Intranet
4 min de leitura

Tendências de comunicação interna para 2024

Por Erick Alves de Moura
Tendências de comunicação interna para 2024
 

Após o que muitos descreveram como a ascensão meteórica de uma função historicamente subvalorizada, estará a era de ouro da comunicação interna a chegar ao fim? 2024 poderá ser o ano em que os jogadores inteligentes avançarão, enquanto outros correm o risco de cair na hierarquia. Descubra no que os CIs experientes se concentrarão no próximo ano para manter seu lugar à mesa e deixar uma marca em suas organizações que não pode ser negligenciada.

Trending topics

Estamos chegando a uma encruzilhada e o futuro da função poderá ser decidido pelos movimentos realizados nos próximos doze meses. A boa notícia é que há de tudo para jogar. O envolvimento dos funcionários continua a ser um desafio central e as comunicações internas permanecem no centro da solução.

Veja todas as últimas tendências, além de tendências de anos anteriores, tudo em um só lugar. Todos os anos trazem novos desafios, bem como novas oportunidades para recalibrar agendas. Para ajudá-lo em sua busca, aqui estão as tendências de comunicação interna apoiadas por especialistas; passado, presente e futuro!

1. Construindo engajamento

Este ano, esperamos ver comunicadores internos experientes reconhecendo esta oportunidade e concentrando mais esforços em equipar os gestores com informações e recursos para serem eficazes.

Tal como acontece com todos os esforços bem formulados de envolvimento dos funcionários, o ponto de partida será ouvir. Descubra de que suporte seus gerentes precisam e, em seguida, comece a trabalhar em como você o atende.

As empresas que realmente compreendem o valor dos gestores envolvidos investirão na criação de centros de gestores, onde os recursos, os ciclos de feedback e os mecanismos de troca de conhecimento sejam centralizados.

2. Descomprometimento de engajamento

2024 será o ano em que os CIs reconhecerão que não são os ativamente descomprometidos que deveriam traçar estratégias para converter, mas sim os desistentes silenciosos que ficam em cima do muro entre os engajados e os descomprometidos.

Mais uma vez, as equipes de IC se apoiarão em práticas de escuta bem estabelecidas para obter uma compreensão diferenciada do que exatamente está impedindo esses desistentes silenciosos de usarem as grandes armas para trabalhar.

Munidos desses insights e de uma atitude infalível, veremos equipes de comunicação interna ativando campanhas focadas, projetadas para conectar funcionários ambivalentes com o conteúdo que os fará se importar. Provavelmente já existe, é apenas uma questão de fazer um trabalho extra para levá-lo até eles.

Em vez de desperdiçar seu orçamento limitado de campanha, é hora de concentrar esforços nas questões-chave que atrairão aqueles que estão na vanguarda do engajamento.

3. Relembrando o filho esquecido da RSE

Não só os funcionários procuram cada vez mais trabalhar em empresas que partilham e expõem os seus valores, mas os clientes também preferem comprar a empresas que demonstram uma forte ética.

Esperamos ver os ICs aproveitando esta oportunidade perdida em 2024, enquanto lutam para conquistar corações e mentes e causar um impacto positivo no mundo além do local de trabalho.

Aqui, as equipes de comunicação interna têm a oportunidade de ir além do engajamento, usando sua esfera de influência para impactar áreas como atração de talentos. Ao reunir os funcionários em torno do mandato ESG e amplificar as mensagens estratégicas, a IC pode tornar-se o defensor ESG que o negócio necessita.

4. De recebedores de pedidos a curadores de confiança… ou recuar na hierarquia?

Os dias em que as comunicações internas executavam cegamente os caprichos de cada departamento acabaram. Os comunicadores internos de hoje são pensadores estratégicos que desafiam o status quo questionando o valor das perguntas que recebem com tanta regularidade. Ou são eles?

Ouvimos dizer que a comunicação interna está se aproximando rapidamente de uma encruzilhada. O ímpeto estimulado pela pandemia está a diminuir e, durante o próximo ano, começaremos a ver surgir uma divisão. Os intervenientes inteligentes podem dar um salto em frente e aqueles que não correm o risco de voltar ao papel de glorificados tomadores de ordens.

Para algumas equipas de IC, isto manifestar-se-á através da adoção de uma mentalidade editorial que combina uma compreensão profunda do sentimento dos funcionários e dos objetivos organizacionais com know-how de narrativa e processos de sala de imprensa que se concentram na qualidade em detrimento da quantidade.

5. A IA não criou isso

Estamos vendo o poder da IA ​​generativa trazido para o contexto de casos de uso específicos de IC, tornando-a altamente utilizável, eficaz e, principalmente, mais prevalente em todo o conteúdo organizacional.

Os principais recursos de IA a serem observados e que começarão a resolver alguns dos principais desafios de comunicação interna são:

  • Assistentes de publicação com IA: o companheiro de comunicação que oferece suporte à otimização e geração de conteúdo, sintonizado com diferentes públicos e canais
  • Resumos de IA: dando aos funcionários com pouco tempo acesso a visões gerais rápidas do conteúdo
  • Pesquisa aprimorada por IA: deixe a IA filtrar o conteúdo para obter insights rápidos que proporcionam aos funcionários acesso mais rápido ao conhecimento compartilhado

As equipes de comunicação interna precisarão definir claramente onde irão ou não confiar na IA generativa. Isso será diferente para cada comunicador – trata-se de descobrir onde a IA agrega valor e onde você agrega valor.

O ano do comunicador interno

Resolver o desafio do envolvimento dos funcionários não é responsabilidade de um departamento, mas a IC pode simplesmente ter que assumir a liderança. As decisões que você tomar em 2024 poderão preparar o caminho para a próxima geração de comunicadores internos, então seja ousado, seja corajoso e seja a mudança que seu local de trabalho precisa.

Entre em contato ainda hoje e veja com o IntraTeams nossa solução em Intranet aliada ao Microsoft Teams pode ajudar a sua empresa.

O guia definitivo para intranets em 2024
em Intranet

O guia definitivo para intranets em 2024

Durante décadas, a intranets tentaram informar, conectar e alinhar os funcionários com o que é mais importante na organização. Nos…

por Luiz Antonio Sgargeta
abr 01, 2024
Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar a colaboração e o engajamento
em sua empresa!

#colaboração #teams #sharepoint