Intranet
3 min de leitura

Por que a intranet baseada em SharePoint ainda está viva

Por Fernando Viana e Sá
Por que a intranet baseada em SharePoint ainda está viva
 

Ao contrário da crença popular, a intranet baseada em SharePoint ainda não está “morta”. Conforme a Microsoft continua a adicionar novos recursos e aprimoramentos ao pacote de soluções Microsoft 365 ano após ano, parece que como um relógio há pessoas que adoram anunciar a “morte” da intranet baseada em SharePoint.

Embora esses sentimentos reflitam algumas das maneiras como o panorama da intranet moderna continua a evoluir. Estamos aqui para explicar por que a intranet baseada em SharePoint está longe de estar morta.

O que queremos dizer com Intranet?

A palavra “Intranet” pode significar coisas diferentes para organizações diferentes. Desde a “página inicial” que os usuários veem no login à todos os anúncio – conteúdo local e colaborativo pesquisável e disponível para usuários internos.

Para os fins deste artigo, usaremos “Intranet” para nos referir a uma presença editorial centralizada . Ou seja, um espaço designado (como parte do panorama de informações organizacionais mais amplo) que fornece um recurso centralizado para notícias, políticas e procedimentos, pesquisa, perfis de uso, links de aplicativos e outras informações selecionadas que são relevantes para um grande público.

Por que o SharePoint ainda é a melhor base?

Uma das principais considerações ao abordar “o que usar e quando é entender os pontos fortes e fracos de cada produto. Para a maioria das organizações, as necessidades comerciais comuns para sua intranet são:

  • Persistência : Um lugar para funcionários novos ou existentes encontrarem informações críticas que são confiáveis ​​e que não irão “desaparecer” conforme novos conteúdos são adicionados.
  • Curadoria : Uma equipe designada de representantes de Marketing / Comunicações / Negócios que podem fornecer informações aprovadas para toda a empresa.
  • Atratividade: Postagens atraentes que tenham flexibilidade para formatação de imagens, legendas, citações em bloco e muito mais.
  • Barra de lançamento: deve fornecer links de atalho para aplicativos comuns, pesquisas e informações úteis de uma forma organizada e fácil de navegar para usuários novos e experientes.

O que você notará nesta lista de requisitos que, uma vez que definimos os casos de uso para compartilhamento e criação de informações, a solução mais apropriada ainda é uma intranet baseada em SharePoint. Os requisitos de recursos descritos acima ainda se encaixam perfeitamente em um cenário de publicação do SharePoint. É por isso que uma intranet baseada em SharePoint não vai acabar tão cedo.

Por que não usar Teams ou Yammer como intranet?

Esse tipo de cenário pode ser possível para algumas organizaçõe. Mas para a maioria, com os requisitos de informação listados acima, o SharePoint ainda é a melhor escolha.

  • O Microsoft Teams foi desenvolvido desde o início para ser um espaço colaborativo, até a forma como os usuários são considerados proprietários ou membros com permissões de edição disponíveis para todo o conteúdo da equipe. 
  • Embora o Teams facilite a criação de atalhos úteis com guias, há apenas algumas guias que podem ser adicionadas a um espaço de trabalho antes de se tornarem difíceis de manejar. Sem mencionar que o conteúdo da guia precisa estar hospedado em algum lugar, como o SharePoint. 
  • O Yammer fornece uma verdadeira plataforma social empresarial, permitindo a disseminação rápida de notícias, enquetes, perguntas e muito mais. Embora seja uma ferramenta para ampla conscientização e discussão entre organizações, ela não possui os recursos avançados de publicação e layout.
  • O Yammer é um feed social em constante evolução e não se compara a um hub centralizado com curadoria de documentos ou links gerenciados. Há alguma sobreposição de publicação no diagrama acima, mas o problema está nos detalhes de curadoria, branding, flexibilidade de layout e controle centralizado.

Conclusão

Embora uma intranet baseada em SharePoin ainda sejam a melhor escolha para hospedar sua intranet corporativa, isso não significa que seja a única opção. Compreender os recursos complementares das ferramentas acima e saber quando e como reuni-los fornece a seus funcionários o melhor acesso possível às informações de que precisam para serem produtivos.

Portanto com nossa solução em intranet sua empresa consegue extrair o melhor de todos os produtos desde o SahrePoint ao Yammmer. Pois unificamos a intranet ao Microsoft Teams e a possibilidade de utilização do Yammer como uma ferramente social dentro da intranet, e não um serviço externo. Entre em contato e solicite uma desmostração.

O guia definitivo para intranets em 2024
em Intranet

O guia definitivo para intranets em 2024

Durante décadas, a intranets tentaram informar, conectar e alinhar os funcionários com o que é mais importante na organização. Nos…

por Luiz Antonio Sgargeta
abr 01, 2024
Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar a colaboração e o engajamento
em sua empresa!

#colaboração #teams #sharepoint