Intranet
3 min de leitura

Práticas recomendadas de gerenciamento do Microsoft Teams

Por Luiz Antonio Sgargeta
Práticas recomendadas de gerenciamento do Microsoft Teams
 

Os canais padrão estão abertos para todos os membros da equipe no Microsoft Teams — todos em sua equipe podem vê-los, participar de conversas, compartilhar arquivos e muito mais.

Se você precisar de um público menor e específico para um determinado assunto, poderá usar um canal privado. Com um canal privado, os membros de uma equipe devem ser adicionados especificamente a ela para participar e ver o conteúdo e o canal para aparecer em sua lista de canais.

Os canais compartilhados são para colaborar com pessoas dentro e fora de sua equipe ou organização. Eu recomendo usar um canal compartilhado para se comunicar e colaborar diretamente com uma equipe ou indivíduo em um canal dedicado porque, ao contrário de um canal privado , com um canal compartilhado, você não precisa convidar funcionários ou convidados para toda a equipe .

Com um canal privado, primeiro você precisa convidar funcionários ou convidados para toda a equipe para que eles tenham acesso a todos os seus canais públicos. Então você pode adicioná-los ao canal privado.

Mas permitir o acesso do usuário a todos os seus canais públicos nem sempre é o ideal. É aí que entra um canal compartilhado para limitar o compartilhamento excessivo. Os canais compartilhados também eliminam a necessidade de criar novas equipes quando você precisa expandir a colaboração em canais existentes para outras pessoas fora da equipe.

Gerenciamento dos canais compartilhados do Microsoft Teams

Os canais compartilhados são ativados por padrão. Você tem a opção de desabilitar o recurso manualmente no centro de administração do Microsoft Teams.

Um canal compartilhado segue o mesmo modelo de provisionamento de um canal privado. Quando você cria um canal compartilhado, um site de equipe do SharePoint também é criado – assim como com um canal privado – e pode ser gerenciado no centro de administração do SharePoint Online.

Uma vez ativado, os proprietários podem criar canais compartilhados e definir as configurações de um canal compartilhado dentro da equipe. Os proprietários podem alterar as permissões dos membros, ativar @menções nas conversas e aprimorar as conversas com recursos divertidos, como emoticons, adesivos, memes e GIFs.

Quando você estiver pronto para começar a usar os canais compartilhados, é uma boa ideia instruir seus funcionários sobre as funções dos proprietários. Os proprietários podem alterar as seguintes configurações de um canal compartilhado:

Práticas recomendadas de governança

Ao implementar a boa governança, você está ajudando a garantir que a infraestrutura de TI de sua organização esteja sendo usada de uma maneira que suporte e atenda a seus objetivos e metas. A governança para canais compartilhados envolve:

  • Políticas do Microsoft Teams
  • Acesso de convidado
  • Ações dos membros
  • Observância

Políticas do Microsoft Teams

Você pode usar políticas no Microsoft Teams para controlar o que os usuários em sua organização podem fazer em equipes e canais. Por exemplo, você pode definir se os usuários têm permissão para criar canais privados ou compartilhados. Dito isso, você deve revisar suas políticas existentes do Microsoft Teams. Os canais compartilhados são ativados automaticamente, mas você pode definir determinadas configurações, como acesso de convidado.

Acesso de convidado

Considere implementar políticas de acesso de convidados para canais compartilhados. Deseja permitir que seus usuários tenham a liberdade de adicionar convidados a canais compartilhados? Permitir que os usuários acessem o que precisam ajuda a aumentar a adoção dos usuários e os capacita a fazer o melhor trabalho possível. Mas, em última análise, cabe a você decidir.

Ações dos membros

É importante revisar quais ações proprietários, membros e convidados podem realizar em um canal compartilhado e defini-las em sua estratégia de governança.

Observância

É importante abordar a conformidade e a privacidade em canais compartilhados, especialmente quando o compartilhamento de arquivos, conversas e acesso externo estão ocorrendo no canal. Se a segurança e a conformidade forem uma grande preocupação para sua organização, a integração dos recursos de conformidade do Microsoft 365 à sua estratégia de governança ajudará você a atender aos requisitos e regulamentos de conformidade. 

Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar a colaboração e o engajamento
em sua empresa!

#colaboração #teams #sharepoint