Intranet
2 min de leitura

SharePoint e Teams: colaboração em outro nível

Por Erick Alves de Moura
SharePoint e Teams: colaboração em outro nível
 

O Microsoft 365 fornece recursos de colaboração extremamente capazes no SharePoint e no Teams. Neste blog, vamos explorar os dois, colocá-los um contra o outro e avaliar a melhor forma de usá-los para obter maior produtividade em sua organização.

A colaboração é um dos temas-chave nos negócios modernos. Para que sua empresa seja realmente bem-sucedida, suas equipes precisam ser capazes de trabalhar juntas. A colaboração abrange mais de uma forma de trabalhar. Isso inclui comunicação via chat e videochamada, compartilhamento simplificado de arquivos e uso de documentos em nuvem sincronizados.

Para que é usado o SharePoint?

O SharePoint é o aplicativo da Microsoft para armazenar, compartilhar e gerenciar arquivos e documentos na nuvem. Ele permite que as equipes colaborem na criação de documentos, fornecendo uma plataforma segura com permissões definidas e a capacidade de criar arquivos com propriedade espalhada.

Para que serve o Teams?

O Teams tem tudo a ver com comunicação. Ele combina mensagens instantâneas com videochamadas, agendamento de reuniões e compartilhamento de arquivos para permitir uma experiência de colaboração perfeita. O recurso de equipes do Teams (um pouco confuso, sabemos) é extremamente útil para reunir funcionários com base em seus departamentos e em quais projetos estão trabalhando juntos.

SharePoint vs Teams – o que é melhor?

Então, qual é melhor? A resposta: nenhum. Se estiver trabalhando em arquivos com um colega, você usaria o SharePoint para criar documentos compartilhados e salvá-los em sites do SharePoint. Você poderá decidir sobre as configurações de privacidade e manter as coisas seguras enquanto compartilha arquivos livremente com seus colaboradores de qualquer lugar com conexão à Internet.

Se você precisava discutir a estratégia com mais detalhes com um colega híbrido ou trazer um colaborador externo, o Teams é a melhor escolha. Você pode enviar uma mensagem privada a um colega para avaliar sua disponibilidade, agendar uma videochamada e iniciar a discussão. Você também pode adicionar documentos ou pontos de ação da reunião ao canal de bate-papo instantâneo da reunião.

Mas essas duas aplicações não existem em contradição uma com a outra. Muito pelo contrário. Eles foram criados para se integrarem entre si e melhorarem a experiência geral de colaboração do Microsoft 365.

Mantendo sua colaboração em ordem

A capacidade de compartilhar arquivos com mais facilidade facilita o trabalho de todos. Mas também significa mais arquivos em mais lugares. Isso pode ter efeitos colaterais indesejados, como expansão de nuvens, duplicação de arquivos e desorganização.

A melhor maneira de se manter atualizado sobre esse problema é com uma estratégia abrangente de governança do SharePoint. A governança correta cria um ambiente SharePoint mais seguro, fácil de usar e mais eficaz, tornando a colaboração sem complicações.

Eu recomendo a leitura do seguinte white paper: Visibilidade completa no Microsoft 365 . Este whitepaper fornece uma estrutura baseada em práticas recomendadas para ajudá-lo a compilar uma estratégia de governança moderna para entender o SharePoint, o Teams e as tecnologias M365 mais amplas em sua configuração de nuvem da Microsoft.

O guia definitivo para intranets em 2024
em Intranet

O guia definitivo para intranets em 2024

Durante décadas, a intranets tentaram informar, conectar e alinhar os funcionários com o que é mais importante na organização. Nos…

por Luiz Antonio Sgargeta
abr 01, 2024
Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar a colaboração e o engajamento
em sua empresa!

#colaboração #teams #sharepoint