Intranet
4 min de leitura

Principais relatórios da Intranet para obter com o Google Analytics

Por Fernando Viana e Sá
Principais relatórios da Intranet para obter com o Google Analytics
 

Sua nova intranet está pronta e a equipe está começando a usá-la. Agora é hora de investigar o que, quando e como eles estão usando isso com a ajuda de um relatório da intranet com o Google Analytics.

Portanto, nesta postagem, revisaremos rapidamente 7 relatórios principais do Google Analytics que fornecerão percepções de alto nível sobre a eficácia da sua intranet. Observação: você precisará ter o Google Analytics configurado e instalado em sua intranet .

O Google Analytics tem centenas de opções de relatórios diferentes, portanto, há muitas para escolher. Vamos nos concentrar em duas áreas principais:

  1. Como os usuários estão acessando
  2. O que os usuários estão acessando

Visão geral

O primeiro relatório a verificar é o relatório visão geral do público – inclui estatísticas úteis, incluindo o número de usuários, o número de sessões e quantas páginas por sessão a equipe normalmente gasta ao visitar a intranet.

Algumas notas sobre a terminologia:

  • Um usuário, refere-se a uma pessoa que acessou a intranet em um dispositivo específico. Se uma pessoa acessa a intranet em dois dispositivos diferentes (por exemplo, seu laptop e seu telefone), o Google Analytics contará isso como dois usuários. 
  • Uma sessão, refere-se à atividade de uma pessoa durante um determinado período de tempo. Se uma pessoa fica inativa por mais de 30 minutos, quando ela interage novamente, é contada como uma nova sessão. Assim, uma pessoa que usa a intranet ao longo do dia normalmente teria várias sessões.

Então, a vantagem desses detalhes é que eles destacam o envolvimento geral de sua intranet. Não se fixe em benchmarks para sua intranet, em vez disso concentre-se em tendências de longo prazo, por exemplo:

  • Há mais funcionários usando a intranet a cada mês?
  • Eles estão visitando mais páginas ou menos a cada visita?
  • Quando eles visitam, eles passam mais tempo ou as visitas estão ficando mais curtas?

Portanto, essas tendências destacarão se a integridade da sua intranet está melhorando ou se precisa de atenção.

O relatório Usuários Ativos incluem detalhes sobre os usuários ativos em sua intranet. Usuários ativos são o número de usuários exclusivos que iniciaram sessões em sua intranet. Se uma pessoa acessa a intranet ao longo do dia em horários diferentes, ela contará como um usuário ativo. Observe que, de acordo com as notas anteriores, se eles acessaram usando dois dispositivos diferentes, eles contarão como dois usuários ativos.

Visão geral móvel

Este relatório destaca o uso móvel de sua intranet. Procure também por problemas, por exemplo, se a equipe está gastando muito menos tempo via celular, isso pode destacar um problema com a facilidade de uso de sua intranet para celular.

Localização

Isso é especialmente interessante para empresas maiores com vários escritórios. Assim, o relatório de localização permite que você identifique quais são os locais mais engajados. Os países também podem ser detalhados e visualizados no nível da cidade.

Todas as páginas

Quais páginas são as mais populares na sua intranet? E isso está mudando a cada mês?
Identificar páginas populares é um indicador útil do pulso da empresa. Por exemplo, quando as atividades sociais são cobertas ou os itens da comunidade, como eventos para arrecadação de fundos, são populares na intranet, eles podem destacar o alto moral da equipe e o interesse nas iniciativas da empresa.

Detalhamento do conteúdo

O relatório de detalhamento do conteúdo é útil para ver como cada seção de sua intranet está funcionando. A maioria das intranets terá uma estrutura que inclui categorias principais (por exemplo, TI, RH, Últimas notícias, etc.). Ou seja, a estrutura de URL de sua intranet permite cada agrupamento destes em relatórios, permitindo que você visualize quais seções são mais populares e quais precisam ser melhoradas.

Este relatório também é útil para identificar seções raramente usadas – para que sejam atualizadas ou mesmo removidas se não forem mais necessárias.

Páginas de destino

As páginas de destino são as páginas pelas quais os funcionários entram na intranet. Embora muitos funcionários acessem a página inicial da intranet, há muitos bons motivos pelos quais as páginas internas podem ser a primeira página que um funcionário acessa: por exemplo, se um e-mail de toda a empresa inclui um link para um anúncio da empresa na intranet.

Os relatórios da página de destino são úteis para indicar as páginas principais nas quais os funcionários estão interessados ​​- e podem ser uma indicação de que devem ser adicionadas à página inicial ou aos itens de navegação principais também.

Páginas de saída

Observar as páginas de saída pode ser útil para identificar áreas problemáticas. Por exemplo, considere um formulário de licença na intranet que, quando preenchido, leva os usuários a uma página de confirmação. Se a página de confirmação for a página de saída, isso provavelmente está saudável. No entanto, se o próprio formulário de licença for a página de saída, isso pode indicar problemas com o formulário que precisam ser resolvidos – uma vez que a equipe não parece ser capaz de prosseguir.

Canais

Como a maioria de sua equipe está acessando sua intranet? Você provavelmente presumiria que a maioria dos acessos seria direto – ou seja, eles digitaram o endereço da intranet ou o definiram como um marcador.

Mas você pode encontrar alguns comportamentos importantes aqui – por exemplo, considere o impacto se você descobrisse que um grande número de funcionários estava vindo por meio do Google?

Existem muitos motivos pelos quais isso pode acontecer, por exemplo:

  • A intranet da empresa é nova e difícil de encontrar
  • A equipe está em um novo dispositivo e não tem um link / marcador para a intranet
  • Eles esqueceram a URL da intranet
  • As pessoas instintivamente apenas inserem os termos de pesquisa na barra de endereço do navegador

 É por isso que você verá resultados de pesquisa do Google como este se tornando mais comuns:

Ver uma grande fonte orgânica de tráfego para sua intranet é um sinal de que é mais fácil simplesmente deixar o Google localizar a intranet para a equipe. E com isso ter a home page da intranet aparecendo no Google está se tornando mais comum para as empresas, por conta desse benefício. 

Canais comuns para sua intranet incluirão:

  • Direto
  • E-mail
  • Google
  • Referência (por exemplo, de outros sites de propriedade da empresa)

As empresas estão cada vez mais vendo o acesso vir por meio de aplicativos, programas de mensagens e outras ferramentas de colaboração, por exemplo, se você usar uma ferramenta como o Teams para mensagens da empresa e a equipe adicionar links para páginas da intranet a partir daí, dentro do Google Analytics, eles geralmente serão agrupados como parte do Canal direto.

Conclusão

Agora que você sabe como extrair os melhores realtórios do Google Analitycs, entre em contato conosco e descubra como nossa solução, aliada ao Microsoft SharePoint e o Microsoft Teams, pode agregar todos os benefícios mencionados neste artigo e muito mais.

Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar a colaboração e o engajamento
em sua empresa!

#colaboração #teams #sharepoint