enfrentá-los.

Comunicação interna de negócios

Para os funcionários não acostumados com esse ambiente remoto, a nova configuração pode se tornar um verdadeiro desafio. Ou seja, chega de ir até a mesa de um colega de trabalho com uma pergunta, não precisa mais conversar em torno do bebedouro ou no corredor, não precisa mais de reuniões cara a cara na mesma sala. Assim, os novos limites deixam muito pouco espaço para a construção de relacionamentos humanos, que é uma das maiores necessidades hoje – funcionários remotos muitas vezes se sentem solitários e isolados.

Existe uma maneira de tornar a comunicação empresarial remota tão eficaz quanto costumava ser? Bem, nada supera a comunicação humana ao vivo. Mas, à medida que nos ajustamos às consequências do coronavírus, há algumas coisas que devemos ter em mente para preparar o caminho para uma comunicação eficaz da equipe durante o trabalho fora do escritório.

As videochamadas são mais importantes do que nunca

O que acontece quando você se comunica com colegas no escritório? Você pode ver seus rostos e eles podem ver o seu – as emoções, expressões, toda a linguagem corporal que se acredita constituir mais de 60% do que comunicamos. Portanto, este é o motivo exato pelo qual as chamadas de áudio não são a melhor solução a longo prazo para as reuniões de sua equipe. Uma vez que não podemos entrar em uma reunião real no escritório, devemos fazer o nosso melhor para chegar o mais perto possível. Assim, as videochamadas frequentes são uma ótima solução que reúne sua equipe, permite que todos fiquem na mesma página, aumentando a responsabilidade e a transparência na equipe.

Crie um local para bate-papos “mais descontraídos”

Trabalhadores produtivos não são aqueles que trabalham direto das 9 às 5 sem fazer uma pausa. Reserve algum tempo para reabastecer. ” É exatamente por isso que os gerentes inteligentes realmente incentivam bate-papos mais descontraídos, pois é um ótimo momento para dar uma pausa ao seu cérebro para que você possa voltar ao trabalho com uma nova mentalidade. Isso é ótimo, você diria, mas que tal trabalhar online? Assim, uma das melhores maneiras de criar um espaço semelhante para seus funcionários é ter uma sala de bate-papo específica onde todos podem compartilhar aquelas fotos de gatos, memes legais ou novos serviços de entrega de comida que administram. É um lugar onde os colegas de trabalho podem desabafar, construir relacionamentos, melhorar a produtividade e a colaboração.

Humanize sua comunicação com mensagens de voz

Ansiamos por ouvir a voz de um humano e a comunicação da equipe não é exceção. Com tantas equipes trabalhando em casa, grande parte da nossa comunicação se transformou em texto e as pessoas se cansam de digitar o tempo todo. Mensagens de voz são uma ótima maneira de melhorar a comunicação dentro da equipe. Às vezes, nem todos estão disponíveis para uma chamada real, então, em vez de gastar longos minutos digitando tudo o que você quer dizer, por que não enviar uma mensagem de voz para essa pessoa?

Escolha as ferramentas certas de comunicação da equipe

É óbvio que as empresas que trabalham em casa precisam de uma ferramenta confiável que cubra todas as necessidades da equipe remota de hoje e torne a comunicação online tão humana quanto possível. Entre tantas ferramentas de bate-papo de negócios que existem, você pode experimentar o Intra – Intranet for Teams, uma ferramenta completa de comunicação que lida com todos os desafios que discutimos acima. Vamos dar uma olhada em como o Intra pode tornar sua equipe remota mais produtiva:

Intra

  • A porta de entrada para o seu Workplace Digital (Office 365)
  • Simplifica a comunicação interna, melhora o engajamento e clima organizacional
  • Navegação intuitiva
  • Espaço de trabalho moderno, simples e colaborativo
  • Multiplataforma: acesse pelo seu Teams no computador, pelo SharePoint no seu brower favorito ou pelo Aplicativo do Teams no seu celular

Add-Ons

São funcionalidades extras para potencializar seu ambiente colaborativo e
estão inclusos no pacote único do produto, sem custos adicionais.

  • Ideação
  • Reembolso de Despesas
  • Base de Conhecimento
  • RH +

Resumo

A forma como as pessoas se comunicam dentro e fora de suas equipes de trabalho não é a mesma. Humanizar a comunicação com amigos ou colegas enquanto permanece isolado se tornou algo que as pessoas em todo o mundo desejam. A melhor coisa que podemos fazer é ajustar a maneira como trabalhamos e nos comunicamos agora. Não apenas para manter o negócio funcionando, mas também para que prospere durante esses tempos difíceis.

Entre em contato e saiba mais sobre nossa solução aliada ao Microsoft Teams, a melhor ferramenta de comunicação do mercado, e como implantá-la na sua empresa!

O guia definitivo para intranets em 2024
em Intranet

O guia definitivo para intranets em 2024

Durante décadas, a intranets tentaram informar, conectar e alinhar os funcionários com o que é mais importante na organização. Nos…

por Luiz Antonio Sgargeta
abr 01, 2024
Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar a colaboração e o engajamento
em sua empresa!

#colaboração #teams #sharepoint