Intranet
2 min de leitura

Como ter um portal para os colaboradores em tempos atuais

Por Erick Alves de Moura
Como ter um portal para os colaboradores em tempos atuais
 

Os líderes de RH reconhecem que o fundamental para o desenvolvimento de talentos é o estabelecimento de uma cultura corporativa que envolva os funcionários, desenvolva líderes, incentive a inovação e capacite os funcionários a trabalharem colaborativamente. Portanto, o portal do funcionário moderno é um componente-chave dessa estratégia. 

Historicamente, a intranet da organização representou o portal do funcionário. Entretanto, o desafio da intranet histórica é que ela representa uma comunicação unilateral da organização para o funcionário.

Profissionais de RH ou comunicação geravam conteúdo, trabalhavam com TI para publicar o conteúdo e disponibilizavam informações. Contudo, o problema com essa abordagem era que as intranets frequentemente ficavam obsoletas. Assim, a intranet nunca se tornou um hub digital para a organização. Isso aconteceu tanto para organizações grandes como para pequenas.

Características do portal do funcionário moderno

O portal / intranet moderno do funcionário não é simplesmente uma ferramenta de comunicação unilateral. Na melhor das hipóteses, o portal atua como um hub digital onde os indivíduos “trabalham”. Como resultado, vemos o portal do funcionário moderno possibilitando a produtividade e ajudando a enfatizar a cultura corporativa em três dimensões: colaboração, engajamento e inovação:

  • Colabore  – O portal do funcionário moderno oferece um lugar onde todas as pessoas vão para encontrar informações, encontrar especialistas, fazer perguntas e receber respostas. Ou seja, ao contrário de gerar trabalho duplicado, os indivíduos podem localizar artefatos de projeto ou especialistas individuais.

  • Engajar  – O portal do funcionário moderno oferece uma maneira fácil de o conteúdo ser publicado, sem a necessidade de intervenção de TI. Além disso, o portal permite a comunicação bidirecional, permitindo que os indivíduos não apenas ouçam, mas também participem de conversas. 

  • Inovar  – O portal do funcionário moderno permite que produtos / projetos sejam produzidos de forma mais rápida e barata. Além disso, muitas organizações percebem que as melhores ideias vêm dos trabalhadores da linha de frente e muitas vezes lutam para capacitar esses trabalhadores. Assim, o portal moderno permite inovação rápida e inclui mecanismos para colaborar e interagir.

Abordagens para o portal do funcionário moderno

As organizações normalmente adotam uma das três abordagens gerais para o portal do funcionário moderno: uma abordagem tradicional, uma intranet social ou uma abordagem centrada em aplicativos. 

Cada abordagem tem sua própria beleza e cada abordagem pode certamente ser a favorita de alguém. Contudo, mais importante ainda, cada abordagem contém mecanismos para resolver os desafios de colaboração, engajamento e inovação:

  • Tradicional  – Inclui conteúdo publicado e amplamente mantido por RH / comunicações corporativas. Pronto para uso, os recursos da web 2.0, como publicações, comentários e curtidas permitem um envolvimento bidirecional.
  • Intranet social  – A intranet social traz um nível totalmente novo de engajamento dentro de uma empresa. Alguns equiparam a intranet social a adicionar feeds de atividades semelhantes ao Facebook à intranet tradicional. 
  • Centrado em aplicativos  – As organizações constroem um portfólio de aplicativos de autoatendimento que os funcionários utilizam com base em suas necessidades individuais. Os aplicativos podem incluir reembolso de despesas, base de conehcimento, requisiçãoes de vagas, ideias e etc.

Começando

A implantação de um portal de intranet / funcionário costumava ser uma iniciativa de vários meses, razão pela qual muitas organizações menores ainda não estabeleceram um. A boa notícia é que as abordagens baseadas em nuvem simplificaram muito as etapas de tecnologia e os requisitos de infraestrutura para começar.

Por meio de nossa solução em intranet, podemos oferecer o melhor portal de funcionários aos nossos clientes em questão de semanas, sem um investimento inicial significativo em infraestrutura. Entre em contato e solicite uma demostração.

Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar a colaboração e o engajamento
em sua empresa!

#colaboração #teams #sharepoint