Intranet
3 min de leitura

Qual é a próxima geração da intranet?

Por Erick Alves de Moura
Qual é a próxima geração da intranet?
 

O mundo ao nosso redor está mudando de muitas maneiras. Do trabalho em casa, ao VR/AR, aos nossos telefones celulares sendo alguns dos computadores mais poderosos do mundo que cabem bem em nossos bolsos. Nossos canais de comunicação, sejam pessoais ou no trabalho, também estão em constante evolução, com o surgimento e o domínio do conteúdo de formato curto (textos, vídeos etc.) como prioridade. A próxima geração da intranet, da mesma forma, se concentrará em fornecer soluções modernas para problemas modernos. 

A Intranet 3.0, a mais nova iteração da intranet, está lentamente chegando ao local de trabalho. E, traz consigo, novos recursos e evoluções para os pré-existentes. Vamos mergulhar em alguns dos temas da Intranet 3.0.

Primeiro, de onde viemos? 

Intranet 1.0 

A Intranet 1.0 era uma solução estática unidirecional, interna, que não era muito mais do que um despejo de documentos. Essas intranets focavam pouco, ou nada, na comunicação, experiência ou eficiência dos funcionários. A capacidade de localização era geralmente muito ruim e, sendo um conceito tão novo sem as melhores práticas, a governança estava faltando e essas intranets eram gerenciadas isoladamente. 

Intranet 2.0 

A Intranet 2.0 apresentava comunicação bidirecional e podia ser adquirida imediatamente. Tinha uma ênfase maior em recursos sociais e, à medida que a tecnologia avançava, tornou-se dinâmica, apresentava automação e tinha um conjunto de melhores práticas que os comunicadores internos podiam seguir. A maioria das intranets atualmente no mercado são das variantes 2.0, quando começamos a nos voltar para a 3.0. 

Então, qual é a próxima geração da intranet?

A Intranet 3.0 se baseia nos pilares da 2.0 e os leva ainda mais longe, para melhor se adequar ao mundo moderno. Nossos especialistas do IntraTeams delinearam três pilares principais da Intranet 3.0 que trarão uma nova maneira de se comunicar e interagir com o local de trabalho digital. 

Mais integrações 

Nesta década, o local de trabalho digital tornou-se cada vez mais onipresente. De finanças, saúde e educação, mais funcionários estão adotando acordos de trabalho remoto e mais funcionários de campo confiam em seus dispositivos móveis para se conectar com seus colegas. A chave para permitir que os trabalhadores se destaquem no local de trabalho digital é ter uma intranet que se integre às suas ferramentas preferidas. 

As integrações permitirão que você simplifique e impulsione a utilização de sua intranet. Algumas integrações que são benéficas para sua força de trabalho incluem: 

  • Uma ferramenta para alcançar funcionários em seus dispositivos e puxá-los para outros canais
  • SSO, para aumentar a segurança
  • Seu construtor de documentos pré-existente (Office365)

Em última análise, não há escassez de tecnologia que pode ser integrada para tornar sua intranet mais benéfica para seus usuários. À medida que entramos na era da próxima geração, é importante pesquisar e analisar quais fornecedores oferecem as melhores integrações para sua organização. 

Personalização 

Discutimos como a intranet moderna precisa fornecer soluções modernas para problemas modernos. Mas no mundo de hoje, nossos problemas são mais individuais do que nunca. Problemas coletivos ainda existem, mas esperamos em grande parte formas personalizadas de resolvê-los. 

A futura intranet abordará esses problemas individuais por ser altamente personalizável, permitindo que os funcionários escolham como desejam interagir com seu local de trabalho digital e comunicações internas. Quando os funcionários podem personalizar a forma como interagem com sua intranet e local de trabalho digital, é mais provável que eles se envolvam com suas comunicações internas. E funcionários mais engajados = funcionários mais produtivos!

Suporte móvel 

Alguns dos computadores mais poderosos já construídos estão em nossos bolsos. Usamos nossos telefones para quase tudo, desde comunicações até receber notícias e rastrear nossos treinos. Os funcionários agora esperam usar seus telefones no trabalho também, e sua organização precisa estar pronta. A próxima geração vive no celular. Seus funcionários desejam acessar todas as informações importantes encontradas em sua intranet diretamente do bolso.

Quer se preparar para a intranet 3.0? Agende uma demonstração com nossa equipe de especialistas e veja como a solução do IntraTeams podem começar a resolver os problemas de amanhã. 

O guia definitivo para intranets em 2024
em Intranet

O guia definitivo para intranets em 2024

Durante décadas, a intranets tentaram informar, conectar e alinhar os funcionários com o que é mais importante na organização. Nos…

por Luiz Antonio Sgargeta
abr 01, 2024
Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar a colaboração e o engajamento
em sua empresa!

#colaboração #teams #sharepoint