Intranet
2 min de leitura

Tecnologia de colaboração: por que você precisa dela?

Por Fernando Viana e Sá
Tecnologia de colaboração: por que você precisa dela?
 

O escritório de hoje não é o que costumava ser. O escritório de hoje às vezes nem existe. O início da década de 2020 acelerou amplamente as tendências existentes de tecnologia de colaboração em direção ao trabalho remoto e híbrido, operações em vários estados e redefinindo o escritório como um espaço nebuloso.

O que é Tecnologia de Colaboração?

A tecnologia de colaboração é um software projetado para melhorar a comunicação da equipe e a colaboração entre as pessoas. Também é chamado de software colaborativo ou groupware.

Como a tecnologia de colaboração apoia seu negócio?

Então, por que sua empresa precisa de um software de colaboração virtual? Existem várias razões pelas quais as tecnologias de colaboração ajudam sua empresa a prosperar:

Atração e retenção de talentos

No futuro, muitos funcionários em potencial continuarão a considerar a disponibilidade de trabalho híbrido e remoto ao selecionar um novo empregador. As empresas terão cada vez mais dificuldade em obter os melhores talentos se insistirem em cinco dias em um escritório, especialmente se sua sede estiver em uma cidade com alto custo de vida.

Agilidade Aprimorada

Reuniões virtuais significam que nem todos precisam estar no escritório, e os gerentes podem agendar compromissos com base no melhor dia e horário para todos.

Segurança aprimorada

Um ambiente colaborativo bem projetado reduz os riscos de segurança inerentes ao trabalho remoto. As comunicações podem ser criptografadas e o uso da VPN torna-se mais fácil de aplicar.

Integração simplificada

Informações centralizadas, acesso fácil a supervisores e mentores e a capacidade de muitas ferramentas de executar os funcionários por meio de listas de verificação podem ajudar a simplificar o processo de integração. Uma ferramenta de colaboração online também pode ajudar na integração de novos funcionários com mais eficiência .

Quais ferramentas estão disponíveis?

Um dos maiores obstáculos para as empresas que implementam um ambiente de trabalho colaborativo é a grande variedade de ferramentas disponíveis. Algumas ferramentas têm o mesmo propósito. As diferenças podem ser pequenas, mas potencialmente cruciais para o seu caso de uso específico.

A Microsoft oferece algumas das melhores ferramentas de colaboração remota disponíveis, portanto, seu ecossistema é uma boa escolha, especialmente porque você quase certamente já está usando seus produtos. Isso reduz a curva de aprendizado do funcionário e fornece uma interface de usuário consistente que pode aumentar a produtividade.

Microsoft Teams

Você está errado se acha que o Microsoft Teams é apenas um software de videoconferência. A videoconferência segura é uma grande parte da plataforma do Teams, integrada às funções de bate-papo e chamada de voz.

No entanto, o Teams também oferece recursos para compartilhar documentos e arquivos com facilidade. Além disso, todos os dados são criptografados em repouso e em trânsito. Você pode anexar documentos no chat, ligar da mesma janela ou agendar uma reunião sem sair.

Você pode criar documentos do Word, Excel e PowerPoint na interface do Teams. Eles podem ser compartilhados imediatamente e se tornarão documentos colaborativos. Isso elimina a maioria dos problemas de “versão” em que alguém acidentalmente apaga seu trabalho porque puxou uma versão de arquivo mais antiga.

As equipes vêm com um aplicativo móvel que você pode usar em qualquer lugar, inclusive em viagens.

Tecnologia de Colaboração, a nova Transformação Digital

No momento, no entanto, as ferramentas de colaboração que já temos são vitais para a produtividade dos funcionários. À medida que o trabalho se torna cada vez mais remoto e distribuído, à medida que as reuniões passam por espaços virtuais e híbridos, ter um ambiente de trabalho colaborativo adequado passa de um luxo a uma necessidade.

Se você precisar de ferramentas de colaboração online aprimoradas, entre em contato hoje mesmo. 

Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar a colaboração e o engajamento
em sua empresa!

#colaboração #teams #sharepoint