O guia definitivo para intranets em 2024
Durante décadas, a intranets tentaram informar, conectar e alinhar os funcionários com o que é mais importante na organização. Nos…
O Microsoft 365 e o SharePoint se tornaram uma espécie de padrão do setor em ferramentas de produtividade e colaboração, mas uma intranet do SharePoint é suficiente para comunicadores internos da empresa? E o que o último lançamento da Microsoft, Viva, traz para a mesa? O SharePoint ou o Viva podem servir como plataforma de comunicação interna da sua empresa?
Ao longo da ruptura de 2020, ficou claro que as empresas que mais investiram em tecnologia ágil responderam melhor à crise. Agora, conforme emergimos da crise para a recuperação, garantir que os funcionários estejam conectados, engajados e alinhados, não importa onde estejam trabalhando, será a nova prioridade. Investimentos em tecnologia e estratégia ágil serão novamente essenciais para navegar por isso.
Com a intranet moderna posicionada para resolver alguns dos desafios mais urgentes enfrentados pelas empresas de hoje, os comunicadores internos e as equipes de TI se perguntarão se o investimento existente na intranet está pronto para o desafio que temos pela frente.
Resolver isso exigirá uma compreensão da evolução do mercado de intranet combinada com clareza sobre as necessidades de mudança da força de trabalho moderna.
Como o SharePoint e o Viva se comparam à nova geração de plataformas de experiência do funcionário? Vamos descobrir.
Tradicionalmente, o SharePoint tem sido uma solução mais popular entre os departamentos de TI do que as comunicações internas. Isso geralmente nasce da conveniência de consolidar investimentos com a Microsoft e de unificar dados em aplicativos baseados no Azure AD. Os comunicadores internos ficam com funcionalidade restrita para essa conveniência de TI. Levando a impasses entre os departamentos onde a TI detém as chaves – mas ao custo de uma experiência digital mais envolvente do funcionário.
Com o passar dos anos, o SharePoint foi adaptado repetidamente para tentar preencher a função em evolução de que os comunicadores internos precisavam. Nesse ínterim, plataformas independentes, construídas desde o início para servir como um hub de comunicações dedicado, entraram no mercado.
A mais nova adição da Microsoft ao local de trabalho digital, o Viva, basicamente traz alguns novos recursos e uma atualização para o Teams que adiciona uma nova guia ao menu de navegação, levando os usuários a um SharePoint Home Site de dentro do ambiente Teams. Ou seja, é a próxima etapa na estratégia digital geral da Microsoft para alinhar o SharePoint, Teams, Yammer e Stream em canais construídos na estrutura do SharePoint.
Então, com o Viva, a Microsoft introduziu quatro recursos principais: Conexões, Tópicos, Insights e Aprendizado.
Por fim, decidir se o SharePoint, Viva ou uma solução pronta para uso é o melhor para as comunicações internas de sua empresa dependerá inteiramente do tamanho e da complexidade de sua força de trabalho. Ou seja, para as organizações com demandas de intranet mais complexas que envolvem vários locais e divisões, as soluções prontas para uso oferecem um conjunto de recursos mais robusto e dedicado para lidar com essas demandas.
Caso tenha gostado de nosso artigo, siga nosso blog e acompanhe nossas postagens!
Durante décadas, a intranets tentaram informar, conectar e alinhar os funcionários com o que é mais importante na organização. Nos…
Desde a pandemia da Covid-19, os empregadores navegaram por uma série estonteante de tendências no local de trabalho: Colaboração remota.…
Após o que muitos descreveram como a ascensão meteórica de uma função historicamente subvalorizada, estará a era de ouro da…