Intranet
2 min de leitura

Razões pelas quais o SharePoint é sua melhor opção para uma intranet

Por Erick Alves de Moura
Razões pelas quais o SharePoint é sua melhor opção para uma intranet
 

Muitas vezes somos questionados qual é a melhor opção de tecnologia de base para uma intranet. Sem muita hesitação, respondemos Microsoft SharePoint. Ele oferece a opção mais flexível para uma intranet e o maior valor, especialmente se você estiver usando outras ferramentas da Microsoft, como Yammer ou Teams, que podem ser integradas. Se você utiliza o Microsoft 365, uma intranet do SharePoint é bastante óbvia, pois a licença está incluída.

O SharePoint é a escolha mais popular

SharePoint é a tecnologia de base mais popular do mundo para intranets. Isso se reflete repetidamente em várias pesquisas de local de trabalho digital e intranet. Embora esse não seja um motivo para optar por ele em si, ele oferece alguma confiança pois as organizações estão usando o SharePoint com êxito.

Integração do Microsoft 365 com o SharePoint

Um grande atrativo é a capacidade de integração com outras ferramentas da Microsoft, cada vez mais sem a ajuda dos desenvolvedores. Também existem oportunidades empolgantes para tecer melhorias de processos (usando o Power Automate, por exemplo) e relatórios (Power BI) em sua intranet também. Também funciona de outra maneira, para que você possa integrar a experiência da intranet, por exemplo, em equipes.

Ter um relacionamento próximo entre sua intranet e seu pacote de ferramentas 365 permite que você crie uma ótima experiência de local de trabalho digital, enquanto também usa sua intranet.

Flexível, escalável, personalizável

Um dos recursos mais poderosos da plataforma é sua flexibilidade e escalabilidade. É usado para intranets por empresas com 100 funcionários e 100.000 funcionários e oferece suporte a uma variedade de recursos, incluindo comunicação interna, serviços de conteúdo, colaboração, pesquisa e localização e muito mais. Flexibilidade e escalabilidade surgem à medida que as organizações se reestruturam e as prioridades estratégicas mudam com o tempo. Muitas funções de TI querem evitar a personalização, se possível, mas continua sendo uma opção para casos de uso específicos.

Integrando a colaboração na intranet

Tradicionalmente, ele sempre foi uma plataforma de colaboração forte, principalmente por meio de sites de equipe. Embora talvez o Microsoft Teams tenha assumido a coroa como a principal ferramenta de colaboração, uma intranet do SharePoint ainda pode trazer a colaboração para uma experiência da intranet e do fluxo diário de trabalho. Os sites de equipe ainda estão disponíveis, mas a fácil integração do Teams e do Yammer significa que a colaboração continua a fazer parte de uma intranet do SharePoint.

Compartilhamento e gerenciamento de documentos

A distribuição de informações, colaboração, ativos de conhecimento e saída do projeto de muitas organizações permanecem resolutamente centrados em documentos. Embora isso talvez nem sempre seja ideal, é um fato. Os recursos de biblioteca de documentos são robustos, portanto, são uma parte valiosa do SharePoint, permitindo o compartilhamento e distribuição de documentos, gerenciamento de conhecimento, colaboração e muito mais.

A Microsoft continua investindo no SharePoint

Nos últimos anos, a Microsoft tem investido muito ativamente no SharePoint com o desenvolvimento de experiências modernas e muito mais. Isso está definido para continuar. O roteiro para o SharePoint parece muito saudável e continuamos vendo novos anúncios. Mais recentemente, ouvimos sobre o Viva entrando em cena. Você pode ter certeza de que investir no SharePoint significa uma intranet preparada para o futuro podendo evoluir e melhorar com recursos e capacidades extras.

Entrar em contato

Se você está pensando em criar uma nova intranet do SharePoint ou do SharePoint Online, deseja retornar ao SharePoint ou precisa de algum conselho nesta área, entre em contato! Adoraríamos ouvir de você.

O guia definitivo para intranets em 2024
em Intranet

O guia definitivo para intranets em 2024

Durante décadas, a intranets tentaram informar, conectar e alinhar os funcionários com o que é mais importante na organização. Nos…

por Luiz Antonio Sgargeta
abr 01, 2024
Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar a colaboração e o engajamento
em sua empresa!

#colaboração #teams #sharepoint