Intranet
3 min de leitura

Tendências no local de trabalho que definirão 2024

Por Fernando Viana e Sá
Tendências no local de trabalho que definirão 2024
 

Desde a pandemia da Covid-19, os empregadores navegaram por uma série estonteante de tendências no local de trabalho: Colaboração remota. Mandatos de volta ao escritório. Desistir tranquilamente. Corte silencioso. Contratação tranquila . Embora os chavões que dominarão as conversas relacionadas ao trabalho e os feeds do TikTok em 2024 ainda não tenham sido inventados, muitas organizações líderes estão se adiantando ao introduzir mudanças eficazes que atendam às crescentes demandas dos funcionários.

Aqui estão as tendências de sucesso e que esperamos ver mais em 2024.

1. Concentre-se na construção de habilidades

Depois de muitos anos em que a remuneração foi o principal motor para atrair talentos, especialmente na indústria tecnológica, os trabalhadores colocam agora igual ênfase no desenvolvimento da carreira. Isso não é exclusivo do mundo da tecnologia. A maioria dos trabalhadores dizem que é importante que os potenciais empregadores ofereçam oportunidades de desenvolvimento de competências.

Quando os trabalhadores estão satisfeitos com os esforços de desenvolvimento de competências dos seus empregadores, é mais provável que produzam um trabalho de alto calibre. Por conseguinte, os líderes reconhecem que os programas tradicionais com opções limitadas e previsíveis já não serão suficientes. Em 2024, as organizações líderes oferecerão programas inovadores de desenvolvimento de competências que proporcionarão aos funcionários opções abundantes, autonomia para explorar os seus interesses e reconhecimento pelas suas realizações.

2. Ofereça flexibilidade equitativa

Os funcionários desejam flexibilidade. Quando conseguem, estão em melhor posição para retribuir. Por exemplo, quando as pessoas estão satisfeitas com o seu empregador, é mais provável que indiquem outros como potenciais contratações. Embora o aumento do trabalho remoto tenha tornado a experiência dos funcionários mais flexível do que nunca, muitas vezes apenas algumas equipes podem trabalhar remotamente, enquanto outras trabalham em turnos específicos no local. Embora a flexibilidade em torno de como, onde e quando as pessoas realizam o seu trabalho possa variar consoante a função ou a posição, estas diferenças podem gerar ressentimentos, e os líderes estão a notar.

Os líderes podem dar prioridade à flexibilidade equitativa em 2024, encontrando formas de dar a todos os trabalhadores maior influência sobre o que fazem, bem como sobre como, quando e onde o fazem. Mesmo pequenas medidas – como facilitar a saída dos trabalhadores para consultas médicas ou permitir-lhes experimentar novas formas de realizar tarefas – podem aumentar o envolvimento, a satisfação e a sensação de um ambiente de trabalho flexível.

4. Recompense a resiliência ágil

As organizações tendem a valorizar a resiliência, a capacidade de resistir ao estresse e se recuperar das adversidades. Mas nos ambientes de trabalho altamente dinâmicos de hoje, a resiliência por si só é insuficiente. Ao longo deste ano e além, começaremos a ver os líderes adotarem o que chamamos de “resiliência ágil”. Em vez de simplesmente reagir à mudança, os agilmente resilientes perseguem-na proativamente e trabalham para fazer pivôs ágeis.

Isso exigirá uma grande mudança de mentalidade em todos os níveis de uma organização. Os funcionários e a liderança devem ver os desafios como oportunidades recém-descobertas para inovar. Esta mudança cultural não é fácil, mas as organizações podem começar a promovê-la através da introdução de políticas e programas que incentivem comportamentos como a colaboração e o pensamento interdisciplinar. É assim que a resiliência ágil prospera, o que também permite que as empresas priorizem o bem-estar e a segurança psicológica dos funcionários.

5. Mude o gerenciamento de mudanças

Quando as organizações empreendem processos de gestão de mudanças, os líderes seniores normalmente desenham uma estratégia de transformação e criam roteiros de implementação detalhados. Geralmente seguem-se memorandos abundantes, orientando os gestores a executarem os planos – que podem não compreender ou apoiar – e persuadir os trabalhadores a aderirem. Esta abordagem de cima para baixo perdeu a sua relevância. É pouco provável que as mudanças organizacionais que não incorporem as contribuições dos funcionários e dos gestores obtenham o seu apoio – tornando impossível uma mudança duradoura.

Em 2024, veremos mais organizações experimentarem uma abordagem centrada nas pessoas para a gestão da mudança. Os gestores estarão envolvidos na definição dos planos desde o início e receberão amplos recursos para ajudar o seu pessoal a enfrentar a disrupção. Os funcionários terão voz no processo por meio de pesquisas, grupos focais, reuniões municipais ou conversas individuais. E independentemente do resultado, eles receberão o treinamento e o suporte necessários para evoluir junto com a organização.

2024 é o ano para investir nas pessoas

Mesmo que a tecnologia e as tendências repletas de palavras da moda pareçam remodelar os locais de trabalho e indústrias inteiras, as organizações são tão fortes quanto os seus colaboradores. Ao longo do ano, os principais líderes farão investimentos estratégicos que priorizam o alto desempenho, incentivando e celebrando as suas pessoas e o seu progresso. Com a abordagem certa para experiências equitativas, flexibilidade, desenvolvimento de competências e mudança, as organizações podem elevar o seu desempenho e os seres humanos que as impulsionam.

Entre em contato ainda hoje e veja com o IntraTeams nossa solução em Intranet aliada ao Microsoft Teams pode ajudar a sua empresa.

O guia definitivo para intranets em 2024
em Intranet

O guia definitivo para intranets em 2024

Durante décadas, a intranets tentaram informar, conectar e alinhar os funcionários com o que é mais importante na organização. Nos…

por Luiz Antonio Sgargeta
abr 01, 2024
Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar a colaboração e o engajamento
em sua empresa!

#colaboração #teams #sharepoint