Intranet
3 min de leitura

Tendências importantes de comunicação interna para 2022

Por Fernando Viana e Sá
Tendências importantes de comunicação interna para 2022
 

Os CEOs estão prontos para se tornarem os comunicadores mais importantes? E quão importante é para os comunicadores adotar uma abordagem multicanal? Então, vamos dar uma olhada nessas e outras tendências para comunicação interna em 2022.

Portanto, temos pensado no que será particularmente importante nas comunicações internas em 2022 para atender a essas altas demandas. Assim, compilamos as quatro tendências de comunicação interna mais interessantes aqui:

1. Os CEOs estão priorizando a comunicação e assumindo um papel de liderança em sua prática

O papel das comunicações tornou-se materialmente mais importante para os CEOs, membros do conselho e o C-Suite. Portanto, é hora de também envolver mais esses executivos nas comunicações.

Os argumentos contra isso geralmente incluem a falta de tempo e a personalidade dos CEOs. Os CEOs já estão tendo que se tornar ainda mais presentes para comunicar os objetivos, motivos e circunstâncias da mudança necessária de forma transparente.

Então, como comunicador interno, o que você pode fazer para que isso aconteça?

Escolha os tópicos de foco para a comunicação do CEO que estejam alinhados com a estratégia corporativa.

Contudo, mantenha a personalidade do CEO em mente com todos os formatos e ideias. Para alguns, sessões abertas de perguntas e respostas são o caminho a percorrer; para outros, são grupos de discussão menores.

A comunicação do CEO deve ser pessoal e, às vezes, até um pouco emocional – os funcionários querem ver o lado humano de seus CEOs.

2. A comunicação está se tornando mais imediata – e mais pessoal – do que nunca

Seja você um fã do TikTok ou não, o aplicativo mudou a forma como o conteúdo é criado e as histórias são contadas, especialmente para as gerações mais jovens.

O fato é que um vídeo curto que pode explicar um tópico de forma criativa e abrangente agora é mais atraente para muitos do que um texto longo. Pois, o clássico artigo de notícias na intranet acompanhado por uma imagem estática quase parece antiquado.

Experimente formatos e envolva seus funcionários

O que as comunicações internas podem aprender com isso?

Claro, os vídeos no estilo TikTok não são adequados para todos os tópicos. No entanto, em certas campanhas e também para assuntos estratégicos importantes, captar a atenção dos funcionários de uma forma nova e não convencional pode ser muito benéfico. Em última análise, o seu objetivo é fazer com que a sua mensagem seja transmitida e compreendida pelo maior número de pessoas possível.

Então, é por isso que a lição dessa tendência é: Experimente novos formatos!

3. A comunicação interna está se movendo em direção a uma abordagem multicanal e alcançando os funcionários onde eles estão

Tentar alcançar cada um de seus funcionários em um único canal nunca funcionou no passado. Então, por que essa deveria ser sua estratégia para o futuro? As tendências da comunicação interna estão claramente se movendo em direção ao encontro dos funcionários onde eles estão. Não o contrário.

A tendência para intranets multicanais fornece aos comunicadores um lugar para agrupar todas as suas comunicações: planejá-las, gerenciá-las e enviá-las a diferentes grupos-alvo nos canais onde provavelmente serão vistos. Essa prática também permite que os profissionais de CI avaliem o sucesso de seus esforços de comunicação em um único lugar.

De todas as tendências atuais de comunicação interna, uma intranet multicanal está no topo da lista ou está próxima dela.

Tendências de comunicação interna tornam o investimento em tecnologia uma prioridade para 2022

4. O e-mail ainda é um canal estratégico importante

Muitos previram com segurança o fim da comunicação por e-mail. O fato é que a caixa de entrada do e-mail ainda é um lugar onde os funcionários passam muito tempo. O nosso lema é encontrar os colaboradores onde eles estão (ver abordagem multicanal), o que significa que o e-mail é e continua a ser um importante canal de comunicação. Então, vamos usá-lo corretamente.

2 casos de uso essenciais para comunicação por e-mail em CI:

  • Comunicação por e-mail para informações importantes e urgentes, como atualizações de segurança demoradas ou comunicação detalhada de crises.
  • Comunicação por e-mail para grupos-alvo específicos (executivos, equipe de vendas, etc.), em forma de boletim informativo e enviada de acordo com a situação ou mesmo regularmente.

Conclusão

Portanto, para o ano de 2022, tome uma resolução para definir sua estratégia de comunicação e as metas para suas comunicações internas e, definitivamente, mantenha a autenticidade em mente.

Entre em contato conosco e veja como o Intra, nossa solução em intranet aliada ai Microsoft Teams, pode ajudar seu time de comunicação interna a atingir os objetivos que discutimos acima.

O guia definitivo para intranets em 2024
em Intranet

O guia definitivo para intranets em 2024

Durante décadas, a intranets tentaram informar, conectar e alinhar os funcionários com o que é mais importante na organização. Nos…

por Luiz Antonio Sgargeta
abr 01, 2024
Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar a colaboração e o engajamento
em sua empresa!

#colaboração #teams #sharepoint