Intranet
2 min de leitura

O poder de ter uma intranet inteligente em sua empresa

Por Fernando Viana e Sá
O poder de ter uma intranet inteligente em sua empresa
 

Eu sei que, para alguns, a intranet traz à mente tecnologia que era difícil de navegar. Ou seja, a intranet que você tem em mente provavelmente foram mal projetadas e provavelmente desatualizadas. Assim, a intranet que você tem em mente era difícil de usar, irrelevante e francamente inútil.

Mas para aqueles que executam, gerenciam e usam boas intranets, entendem o valor, a clareza e a organização que isso traz para um ambiente de negócios que está em constante mudança e expansão. 

A intranet é a empresa em sua forma digital

Imagine ser um funcionário. Talvez você seja um novo funcionário. Talvez você seja um funcionário virtual. Você se conecta ao seu computador para começar o trabalho do dia. Onde você vai? Por onde você começa?

Um local de trabalho bem organizado oferece a intranet. Por quê? Porque uma intranet é realmente a própria empresa, apenas de forma digital e sustentável que pode chegar a todos os funcionários simultaneamente. Portanto, ela oferece uma maneira escalonável de manter os funcionários alinhados à missão da empresa e às últimas notícias ou acontecimentos. Ou seja, é um portal para conectar funcionários a uma organização mais ampla. E pode ser o ponto de partida para criar e gerenciar a experiência geral do funcionário, pois é um local central para o engajamento dos funcionários.

A intranet deve ser bem projetada

No design de UI / UX, é importante manter os usuários finais em mente, ou seja, seus funcionários. Assim, uma intranet bem projetada é simples para os funcionários entenderem, tem espaço em branco suficiente e não está “ocupada” com muitos links ou formatação inconsistente. Uma ótima intranet tem consistência de design entre as páginas. Se os funcionários gostarem e puderem entender seus sites, eles continuarão a retornar, o que os mantém informados e engajados.

A intranet deve ter conteúdo atualizado regularmente

Ter o conteúdo atualizado regularmente fará com que os funcionários voltem para ver o que há de novo. E a distribuição desse conteúdo pela intranet ajuda a manter todos os funcionários informados e instruídos, de forma centralizada. A questão é que há muito a ser comunicado, então você deve ter o suficiente para manter seu site atualizado.

A intranet deve funcionar como um ponto de partida

Sua intranet deve ser o lugar para ajudar os funcionários a navegar na empresa. Portanto, o ideal é que um funcionário não precise ir a vários locais distintos para encontrar o que precisa, especialmente se estiver procurando itens comuns, como solicitações. Os funcionários precisam de simplicidade e facilidade de encontrar para ajudá-los a consumir conhecimento relevante que os ajudará a viver o dia com confiança. 

Deve ser administrada por um departamentos

Se pensarmos na intranet como a empresa em sua forma digital, podemos realmente entender que vários departamentos formam uma empresa. Existem várias funções, como RH, Marketing, TI, Suporte, Vendas, P&D, Jurídico, Operações, etc. Para uma intranet bem-sucedida, é necessário haver coesão e colaboração entre esses departamentos.

Portanto, é um esforço conjunto e as empresas devem formar conselhos para garantir que o site seja dinâmico e uma verdadeira representação digital da empresa.

Pode e deve ser inteligente

Uma intranet inteligente mantém os funcionários informados e envolvidos, proporcionando um local compartilhado para visualizar com segurança e colaborar no conteúdo, e para se conectar e se comunicar com os colegas. Construindo uma comunidade e uma cultura dentro da sua organização, reunindo as pessoas através de eventos, oportunidades de networking e canais estratégicos de comunicação.

Não subestime o poder de uma intranet moderna e inteligente. Entre em contato e solicite uma demostração de nossa solução.

Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar a colaboração e o engajamento
em sua empresa!

#colaboração #teams #sharepoint