Intranet
2 min de leitura

Porque toda empresa precisa de uma plataforma de comunicação interna

Por Erick Alves de Moura
Porque toda empresa precisa de uma plataforma de comunicação interna
 

Conforme o mercado entra em um período de rápido crescimento e avanço tecnológico, as empresas precisam adotar uma abordagem digital holística. Com a implementação de uma plataforma de comunicação interna, as empresas podem digitalizar e otimizar fluxos de trabalho, aumentando sua eficiência e produtividade geral.

Além disso, as empresas utilizam uma ampla variedade de ferramentas, como e-mail, boletins eletrônicos e salas de bate-papo para compartilhar informações. Assim com essa infinidade de ferramentas, os funcionários estão gastando muito tempo tentando se manter atualizados. Portanto uma solução para isso é integrar todos os canais de comunicação interna em uma única plataforma. 

Plataformas de comunicação interna

As plataformas de comunicação interna podem transformar cada ferramenta em algo fácil, acessível e conveniente, e geralmente oferecem a capacidade de integração com sistemas legados.  Além disso a implementação de uma plataforma pode transformar o trabalho em equipe e a colaboração, aumentando a flexibilidade e melhorando os fluxos de trabalho. 
 

Os benefícios das plataformas de comunicações

Comunicações internas eficientes em uma organização é essencial para seu funcionamento coeso e transparência. Ao olhar para plataformas de comunicação interna, as principais vantagens incluem:

  • Permitindo que a equipe trabalhe remotamente.
  • Capacitar os funcionários a acessarem rapidamente todas as informações de que precisam.
  • Incentivar o uso mais eficiente do tempo. 

Abaixo estão 3 razões pelas quais a integração de uma plataforma de comunicação interna é essencial para o seu negócio:

1.     Racionalização

Muitas vezes, as informações e as comunicações podem se perder em meio as várias plataformas da empresa. A implementação de uma única plataforma permite que as empresas otimizem o tempo disperso. Os usuários podem gastar menos tempo fazendo login, pesquisando e lidando com diferentes interfaces. Além disso, uma plataforma de comunicação interna oferece a oportunidade de segmentar usuários e fornecer conteúdo personalizado de acordo com as necessidades específicas de cada usuário. Como resultado, a simplificação dos fluxos de trabalho por meio da implementação da plataforma economiza tempo e dinheiro para as empresas, capacitando os funcionários a trabalhar com mais eficiência.

2.     Aumento da Eficiência Operacional

Algumas ferramentas afirmam ser compatíveis com dispositivos móveis, mas geralmente são lentas e pouco confiáveis. A integração de uma plataforma de comunicação interna oferece aos funcionários flexibilidade e a conveniência de acessar as informações da empresa a qualquer hora, em qualquer lugar e em qualquer dispositivo. Ao implementar uma plataforma de comunicação interna, as empresas serão capazes de garantir que os funcionários estejam atualizados com as informações relevantes, tenham os documentos e informações necessários e saibam exatamente quais tarefas têm pela frente. Consequentemente, otimizar os fluxos de trabalho e a colaboração dos funcionários é essencial para o número crescente de funcionários trabalhando externamente. As empresas podem, portanto, melhorar a eficiência e a produtividade de seus funcionários.

3.     Segurança aprimorada

Proteger a propriedade intelectual e as informações comerciais confidenciais é a principal prioridade ao implementar uma plataforma de fluxo de trabalho única que pode ser acessada em vários dispositivos. O desafio é manter a flexibilidade e conveniência da plataforma sem comprometer a segurança. Assim, recursos de segurança como acesso condicional ou ‘permissões’ podem ser implementados na maioria das plataformas de comunicação interna. Isso permite que as empresas gerenciem e determinem quais informações cada usuário ou dispositivo tem acesso.

Embora a implementação de uma plataforma de comunicação interna melhore muito a eficiência e a produtividade de qualquer empresa, lembre-se de que os funcionários podem precisar de treinamento, a plataforma precisará ser mantida e as informações armazenadas com segurança. Por todos os motivos que vimos neste artigo a melhor solução, principalmente para usuários do Microsoft 365, é implementar a sua intranet com o Microsoft Teams. Entre em contato conosco e descubra como nossa solução pode agregar todos os benefícios mencionados neste artigo.

O guia definitivo para intranets em 2024
em Intranet

O guia definitivo para intranets em 2024

Durante décadas, a intranets tentaram informar, conectar e alinhar os funcionários com o que é mais importante na organização. Nos…

por Luiz Antonio Sgargeta
abr 01, 2024
Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar a colaboração e o engajamento
em sua empresa!

#colaboração #teams #sharepoint